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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18515
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Leonardo David Marques dos-
dc.date.accessioned2020-11-24T00:33:33Z-
dc.date.available2020-08-03-
dc.date.available2020-11-24T00:33:33Z-
dc.date.issued2020-05-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18515-
dc.description.abstractThe study of Mathematics’ History (HM) has increasingly aroused the interest of several researchers to act as a motivator for the students' interest in the mathematical content taught to them. Associated to this, we have the use of Information and Communication Technologies (ICT) as a fundamental tool for teaching in the technological world in which we are inserted. Therefore, the aim of this work is to contribute to a dialogue between these educational trends, proposing the integration of HM, Geometric Construction (GC) and ICT in the use of GeoGebra from the problem of Snell-Pothenot. For that, a qualitative research of bibliographic character has been carried out in some books, articles and theses that approach this thematic. As a result, a historical study of Snell-Pothenot's problem was drawn up and two solutions were presented, one modern and more precise and the other classic proposed by Pothenot himself. And finally, we bring a perspective of use in the classroom based on CG with the help of ICT.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cristhiane Guerra (cristhiane.guerra@academico.ufpb.br) on 2020-11-23T23:36:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LeonardoDavidMarquesDosSantos_Dissert.pdf: 1948331 bytes, checksum: 73c0cc3518448b1e839641aa54c952f8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2020-11-24T00:33:33Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LeonardoDavidMarquesDosSantos_Dissert.pdf: 1948331 bytes, checksum: 73c0cc3518448b1e839641aa54c952f8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-11-24T00:33:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LeonardoDavidMarquesDosSantos_Dissert.pdf: 1948331 bytes, checksum: 73c0cc3518448b1e839641aa54c952f8 (MD5) Previous issue date: 2020-05-25en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectHistória da matemáticapt_BR
dc.subjectNovas tecnologiaspt_BR
dc.subjectConstruções geométricaspt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectHistory of mathematicspt_BR
dc.subjectNew technologiespt_BR
dc.subjectGeometric constructionspt_BR
dc.titleO Problema de Snell-Pothenot: uma proposta de integração de história da Matemática, construção geométrica e tecnologias de informação e comunicaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Eduardo Gonçalves dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3187778981179297pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7252715019886681pt_BR
dc.description.resumoO estudo da História da Matemática (HM) vem despertando cada vez mais o interesse de diversos pesquisadores por funcionar como motivador do interesse dos alunos pelo conteúdo matemático que lhe é ensinado. Associado a isso, temos o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como uma ferramenta fundamental de ensino no mundo tecnológico no qual estamos inseridos. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é contribuir com um diálogo entre essas tendências educacionais, propondo a integração da HM, Construção Geométrica (CG) e das TIC na utilização do GeoGebra a partir do problema de Snell-Pothenot. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico em alguns livros, artigos e teses que abordam essa temática. Como resultado foi traçado um estudo histórico do problema de Snell-Pothenot e apresentadas duas soluções, uma moderna e mais precisa e outra clássica proposta pelo próprio Pothenot. E por fim, trazemos uma perspectiva de uso em sala de aula pautada em CG com o auxílio das TIC.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Matemática

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