Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18463Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Medina, Leonardo | - |
| dc.date.accessioned | 2020-11-19T13:01:39Z | - |
| dc.date.available | 2020-10-13 | - |
| dc.date.available | 2020-11-19T13:01:39Z | - |
| dc.date.issued | 2020-09-13 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18463 | - |
| dc.description.abstract | Qualitative research about José Bragato (1915-2017), an important character of the Argentinian new tango, together with Astor Piazzolla, focusing on his pieces for cello and piano, inspired in tango and others rhythms for Argentina and places he transited in Latin America. His legacy of instrumental music lies in the Space in-Between (SANTIAGO, 2000; HANCIAU, 2004) where coexists the dichotomies of the cultures written/oral, popular/erudite, traditional/modern, local/global. The main objective is to analyze how the compositor engenders the intersection of these dichotomies, in the light of musical topics theory (PIEDADE 2011, 2013) and by the identity and ideological position of the Latin American composer (BÉHAGUE 1992, 2006). Thus, after situating the life trajectory of the protagonist of the research through documental support and field research, the study looks forward to clarify the relationship between the musical materials, on five pieces for cello, and also the sociocultural context of formation and experience of the composer. This could add to the reflection about the importance of the local identity elements not only in the interpreter formation but also of the Latin American citizen. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by ANA KARLA PEREIRA RODRIGUES (anakarla@biblioteca.ufpb.br) on 2020-11-17T03:58:06Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LeonardoMedina_Dissert.pdf: 5134030 bytes, checksum: 074ac11b1acfc753425a2ca2b088cf8a (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2020-11-19T13:01:39Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LeonardoMedina_Dissert.pdf: 5134030 bytes, checksum: 074ac11b1acfc753425a2ca2b088cf8a (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-11-19T13:01:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LeonardoMedina_Dissert.pdf: 5134030 bytes, checksum: 074ac11b1acfc753425a2ca2b088cf8a (MD5) Previous issue date: 2020-09-13 | en |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | José Bragato | pt_BR |
| dc.subject | Identidade latino-americana | pt_BR |
| dc.subject | Música latino-americana | pt_BR |
| dc.subject | Repertório para violoncelo | pt_BR |
| dc.subject | Tópicas musicais | pt_BR |
| dc.subject | Entre-lugar | pt_BR |
| dc.subject | Latin-American identity | pt_BR |
| dc.subject | Latin-American music | pt_BR |
| dc.subject | Cello repertory | pt_BR |
| dc.subject | Musical topics | pt_BR |
| dc.subject | Space in-between | pt_BR |
| dc.title | Identidade latino-americana na obra para violoncelo de José Bragato | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Satomi, Alice Lumi | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2073986486219986 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1413075126336859 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Pesquisa qualitativa sobre José Bragato (1915-2017), personagem fundamental do Nuevo tango, junto a Astor Piazzolla, com foco nas suas peças para violoncelo e piano, construídas a partir do tango e outros ritmos da Argentina e de lugares que transitou na América Latina. Seu legado de música instrumental se encontra no entre-lugar (SANTIAGO, 2000; HANCIAU, 2004), onde coexistem as dicotomias entre culturas escrita/oral, popular/erudita, tradicional/moderna, local/global. O objetivo principal é analisar como o compositor engendra a intersecção dessas dicotomias, à luz de teorias das tópicas musicais (PIEDADE 2011, 2013) e de identidade e posição ideológica do compositor latino-americano (BÉHAGUE 1992, 2006). Desse modo, após situar a trajetória de vida do protagonista da pesquisa através de suporte documental e pesquisa de campo, o estudo busca esclarecer o relacionamento entre os materiais musicais empregados em cinco peças para violoncelo, e o contexto sociocultural de formação e vivência do compositor. Isso poderia somar na reflexão sobre a importância dos elementos de identidade local, na formação não só do intérprete, mas também do cidadão latino-americano (GAINZA, 2003). O sujeito mais amplo reside nas temáticas sobre condutas culturais como identidade e herança cultural. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Música | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LeonardoMedina_Dissert.pdf | 5,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
