Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18687
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Maurilio Farias da-
dc.date.accessioned2020-12-13T13:40:49Z-
dc.date.available2021-04-14-
dc.date.available2020-12-13T13:40:49Z-
dc.date.issued2020-04-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18687-
dc.description.abstractLife stories are full of knowledge and geographical experiences. It happens because life, which occurs in geographic space, in places around the world, is the best among all teachers. Considering this truth, the present work of qualitative approach, aims to understand how the life stories of five Youth and Adult Education students – EJA produce geographic knowledge and how they perceive this knowledge. To this end, this reseach, which is based on the biographical-narraive methodology, analyzes the life history narratives of five EJA collaborating students, who in 2018, studied at Henrique Dias State School, in Alto do Mateus neighborhood. As an information collection methodology, the individual narrative interview was used, thematic conversations and observations were also observed. For analysis of the collected information, the comprehensive-interpretive analysis method proposed by Paul Ricoeur was used. As a result, it is possible to state that life history narratives evoque memories, knowledge and geographical experiences, which, when narrated allow (re)living and (re)signifying moments. These narratives also reveal that each student-collaborator built a “tree of life” in which their geographic knowledge is built from the intersection between school and non-school knowledge, with the family, the school and the place of life being the formative bases or “roots”, as they are the main influences and references for the development of their knowledge, which pass through teachers, study and work and show themselves in every narrative or “tree crown”.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gracilene Figueiredo (gracilene.barbosa@biblioteca.ufpb.br) on 2020-11-25T13:45:43Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MaurilioFariasDaSilva_Dissert.pdf: 2635705 bytes, checksum: 1f9e91a8b7ea4e260c7051f203ffc1b1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2020-12-13T13:40:49Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MaurilioFariasDaSilva_Dissert.pdf: 2635705 bytes, checksum: 1f9e91a8b7ea4e260c7051f203ffc1b1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-12-13T13:40:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MaurilioFariasDaSilva_Dissert.pdf: 2635705 bytes, checksum: 1f9e91a8b7ea4e260c7051f203ffc1b1 (MD5) Previous issue date: 2020-04-14en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso embargadopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistórias de vidapt_BR
dc.subjectConhecimentos geográficospt_BR
dc.subjectEstudantes da educação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectLife storiespt_BR
dc.subjectGeographic knowledgept_BR
dc.subjectStudents of youth and adult educationpt_BR
dc.titleNarrativas (auto)biográficas e conhecimentos geográficos: histórias de vida de alunos da educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Antonio Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9249912459062990pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4244827340883335pt_BR
dc.description.resumoAs histórias de vida são cheias de saberes e experiências geográficas. Isso porque a vida, que ocorre no espaço geográfico, em lugares do mundo, é a melhor entre todas as professoras. Considerando essa verdade, o presente trabalho de abordagem qualitativa, objetiva compreender como as histórias de vida de cinco estudantes da Educação de Jovens e AdultosEJA produzem conhecimentos geográficos e como eles percebem esses conhecimentos. Para tanto, esta pesquisa, que se ancora na metodologia biográfico-narrativa, analisa as narrativas de história de vida de cinco estudantes-colaboradores da EJA, que, no ano de 2018, estudavam na Escola Estadual Henrique Dias, no bairro Alto do Mateus. Como metodologia de coleta de informações, foi utilizada especialmente a entrevista narrativa individual, além de conversas temáticas e observações. Para análise das informações coletadas, foi utilizado o método de análise compreensiva-interpretativa proposto por Paul Ricoeur. Como resultados, é possível afirmar que as narrativas de história de vida evocam memórias, saberes e experiências geográficas, que, ao serem narradas permitem (re)viver e (re)significar os momentos. Essas narrativas relevam também que cada estudante-colaborador construiu uma “árvore da vida” na qual seus conhecimentos geográficos são construídos a partir da interseção entre os saberes escolares e não escolares, sendo a família, a escola e o lugar de vida, as bases formativas ou “raízes”, pois são as principais influências e referências para o desenvolvimento dos seus conhecimentos, que passam pelos professores, estudo e trabalho e se mostram em toda narrativa ou “copa da árvore”.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentGeografiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIASpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MaurilioFariasDaSilva_Dissert.pdf2,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons