Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18469Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Souza, Everton David Santos de | - |
| dc.date.accessioned | 2020-11-19T14:23:21Z | - |
| dc.date.available | 2020-07-08 | - |
| dc.date.available | 2020-11-19T14:23:21Z | - |
| dc.date.issued | 2018-08-30 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18469 | - |
| dc.description.abstract | This study discusses the social, economic and cultural aspects of Brazil, highlighting the cinema as media stage through its representations. In route, through film analysis and narratological, we choose the film Bye Bye Brasil (Carlos Diegues, 1979), investigating an approach brazilian cinema, a cacth on road movie genre, as well as a historical contextualization of the period in which the film is portrayed. For that, an analysis was constructed in the observation of the representations of identity and nationality based on Hall (2006), as well as aspects of modernity according to Ortiz (1989), having as main aspect analyzed, the characteristics of malandragem and brazilian way, focused in the character Lorde Cigano and in your relationships with the other characters. In this sense, it was necessary to update the studies on “jeitinho brasileiro”, from DaMatta (1997), Barbosa (1992) and others. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by João Henrique Costa (henrique@biblioteca.ufpb.br) on 2020-11-19T00:33:15Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EvertonDavidSantosDeSouza_Dissert.pdf: 5006975 bytes, checksum: bcd79f17bfe1a94a164f36b7360b34ca (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2020-11-19T14:23:21Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EvertonDavidSantosDeSouza_Dissert.pdf: 5006975 bytes, checksum: bcd79f17bfe1a94a164f36b7360b34ca (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-11-19T14:23:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EvertonDavidSantosDeSouza_Dissert.pdf: 5006975 bytes, checksum: bcd79f17bfe1a94a164f36b7360b34ca (MD5) Previous issue date: 2018-08-30 | en |
| dc.description.sponsorship | Nenhuma | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Identidade | pt_BR |
| dc.subject | Modernidade | pt_BR |
| dc.subject | Malandragem | pt_BR |
| dc.subject | Jeitinho brasileiro | pt_BR |
| dc.subject | Road movie | pt_BR |
| dc.subject | Identity | pt_BR |
| dc.subject | Modernity | pt_BR |
| dc.title | Malandragem à brasileira: o jeitinho brasileiro no road movie Bye Bye Brasil | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Lira, Bertrand de Souza | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3362646710027258 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5405042270275395 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esse estudo discute os aspectos sociais, econômicos e culturais do Brasil, evidenciando o cinema como mídia palco através de suas representações. No percurso, por meio de análise fílmica e narratológica, pautamos o filme Bye Bye Brasil (Carlos Diegues, 1979), traçando uma abordagem sobre cinema brasileiro, um apanhado sobre o gênero road movie, bem como uma contextualização histórica do período em que é retratado. Para tanto, a análise foi sendo construída na observação das representações de identidade e nacionalidade baseado em Hall (2006), bem como os aspectos de modernidade segundo Ortiz (1989), tendo como o principal aspecto analisado, as características de malandragem e jeitinho brasileiro, tencionadas no personagem Lorde Cigano e nos seus relacionamentos com os demais personagens. Nesse sentido foi necessário atualizar os estudos sobre o “jeitinho brasileiro”, a partir de DaMatta (1997), Barbosa (1992) entre outros. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Comunicação | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EvertonDavidSantosDeSouza_Dissert.pdf | 4,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
