Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1855
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAvelino, Denilson da Rocha-
dc.date.accessioned2017-08-29T18:45:20Z-
dc.date.available30-05-05-
dc.date.available2017-08-29T18:45:20Z-
dc.date.issued2017-01-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1855-
dc.description.abstractThe research aims to analyze the internal controls on the stocks of two restaurants, located in the city of João Pessoa-PB. Internal control corresponds to a set of measures and processes that aims to provide greater efficiency, reduce costs and maintain internal organization in the company. Inventories are products or goods destined for sale or manufacturing, directly linked to the company's objectives and activities, being one of the most vulnerable items in small companies in the food sector. The research was classified as descriptive and qualitative and was performed in two restaurants, one with self-service and another à la carte, whose subjects were managers and employees, totaling 14 participants. The data collection was done through a questionnaire with questions mostly closed-open type. The results showed that the food establishment of the à la carte type presents greater adequacy in the internal control procedures applied to the inventories, resulting in a better utilization of the stored products. It can be concluded that the internal controls of the inventories in the two companies surveyed need to be improved, mainly in which the service is self-service, since the controls are not enough to bring the desired return of the business.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Silva (andredomingoss@outlook.com) on 2017-08-29T18:45:20Z No. of bitstreams: 2 DRA2908217.pdf: 694833 bytes, checksum: 5f71a85fe084821a7b8d85693d2505b1 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-29T18:45:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DRA2908217.pdf: 694833 bytes, checksum: 5f71a85fe084821a7b8d85693d2505b1 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017-01-19en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectControle internopt_BR
dc.subjectControle interno de estoquespt_BR
dc.subjectMicro e pequenas empresaspt_BR
dc.titleControle interno e estoques: um estudo em restaurante selfservice e à la carte na cidade de João Pessoa - PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Paiva, Simone Bastos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776129U9pt_BR
dc.contributor.referee1Saraiva, Mirza Cunha-
dc.contributor.referee2Lucena, Marcelo Pinheiro de-
dc.description.resumoA pesquisa tem como objetivo analisar os controles internos nos estoques de dois restaurantes, situados na cidade de João Pessoa-PB. O controle interno corresponde a um conjunto de medidas e processos que visa proporcionar maior eficiência, reduzir custos e manter a organização interna na empresa. Os estoques são produtos ou bens destinados à venda ou fabricação, ligados diretamente aos objetivos e atividades da empresa, sendo um dos itens mais vulneráveis nas pequenas empresas do setor alimentício. A pesquisa classifica-se como descritiva e qualitativa e foi realizada em dois restaurantes, sendo um com serviço self-service e outro à la carte, cujos sujeitos pesquisados foram gestores e funcionários, totalizando 14 participantes. A coleta de dados foi procedida por meio de um questionário com questões em sua maioria do tipo fechada-aberta. Os resultados apontaram que o estabelecimento alimentício do tipo à la carte apresenta maior adequação nos procedimentos de controle interno aplicados aos estoques, resultando em um melhor aproveitamento dos produtos armazenados. Pode-se concluir que os controles internos dos estoques nas duas empresas pesquisadas precisam ser aperfeiçoados, principalmente, naquela onde o serviço é do tipo self-service, posto que os controles não são suficientes para trazer o retorno desejado do negócio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DRA2908217.pdf678,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons