Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18559
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMariano, Tailson Evangelista-
dc.date.accessioned2020-11-28T11:24:16Z-
dc.date.available2020-08-06-
dc.date.available2020-11-28T11:24:16Z-
dc.date.issued2020-05-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18559-
dc.description.abstractThe study of the effects of video games on aggression was developed in the last 30 years. However, little is known about the effect of violent video games on attitudes towards firearms and the intention to own a firearm. Thus, the present thesis aimed to overcome this gap by analyzing the relationship between playing violent video games and attitudes, and aggressive behavior. To this end, it proposes the hypothesis that exposure to violent video games is positively correlated with these variables To test this hypothesis, two cross sectional studies were conducted with young adolescents N 479, M age 15.7) and adults N 320, M age 22.0) and one experimental study N 66, M age 23.6). Taken together, cross sectional studies showed that a) there is a positive correlation between playing violent video games and physical aggression in youth and adults b) and a positive correlation with favorable attitudes and the intention to own a firearm It also showed that the participants' sex, how long they have been playing violent video games and hours of play per week act as predictors of the intention to own a firearm (long term effect). The experimental study showed that playing violent video games for 20 minutes influences aggressive behaviors (short term e ffect). These results confirm the hypotheses raised and converge with those found in other research, confirming a theoretical hypothesis of the General Aggression Model that exposure in violent media can increase or affect aggressive behavior.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by ANA KARLA PEREIRA RODRIGUES (anakarla@biblioteca.ufpb.br) on 2020-11-27T04:56:55Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TailsonEvangelistaMariano_Tese.pdf: 2968472 bytes, checksum: b896bd8ef8ef982bf36148571fcfbb62 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2020-11-28T11:24:16Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TailsonEvangelistaMariano_Tese.pdf: 2968472 bytes, checksum: b896bd8ef8ef982bf36148571fcfbb62 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-11-28T11:24:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TailsonEvangelistaMariano_Tese.pdf: 2968472 bytes, checksum: b896bd8ef8ef982bf36148571fcfbb62 (MD5) Previous issue date: 2020-05-14en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectVideogames violentospt_BR
dc.subjectAgressãopt_BR
dc.subjectAtitudespt_BR
dc.subjectArma de fogopt_BR
dc.subjectViolent video gamespt_BR
dc.subjectAggressionpt_BR
dc.subjectAttitudespt_BR
dc.subjectFirearmpt_BR
dc.titleOs efeitos de curto e longo prazo dos videogames violentos na agressãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Pimentel, Carlos Eduardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9513393836022196pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Pereira, Cicero Roberto-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7960803865685885pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0892794532033430pt_BR
dc.description.resumoO estudo dos efeitos dos videogames na agressão tem se desenvolvido bem nos últimos 30 anos. Contudo, pouco se sabe sobre o efeito dos videogames violentos quanto a atitudes frente as armas de fogo e intenção de possuir arma de fogo. Assim, a presente tes e teve como objetivo superar essa lacuna analisando a relação entre jogar videogames violentos e atitudes e comportamentos agressivos. Para tanto, propõe a hipótese de que a exposição a videogames violentos esteja positivamente correlacionada com essas variáveis Para testar essa hipótese foram realizados dois estudos correlacionais com adolescentes N 479; M idade 15,7) e adultos N 320; M idade 22,0) e um estudo experimental com estudantes universitários N 66; M idade 23,6). Em conju nto, os resultados mostraram uma existe correlação positiva entre jogar videogames violentos e agressão física em adolescentes e adultos, atitudes favoráveis e intenção de possuir arma de fogo Mostrou também que o sexo dos participantes, a quantidade de t empo que se joga videogames violentos e a quantidade de horas de jogo por semana atuam como preditores da intenção de possuir arma de fogo (efeito de longo prazo). O estudo experimental mostrou que jogar videogame violento por 20 minutos influencia comport amentos agressivos (efeito de curto prazo). Esses resultados confirmam as hipóteses levantadas e convergem com os encontrados em outras pesquisas, corroborando a hipótese teórica do Modelo Geral da Agressão de que a exposição a mídia violenta pode aumentar o comportamento agressivo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicologia Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TailsonEvangelistaMariano_Tese.pdf2,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons