Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18435
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Silvana Pereira-
dc.date.accessioned2020-11-13T23:11:31Z-
dc.date.available2020-11-13-
dc.date.available2020-11-13T23:11:31Z-
dc.date.issued2020-02-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18435-
dc.description.abstractConceição Evaristo's poetry has an identity forged as a woman and black. His text is built from the problematization of the stigma of ethnic-racial and gender segregation, echoing the voices of women and building a black-Brazilian female identity that reveals a trajectory of black woman's invisibility. From this perspective, literature goes beyond the condition of the art of words and puts itself at the service of the desires of a large portion of the population that has little representation in society, and, especially, in academic circles. In view of literary literacy (COSSON, 2014) and the social and aesthetic functions of literature, thought from Candido (1999), as well as the work with poetry in the classroom (PINHEIRO, 2018) and the approach on gender category in the light of intersectionality (BUTLER, 2003), this work proposes that, through the texts of Conceição Evaristo, students from the ninth grade of a public school in the city of João Pessoa, maintained by the state, can also build a new story , which makes it possible to understand the categories of gender and ethnic-racial. The work is constituted, in methodological terms, as an action of research. The interventionist proposal will happen through the readings of the poems: “I-woman”, “For the girl” and “Voices-women” so that, after the literary interpretation, we prioritize the identity marginalization of the black woman, as an element of dialogue, with in order to deconstruct a stereotype produced by a white and elite society. There will be workshops for reading documentary screenings and listening to music that will serve as discussion and guide for the production of poems, which will have performance presentations. The workshops will be planned based on the proposal of the basic sequence of Cosson (2014). In terms of theoretical foundation, we will still have Duarte (2010), Pinheiro (2018) and others who are interested in this work as support.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2020-11-13T23:11:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Silvana Pereira Melo_Dissertação.pdf: 2472821 bytes, checksum: 5e8b376c5cc3f87792bd5b957b8cb3a8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-11-13T23:11:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Silvana Pereira Melo_Dissertação.pdf: 2472821 bytes, checksum: 5e8b376c5cc3f87792bd5b957b8cb3a8 (MD5) Previous issue date: 2020-02-21en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLetramento Literáriopt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectConceição Evaristopt_BR
dc.subjectInterseccionalidadept_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectPoetrypt_BR
dc.subjectConceição Evaristopt_BR
dc.subjectIntersectionalitypt_BR
dc.titleA interseccionalidade na poesia de Conceição Evaristo: uma proposta para o ensino fundamental – anos finaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Marques, Moama Lorena de Lacerda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8240431568301681pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1741893093065189pt_BR
dc.description.resumoA poesia de Conceição Evaristo possui uma identidade forjada na condição de mulher e negra. Seu texto se constrói a partir da problematização do estigma da segregação étnico-racial e de gênero, ecoando as vozes de mulheres e construindo uma identidade feminina negro-brasileira que descortina uma trajetória de invisibilidade da mulher negra. Nessa perspectiva, a literatura ultrapassa a condição da arte das palavras e se põe a serviço dos anseios de uma parcela grande da população, que, embora representada, não tem a devida visibilidade na sociedade, e, principalmente, nos meios acadêmicos. Tendo em vista o letramento literário (COSSON, 2014) e as funções social e estética da literatura, pensadas a partir de Candido (1999), bem como o trabalho com a poesia na sala de aula (PINHEIRO, 2018) e a abordagem sobre a categoria de gênero à luz da interseccionalidade (BUTLER, 2003), este trabalho propôs que, através dos textos de Conceição Evaristo, os estudantes da turma de nono ano de uma escola pública de João Pessoa, mantida pelo estado, pudessem também construir uma nova história, que possibilitasse a compreensão das categorias de gênero e étnico-racial. O trabalho se constituiu, em termos metodológicos, como uma pesquisa-ação. A proposta interventiva aconteceu por meio das leituras dos poemas: “Eu-mulher”, “Para a menina” e “Vozes-mulheres”, depois, quando da interpretação literária, priorizamos como elemento de diálogo a marginalização identitária da mulher negra, com o intuito de desconstruir um estereótipo produzido por uma sociedade branca e elitizada. Houve atividades de leituras, exibição de documentários e audição de músicas, que serviram de discussão e guia para produções de poemas apresentados à comunidade educativa. As atividades foram planejadas a partir da proposta da sequência básica de Cosson (2014). Em termos de fundamentação teórica, ainda nos servimos, como suporte, de Duarte (2010) e outros que a esse trabalho se fizeram fundamental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Letras (Profletras)pt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Mestrado Profissional em Letras (Profletras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silvana Pereira Melo_Dissertação.pdf2,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons