Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18580
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Hugo Ribeiro de Souza-
dc.date.accessioned2020-12-04T12:03:58Z-
dc.date.available2020-12-03-
dc.date.available2020-12-04T12:03:58Z-
dc.date.issued2019-03-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18580-
dc.description.abstractThis work consists of a critical reading about the playwright titled 'Auto da Compadecida ', written in 1955. The first on stage of the aforementioned work dates from September 11, 1956 at the Teatro Santa Isabel by the Teatro do Adolescente de Recife. The author of the work, Ariano Suasuna, professor, novelist, playwright and poet, was born in the city of João Pessoa, on June 16, 1927. 'Auto da Compadecida' encompasses several "short stories" organized around the main line about two friends who struggle to survive in the Sertão of Paraíba. Faced with extreme poverty, João Grilo and Chicó involve the inhabitants of the city (dominant class) in their tricks to solve their problems. The aim of this work is to generate notes about the work through a critical reading. We will reflect on the dominant classes and their relationship with the people. Thus, we will consider the characters in their symbolic value through the socioeconomic and cultural condition: ' Baker ' (bourgeois), the Church (clergy), ' Major Antônio Morais ' (aristocracy), the people represented mainly by João Grilo. We intend to point out the oppression exerted by the dominant class (Baker, Major Antônio Morais and the power of the church) to the poor people and reinherited to misery and obliged to use the cleverness to resist (João Grilo).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2020-12-04T12:03:58Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HRSL03122020.pdf: 2240682 bytes, checksum: 04a27a6c7b554594ac651a58017fa8ce (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-12-04T12:03:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HRSL03122020.pdf: 2240682 bytes, checksum: 04a27a6c7b554594ac651a58017fa8ce (MD5) Previous issue date: 2019-03-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTeatro - Literatura Brasileirapt_BR
dc.subjectSuassuna, Ariano, 1927-2014pt_BR
dc.subjectTeatro - Estéticapt_BR
dc.subjectO Auto da Compadecida - Análisept_BR
dc.titleApontamentos para uma leitura crítica do “Auto da Compadecida”.pt_BR
dc.title.alternativeNotes for a critical reading of the “Auto da Compadecida”.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1PINTO, Erlon Cherque-
dc.description.resumoEste trabalho consiste em uma leitura crítica a respeito da ‘Auto da Compadecida’, escrita em 1955. A primeira montagem da mencionada obra data de 11 de setembro de 1956 no Teatro Santa Isabel pelo Teatro Adolescente do Recife. O autor da obra, Ariano Suassuna, professor, romancista, dramaturgo e poeta, nasceu na cidade de João Pessoa, no dia 16 de junho de 1927. O ‘Auto da Compadecida’ abrange vários "causos" organizados em torno da história de dois amigos que lutam para sobreviver no sertão da Paraíba. Diante da extrema pobreza, João Grilo e Chicó envolvem os moradores da cidade (classe dominante) em suas artimanhas para contornar as dificuldades. O intuito deste trabalho é gerar apontamentos sobre a obra através de uma leitura crítica. Refletiremos sobre a classes dominante e sua relação com o povo. Assim, as personagens serão analisadas em seu valor simbólico, contextualizado com sua condição socioeconômica e cultural: ‘padeiro’ (burguês), a Igreja (clero), ‘Major Antônio Morais’ (aristocracia), o povo representado principalmente por João Grilo. Pretendemos apontar a opressão exercida pela classe dominante (padeiro, Major Antônio Morais e o poder da Igreja) ao povo pobre e relegado à miséria e obrigado a usar da esperteza para resistir (João Grilo).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesARQUIVO NACIONAL. Marcos de Noronha e Brito, conde dos Arcos. In.: MAPA: Memória da Administração Pública brasileira. Disponível em:http://mapa.an.gov.br/index.php/publicacoes/70-assuntos/producao/publicacoes2/biografias/443-marcos-de-noronha-e-brito-conde-dos-arcos. CARDOSO, Fabio Silvestre. Um Brasil imaginado: Ariano Suassuna forjou uma ficção de matriz popular com alta densidade estética. In.: Pesquisa Fapesp, ed. 223, set. 2014. Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2014/09/16/um-brasilimaginado/. CARVALHO, José Murilo de. Mandonismo, Coronelismo, Clientelismo: uma discussão conceitual. In.: Scielo, 1997, Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0011-52581997000200003. COMPARATO, Fabio Konder. Variações sobre o conceito de povo no regime democrático. In.: Scielo, São Paulo, v. 11, n. 31, p. 211- 222, set./dez. 1997. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141997000300013. FABRIZ, Daury Cesar; FERREIRA, Cláudio Fernandes. Teoria geral dos elementos constitutivos do Estado. In.: Revista da Faculdade de Direito da UFMG, n. 39, 2001. Disponível em: https://www.direito.ufmg.br/revista/index.php/revista/article/view/1192.FAJER, Roberta Fernandes; ARAÚJO, Margarete Panerai. Aulas-Espetáculo:Comunicação e Cultura Brasileira. In.: Revista Internacional de Folkcomunicação, v.16, n. 36, 2018. Disponível em: http://www.revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/2310. FALCON, Francisco J. Calazans. O povo brasileiro: ensaio historiográfico. In.: Revista USP, São Paulo, n. 46, p. 30-41, jun./ago. 2000. Disponível em: 30124-Texto%20do%20artigo-34992-1-10-20120706%20(1).pdf. G1. Cachorro que ‘assiste’ à missa e espera hóstia fica famoso nas redes sociais. In.: G1: Rio Preto e Araçatuba, São Paulo, 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/saojose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2019/04/13/cachorro-que-assiste-a-missa-e-esperahostia-fica-famoso-nas-redes-sociais-video.ghtml. Acesso em: 20/04/2019 HEROLD, Valentine. Livro inédito de Ariano Suassuna é lançado esta semana em Recife. In.: UOL: Cultura/Literatura, publicado em 05 de dezembro de 2017. Disponível em: https://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cultura/literatura/noticia/2017/12/05/livroinedito-de-ariano-suassuna-e-lancado-esta-semana-no-recife-318682.php. NEWTON JÚNIOR, Carlos. Almanaque Armorial. Rio de Janeiro: José Olympio, 2008. NEWTON JÚNIOR, Carlos. A Pedra do Reino: o sertão mítico e poético de Ariano Suassuna. In.: Revista Brasileira, Rio de Janeiro, ano V, p. 139-147, 2016. NEWTON JÚNIOR, Carlos. Ariano Suassuna: Vida e Obra em Almanaque. 1. ed. Recife: Caixa Econômica Federal, 2013. NEWTON JÚNIOR, Carlos. Dimensões de Ariano Suassuna. In.: Caliban, Rio de Janeiro , n.10, p. 112-117, 2007. NEWTON JÚNIOR, Carlos. O Circo da Onça Malhada: Iniciação à obra de Ariano Suassuna. Recife: Artelivro, 2000. NEWTON JÚNIOR, Carlos. O universo mítico de Ariano Suassuna. Continente Multicultural, ano 7, p. 13-15, 2007. OLIVEIRA, Carlos Augusto Ferreira de. A cristandade: um modelo eclesial de poder. In.: Fragmentos de cultura: Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas. PUC Goiás,2006. Disponível em: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/1889. PONTES, Emilio Tarlis Mendes. Fé e pragmatismo no sertão. In.: Mercator, Fortaleza, v. 13, n. 2, p. 155-168, mai./ago. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/mercator/v13n2/1676-8329-mercator-13-02-0155.pdf. RODRIGUES, Daniella Carneiro Libânio. A arte segundo Ariano Suassuna: a intermidialidade e a poética armorial. Belo Horizonte, mar. 2015 [Dissertação]. In.: BDTD Biblioteca digital de teses e dissertações. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/ECAP9UYL78/disserta__o_daniella_libanio.pdf?sequence=1. SÁ, Ricardo Antunes de. A influência da ideologia católica no Estado feudal português: a manutenção das condições materiais de produção feudais e suas consequências (superestruturais) para a cultura e para a educação. In.: Scielo, n.12 Curitiba Jan./Dec. 1996. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601996000100008. SIMÕES, Ester Suassuna. Leitura intersemiótica de "o mundo do sertão", uma iluminogravura de Ariano Suassuna. In.: Anais do XV Congresso Internacional ABRALIC/ UERJ, Rio de Janeiro, p. 5108-5119, ago. 2017. Disponível em: http://www.abralic.org.br/anais-artigos/?id=2412. SIMÕES, Ester Suassuna. O universo emblemático das iluminogravuras de Ariano Suassuna. In.: Revista Investigações, v. 30, n. 1, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/INV/article/view/230105. SOUSA, António Caetano de. História genealogica da Casa Real Portugueza: desde a sua origem até o presente. Tomo I [-XII]. - Lisboa Occidental: na Officina de Joseph Antonio da Sylva, impressor da Academia Real, 1735-1749. Disponível em: http://purl.pt/776/3/hg-2593-v/hg-2593-v_item3/index.html. SOUSA JUNIOR, José Pereira. Estado laico, Igreja romanizada na Paraíba republicana: relações políticas e religiosas (1890 – 1930). Pernambuco, ago. 2015. [Tese] In.: BDTD Biblioteca digital de teses e dissertações. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFPE_1837a51276fd69c92958da6608b27e8d. SUASSUNA, Ariano. Auto da Compadecida. 25 ed. Rio de Janeiro: Agir, 1990. SUASSUNA, Ariano. Uma mulher vestida de Sol. 9ed. São Paulo: José Olympio, 2014. SZESZ, Christiane Marques. Uma história intelectual de Ariano Suassuna: leituras e apropriações. Brasília, 2007. [Tese]. In.: Repositório UNB. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/7600?mode=full. VASCONCELOS, Janielly Santos de. O discurso pedagógico do professor: uma aula magna de Ariano Suassuna. [Monografia], ago. 2014. In.: Repositório UFPB. Disponívelem:https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/3130/1/JSV15082014.pdf. VASCONCELOS, Santiago Andrade. O uso do território do município de pedra lavrada – PB pela mineração: elementos de inserção como lugar do fazer no contexto atual da globalização. [Dissertação], 2006. In.: Repositório UFPE. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/6845/1/arquivo6889_1.pdf. VENUZO, Maria Thereza. Classes rurais e nordeste: uma visão de José Lins do Rêgo. In.: Scielo, Rio de Janeiro, p. 125-131, abr./jun. 1972. Disponível: http://www.scielo.br/pdf/rae/v12n2/v12n2a11.pdf. ZANETTI, Bruno Marco. Democracia. In.: Revista Científica Semana Acadêmica, Fortaleza, ano MMXIII, nº. 000038, jul. 2013. Disponível em: https://semanaacademica.org.br/artigo/democracia.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Teatro (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HRSL03122020.pdf2,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons