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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18484
Tipo: Dissertação
Título: Entre os ditos e os não ditos: manifestações do discurso da sustentabilidade em uma Instituição Federal de Ensino Superior no nordeste do Brasil
Autor(es): Melo, José Florentino Vieira de
Primeiro Orientador: Coelho, Ana Lúcia de Araújo Lima
Resumo: Esta pesquisa tem por escopo analisar o discurso da sustentabilidade manifestado por uma instituição pública dedicada ao ensino superior localizada na região nordeste do Brasil, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), durante o intervalo de tempo entre os anos de 2009 e 2020. Enquadrando-se como pesquisa qualitativa exploratória e estudo de caso, faz uso da Análise Sociológica do Discurso (ASD) como metodologia para observação dos dados colhidos: buscase com ela expor contextos, ideologias e silêncios que se camuflam em meio ao discurso organizacional mas contribuem para moldá-lo. Utiliza como fonte de dados a documentação produzida pela instituição durante o período delimitado, em particular seus Planos de Desenvolvimento Institucional e Relatórios de Gestão, assim como o conteúdo midiático produzido e veiculado por seu canal de televisão e sua revista. A pesquisa se vale também de conversas mantidas com servidores ligados à gestão organizacional e de observações registradas por meio de fotografias. Aos dados coletados foram feitas perguntas do tipo: Quem fala? De que posição fala? Do que se fala? O que está em jogo? Como se organiza a fala? Tais questionamentos levaram à descoberta de posições discursivas, configurações narrativas e espaços semânticos que revelaram o discurso de uma instituição voltada à sua função social e que se vale do ensino, pesquisa e atividades de extensão para ser ativa no contato com a sociedade, mas que coloca seus desafios internos em segundo plano. Depreende-se que, apesar de compreender a importância da sustentabilidade, ações internas no sentido de transformar a UFPB em um laboratório vivo para pesquisa e experimentação neste sentido são desaceleradas em virtude de deficiências na comunicação interna, da falta de organismos com autonomia para gerir o assunto e da priorização de ações voltadas ao combate a problemas socioeconômicos históricos. Ao final do estudo, são feitas sugestões para a aceleração do processo de conversão da UFPB em uma universidade sustentável, bem como recomendações para futuros pesquisadores que pretendam se valer da ASD em estudos organizacionais.
Abstract: This research aims to analyze the sustainability discourse manifested by a public institution dedicated to higher education located in the northeastern region of Brazil, the Federal University of Paraíba (UFPB), during the time interval between the years 2009 and 2020. Framed as qualitative exploratory research and case study, it uses Sociological Discourse Analysis (SDA) as a methodology for observing the data collected: it seeks to expose contexts, ideologies and silences that are camouflaged in the midst of organizational discourse but contribute to shaping it. It uses as a data source the documentation produced by the institution during the defined period, in particular its Institutional Development Plans and Management Reports, as well as the media content produced and broadcast by its television channel and magazine. The research also draws on conversations held with employees linked to organizational management and observations recorded through photographs. The data collected were asked questions such as: Who speaks? What position do it speak of? What do it talk about? what is at stake? How is speech organized? Such questions led to the discovery of discursive positions, narrative configurations and semantic spaces that revealed the discourse of an institution focused on its social function and which uses teaching, research and extension activities to be active in contact with society, but which places its internal challenges in the background. It appears that, despite understanding the importance of sustainability, internal actions to transform UFPB into a living laboratory for research and experimentation in this sense are slowed down due to deficiencies in internal communication, the lack of autonomous bodies to manage the issue and prioritization of actions aimed at combating historical socioeconomic problems. At the end of the study, suggestions are made to speed up the process of converting UFPB into a sustainable university, as well as recommendations for future researchers who intend to use SDA in organizational studies.
Palavras-chave: Análise sociológica do discurso
Sustentabilidade
Instituições de Ensino Superior
Universidades sustentáveis
Desenvolvimento sustentável
Análise do discurso
Sociological discourse analysis
Sustainability
Higher Education Institutions
Sustainable universities
Sustainable development
Discourse analysis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Gestão Pública
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18484
Data do documento: 9-Jul-2020
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional

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