Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18515
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Leonardo David Marques dos | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T00:33:33Z | - |
dc.date.available | 2020-08-03 | - |
dc.date.available | 2020-11-24T00:33:33Z | - |
dc.date.issued | 2020-05-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18515 | - |
dc.description.abstract | The study of Mathematics’ History (HM) has increasingly aroused the interest of several researchers to act as a motivator for the students' interest in the mathematical content taught to them. Associated to this, we have the use of Information and Communication Technologies (ICT) as a fundamental tool for teaching in the technological world in which we are inserted. Therefore, the aim of this work is to contribute to a dialogue between these educational trends, proposing the integration of HM, Geometric Construction (GC) and ICT in the use of GeoGebra from the problem of Snell-Pothenot. For that, a qualitative research of bibliographic character has been carried out in some books, articles and theses that approach this thematic. As a result, a historical study of Snell-Pothenot's problem was drawn up and two solutions were presented, one modern and more precise and the other classic proposed by Pothenot himself. And finally, we bring a perspective of use in the classroom based on CG with the help of ICT. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Cristhiane Guerra (cristhiane.guerra@academico.ufpb.br) on 2020-11-23T23:36:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LeonardoDavidMarquesDosSantos_Dissert.pdf: 1948331 bytes, checksum: 73c0cc3518448b1e839641aa54c952f8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2020-11-24T00:33:33Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LeonardoDavidMarquesDosSantos_Dissert.pdf: 1948331 bytes, checksum: 73c0cc3518448b1e839641aa54c952f8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-11-24T00:33:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LeonardoDavidMarquesDosSantos_Dissert.pdf: 1948331 bytes, checksum: 73c0cc3518448b1e839641aa54c952f8 (MD5) Previous issue date: 2020-05-25 | en |
dc.description.sponsorship | Nenhuma | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | História da matemática | pt_BR |
dc.subject | Novas tecnologias | pt_BR |
dc.subject | Construções geométricas | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject | History of mathematics | pt_BR |
dc.subject | New technologies | pt_BR |
dc.subject | Geometric constructions | pt_BR |
dc.title | O Problema de Snell-Pothenot: uma proposta de integração de história da Matemática, construção geométrica e tecnologias de informação e comunicação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Eduardo Gonçalves dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3187778981179297 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7252715019886681 | pt_BR |
dc.description.resumo | O estudo da História da Matemática (HM) vem despertando cada vez mais o interesse de diversos pesquisadores por funcionar como motivador do interesse dos alunos pelo conteúdo matemático que lhe é ensinado. Associado a isso, temos o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como uma ferramenta fundamental de ensino no mundo tecnológico no qual estamos inseridos. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é contribuir com um diálogo entre essas tendências educacionais, propondo a integração da HM, Construção Geométrica (CG) e das TIC na utilização do GeoGebra a partir do problema de Snell-Pothenot. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico em alguns livros, artigos e teses que abordam essa temática. Como resultado foi traçado um estudo histórico do problema de Snell-Pothenot e apresentadas duas soluções, uma moderna e mais precisa e outra clássica proposta pelo próprio Pothenot. E por fim, trazemos uma perspectiva de uso em sala de aula pautada em CG com o auxílio das TIC. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Matemática | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LeonardoDavidMarquesDosSantos_Dissert.pdf | 1,9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons