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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18625
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarneiro, Wendell Soares-
dc.date.accessioned2020-12-06T22:03:01Z-
dc.date.available2021-02-19-
dc.date.available2020-12-06T22:03:01Z-
dc.date.issued2020-02-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18625-
dc.description.abstractDecision-making processes among professionals, especially health professionals, are quite common, but not always so simple, since they are meticulous and analytical procedures. In the process of training these professionals, decision making is always worked on in the disciplines linked to statistics, therefore, it is necessary for students to seize the content, as well as the way to implement it. The study aimed to investigate the teaching-learning process of subjects linked to statistics in the training of human resources for health. It was an exploratory, observational study in the health courses of a Higher Education Institution to verify the decision-making processes and the teaching-learning process in view of the disciplines that underlie this process in those courses. Correspondence and grouping analyzes were used for analysis. It was observed that most of the participants considered the workload for these disciplines to be insufficient, as well as not considering themselves able to implement such methods in the day-to-day of their profession. It is concluded that, among learners, there is still a difficulty to understand the interdependence relationship between the two processes, decision making and teaching-learning, with this, the deficiency in resizing and reallocating the work forces and inputs available in the health remains, thus generating a persistence in the maintenance of old problems and an under-utilization of the workforce, as well as the instruments available in the services.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeruzalém Silva (jerulima@gmail.com) on 2020-11-25T12:13:51Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WendellSoaresCarneiro_Tese.pdf: 1564739 bytes, checksum: 8a134c4c3e410db9ac81ccd3c706e93d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2020-12-06T22:03:01Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WendellSoaresCarneiro_Tese.pdf: 1564739 bytes, checksum: 8a134c4c3e410db9ac81ccd3c706e93d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-12-06T22:03:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WendellSoaresCarneiro_Tese.pdf: 1564739 bytes, checksum: 8a134c4c3e410db9ac81ccd3c706e93d (MD5) Previous issue date: 2020-02-19en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso embargadopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectEstatísticapt_BR
dc.subjectRecursos humanospt_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.subjectCheerspt_BR
dc.subjectStatisticpt_BR
dc.subjectHuman resourcespt_BR
dc.titleProcesso de formação de recursos humanos da saúde e o ensino das disciplinas vinculadas à estatística: das intenções aos gestospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Vianna, Rodrigo Pinheiro de Toledo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3915051035089861pt_BR
dc.contributor.advisor2Nascimento, João Agnaldo do-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6866270928240455pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2910497202889731pt_BR
dc.description.resumoOs processos de tomada de decisões entre os profissionais, sobretudo, os da saúde, são bastante comuns, mas, nem sempre tão simples, pois, se constituem procedimentos meticulosos e analíticos. No processo de formação desses profissionais a tomada de decisão é sempre trabalhada nas disciplinas vinculadas a estatística, para tanto, é necessário que os estudantes se apoderem do conteúdo, bem como da forma de implementa-lo. O estudo objetivou investigar o processo de ensino-aprendizagem das disciplinas vinculadas a estatística na formação de recursos humanos da saúde. Tratou-se de um estudo exploratório, observacional nos cursos da saúde de uma Instituição de Ensino Superior para verificar os processos de tomada de decisões e processo ensino-aprendizagem tendo em vista as disciplinas que fundamentam esse processo nos referidos cursos. Para análise foram utilizadas as análises de correspondência e agrupamento. Observou-se que a maioria dos participantes consideram insuficiente a carga horária destinada a estas disciplinas, bem como não se consideram aptos a implementar tais métodos no dia-a-dia de sua profissão. Conclui-se que, ainda persiste, entre os aprendentes, uma dificuldade de compreender a relação de interdependência entre os dois processos, tomada de decisão e ensino-aprendizagem, com isso, a deficiência em redimensionar e realocar as forças de trabalho e insumos disponíveis na saúde permanece, gerando assim uma persistência na manutenção de problemas antigos e um sub aproveitamento da mão-de-obra de trabalho, bem como dos instrumentos disponíveis nos serviços.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exatas e da Saúdept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde

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