Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18502
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDomingues, Rachel Maria-
dc.date.accessioned2020-11-23T21:24:48Z-
dc.date.available2020-07-15-
dc.date.available2020-11-23T21:24:48Z-
dc.date.issued2020-07-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18502-
dc.description.abstractThis dissertation analyzes how the practice of community education Pedagogia Griô articulates with the teaching of theatrical art through a methodological and experiential dialogue, resulting in a pedagogical action applied to a focus group of students of Youth and Adult Education (EJA), from a public school in the municipality of Cabedelo - PB. In this context, investments in observing whether, through the application of this reflex action, there was a movement to strengthen the cultural identity of the focus group, by a greater participation in school activities, by a greater involvement of these students involved in the research, without regard to the appreciation of local culture, which translates into meaningless affirmative and purposeful actions by the sabers and those who make these individuals in their community. Use participant observation as the qualitative research methodology. Thus, an analysis of the subjects' oral and corporate discourses during the experiences heard is verified by means of data collection instruments, conversation circles, audio and voice recording, semi-structured interviews, oral testimonies and data recorded in the field diary. The analyzes undertaken during the research screening in which the same were inferred, history of cultural difficulties in working with a Performing Arts discipline in the Teaching of Youth and Adults - EJA of the research field school, and engaging with the experiential practices of Griô Pedagogy, adopting the power as stories and ancestral roots of students, it was possible to observe the importance of recognition by the subjects exposed to their own history and culture, that is, their cultural identity.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2020-11-23T14:05:56Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RachelMariaDomingues_Dissert.pdf: 7541725 bytes, checksum: 9528e6b543001faeab659842e773e8ea (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2020-11-23T21:24:48Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RachelMariaDomingues_Dissert.pdf: 7541725 bytes, checksum: 9528e6b543001faeab659842e773e8ea (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-11-23T21:24:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RachelMariaDomingues_Dissert.pdf: 7541725 bytes, checksum: 9528e6b543001faeab659842e773e8ea (MD5) Previous issue date: 2020-07-08en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPedagogia Griôpt_BR
dc.subjectJogos teatraispt_BR
dc.subjectVivênciapt_BR
dc.subjectDiálogopt_BR
dc.subjectEnsino de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectGriô Pedagogypt_BR
dc.subjectTheatrical gamespt_BR
dc.subjectExperiencept_BR
dc.subjectDialoguept_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationpt_BR
dc.titleSou o que pareço, ainda assim não me conheço: articulações entre a Pedagogia Griô e o ensino de artes na Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Cananéa, Fernando Antonio Abath Luna Cardoso-
dc.contributor.advisor1LattesLattes não recuperado em 23/11/2020pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3885833568311851pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação analisou como a prática de educação comunitária Pedagogia Griô se articulou com o ensino da Arte Teatral por meio de um diálogo metodológico e vivencial, resultando em uma ação pedagógica aplicada a um Grupo Focal de educandos da modalidade Ensino de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola pública do município de Cabedelo - PB. Nesse contexto, investimos em observar se, por meio da aplicação dessa ação reflexiva, houve um movimento de fortalecimento da identidade cultural do Grupo Focal, por meio de uma maior participação nas atividades escolares, de um maior engajamento desses educandos envolvidos na pesquisa, no que diz respeito à valorização da cultura local, que se traduz em ações afirmativas e propositivas no sentido dos saberes e dos fazeres desses indivíduos em sua comunidade. Utilizamos a observação participante enquanto metodologia de investigação qualitativa. Desse modo, a análise dos discursos orais e corporais dos sujeitos durante as vivências realizadas puderam ser verificados por meio dos instrumentos de coleta de dados, das rodas de conversa, da gravação de áudio e de vídeo, das entrevistas semiestruturadas, dos depoimentos orais e pelos registros no diário de campo. As análises empreendidas durante o percurso da pesquisa nos fizeram inferir que, mesmo diante de dificuldades histórico-culturais em se trabalhar com a disciplina de Artes Cênicas no Ensino de Jovens e Adultos - EJA da escola campo de pesquisa, ao engajarmos com as práticas vivenciais da Pedagogia Griô, tomando como potência as histórias e as raízes ancestrais dos educandos, foi possível observar a importância do reconhecimento por parte dos sujeitos diante de sua própria história e de sua própria cultura, ou seja, de sua Identidade Cultural.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Cênicaspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Artes em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RachelMariaDomingues_Dissert.pdf7,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons