Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1861
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Jéssica Kelly Alves da-
dc.date.accessioned2017-08-29T19:48:43Z-
dc.date.available2017-05-30-
dc.date.available2017-08-29T19:48:43Z-
dc.date.issued2017-05-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1861-
dc.description.abstractTeaching practices and accounting teaching in universities have been the subject of research, seeking to understand how bachelors in Accounting Sciences deal with teaching, taking into account the perception of post-graduate students and teachers. This study had as main goal to analyze the teaching practice of the Accounting Sciences course of the Universidade Federal da Paraíba (UFPB) in the perception of graduate students and professors. For this, interviews were conducted with professors working in the Finance and Accounting Departments as well as with graduates of the course, currently postgraduate students in Accounting Sciences at UFPB. Among the 15 teachers interviewed, the major group has age over 50 years; among the seven students, most are up to 30 years old. The teachers described some of the personal characteristics that influence the students' academic lives: "encouraging", "experienced" and others. Most teachers believe they influence the choices made by the students, especially with their dedication and work. The students added that they feel a lack in the course in relation to the practical part and most said they considered that the course alone - without external experiences - does not prepare the student for the job market. Given the results achieved, it was possible to conclude that teachers, in most cases, influence or mark the lives of their students, either positively or negatively, and that teaching practices are the key point of this question.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Silva (andredomingoss@outlook.com) on 2017-08-29T19:48:43Z No. of bitstreams: 2 JKAS29082017.pdf: 1016154 bytes, checksum: 6058b712bc853174bc508c7ec1aa6025 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-29T19:48:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 JKAS29082017.pdf: 1016154 bytes, checksum: 6058b712bc853174bc508c7ec1aa6025 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017-05-30en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPráticas docentespt_BR
dc.subjectProfissional contábilpt_BR
dc.subjectFormação acadêmica em Ciências Contábeispt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.titlePráticas docentes: um estudo no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba na percepção dos pós-graduandos e professorespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Coelho, Christiano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4243470A5pt_BR
dc.contributor.referee1kataoka, Sheila Sayuri-
dc.contributor.referee2Gárcia, Inajá Allane Santos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8521405D6pt_BR
dc.description.resumoAs práticas docentes e o ensino de contabilidade nas universidades vêm sendo alvo de pesquisas, buscando compreender como bacharéis em Ciências Contábeis lidam com a docência, na percepção dos pós-graduandos e docentes. Este estudo teve como objetivo principal analisar a prática docente do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) na percepção de egressos estudantes da pós-graduação e professores de Ciências Contábeis. Para isso, foram feitas entrevistas com professores atuantes no departamento de Finanças e Contabilidade e com egressos do curso, atualmente estudantes da pós-graduação também em Ciências Contábeis na UFPB. Dentre os 15 professores entrevistados, a faixa etária mais encontrada é acima de 50 anos; entre os sete estudantes, a maioria possui até 30 anos. Os professores descreveram algumas características pessoais que influenciam na vida acadêmica dos alunos: “incentivador”, “experiente” entre outros. A maioria dos docentes acredita influenciar nas escolhas feitas pelos alunos, principalmente com sua dedicação e trabalho. Os alunos acrescentaram que sentem uma carência no curso em relação à parte prática e a maioria disse considerar que o curso sozinho – sem experiências externas – não prepara o aluno para o mercado de trabalho. Diante dos resultados alcançados, foi possível concluir que os professores, na maioria das vezes, influenciam ou marcam a vida de seus alunos, seja de forma positiva ou negativa, e que as práticas docentes são o ponto chave dessa questão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JKAS29082017.pdf992,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons