Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18463
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMedina, Leonardo-
dc.date.accessioned2020-11-19T13:01:39Z-
dc.date.available2020-10-13-
dc.date.available2020-11-19T13:01:39Z-
dc.date.issued2020-09-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18463-
dc.description.abstractQualitative research about José Bragato (1915-2017), an important character of the Argentinian new tango, together with Astor Piazzolla, focusing on his pieces for cello and piano, inspired in tango and others rhythms for Argentina and places he transited in Latin America. His legacy of instrumental music lies in the Space in-Between (SANTIAGO, 2000; HANCIAU, 2004) where coexists the dichotomies of the cultures written/oral, popular/erudite, traditional/modern, local/global. The main objective is to analyze how the compositor engenders the intersection of these dichotomies, in the light of musical topics theory (PIEDADE 2011, 2013) and by the identity and ideological position of the Latin American composer (BÉHAGUE 1992, 2006). Thus, after situating the life trajectory of the protagonist of the research through documental support and field research, the study looks forward to clarify the relationship between the musical materials, on five pieces for cello, and also the sociocultural context of formation and experience of the composer. This could add to the reflection about the importance of the local identity elements not only in the interpreter formation but also of the Latin American citizen.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by ANA KARLA PEREIRA RODRIGUES (anakarla@biblioteca.ufpb.br) on 2020-11-17T03:58:06Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LeonardoMedina_Dissert.pdf: 5134030 bytes, checksum: 074ac11b1acfc753425a2ca2b088cf8a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2020-11-19T13:01:39Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LeonardoMedina_Dissert.pdf: 5134030 bytes, checksum: 074ac11b1acfc753425a2ca2b088cf8a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-11-19T13:01:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LeonardoMedina_Dissert.pdf: 5134030 bytes, checksum: 074ac11b1acfc753425a2ca2b088cf8a (MD5) Previous issue date: 2020-09-13en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectJosé Bragatopt_BR
dc.subjectIdentidade latino-americanapt_BR
dc.subjectMúsica latino-americanapt_BR
dc.subjectRepertório para violoncelopt_BR
dc.subjectTópicas musicaispt_BR
dc.subjectEntre-lugarpt_BR
dc.subjectLatin-American identitypt_BR
dc.subjectLatin-American musicpt_BR
dc.subjectCello repertorypt_BR
dc.subjectMusical topicspt_BR
dc.subjectSpace in-betweenpt_BR
dc.titleIdentidade latino-americana na obra para violoncelo de José Bragatopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Satomi, Alice Lumi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2073986486219986pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1413075126336859pt_BR
dc.description.resumoPesquisa qualitativa sobre José Bragato (1915-2017), personagem fundamental do Nuevo tango, junto a Astor Piazzolla, com foco nas suas peças para violoncelo e piano, construídas a partir do tango e outros ritmos da Argentina e de lugares que transitou na América Latina. Seu legado de música instrumental se encontra no entre-lugar (SANTIAGO, 2000; HANCIAU, 2004), onde coexistem as dicotomias entre culturas escrita/oral, popular/erudita, tradicional/moderna, local/global. O objetivo principal é analisar como o compositor engendra a intersecção dessas dicotomias, à luz de teorias das tópicas musicais (PIEDADE 2011, 2013) e de identidade e posição ideológica do compositor latino-americano (BÉHAGUE 1992, 2006). Desse modo, após situar a trajetória de vida do protagonista da pesquisa através de suporte documental e pesquisa de campo, o estudo busca esclarecer o relacionamento entre os materiais musicais empregados em cinco peças para violoncelo, e o contexto sociocultural de formação e vivência do compositor. Isso poderia somar na reflexão sobre a importância dos elementos de identidade local, na formação não só do intérprete, mas também do cidadão latino-americano (GAINZA, 2003). O sujeito mais amplo reside nas temáticas sobre condutas culturais como identidade e herança cultural.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMúsicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LeonardoMedina_Dissert.pdf5,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons