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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18760
Tipo: Dissertação
Título: Gestão do conhecimento na reitoria do Instituto Federal da Paraíba: diagnóstico aplicando o Modelo de Gestão do Conhecimento para a Administração Pública Brasileira – MGCAPB
Autor(es): Serrano, Ana Patrícia de Carvalho Farias
Primeiro Orientador: Castro Neto, Mariano
Resumo: O presente estudo teve o objetivo de diagnosticar a gestão do conhecimento na reitoria do Instituto Federal da Paraíba - IFPB, a partir das etapas previstas no modelo de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira – MGCAPB. Além disso, foram realizados o mapeamento do fluxo do processo de conhecimento e a identificação de facilitadores e entraves para o desenvolvimento e implementação de um plano de gestão do conhecimento no Instituto. Assim, a pesquisa constituiu-se em um estudo de caso, de natureza aplicada e abordagem exploratória, que teve como sujeitos gestores e servidores que atuam em setores estratégicos para implementação da gestão do conhecimento na reitoria do IFPB. A escolha da população da pesquisa levou em consideração os viabilizadores apontados pelo referido modelo: liderança, tecnologia, pessoas e processos. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário on-line contendo quesitos relacionados à avaliação da gestão do conhecimento e aos instrumentos previstos nas etapas de diagnóstico e planejamento do MGCAPB. Considerou-se, para a análise dos dados, além dos procedimentos metodológicos, os parâmetros prescritos no MGCAPB. Dessa forma, tendo em vista o referencial teórico e os resultados da pesquisa, concluiu-se que a reitoria do IFPB se enquadra no nível iniciante de maturidade em gestão do conhecimento - GC, na qual começa a reconhecer a necessidade de gerenciar o conhecimento organizacional. Como resultados da pesquisa, foram apresentados: um business case, justificando a importância da GC para a reitoria do IFPB; um plano de gestão do conhecimento; e um modelo conceitual de sistema de compartilhamento de informações e conhecimentos.
Abstract: The present study aimed to diagnose the knowledge management in the rectory of the Federal Institute of Paraíba - IFPB, from the stages provided in the knowledge management model for the brazilian public administration - MGCAPB. Besides that, knowledge process flow mapping and the identification of facilitators and obstacles to the development and implementation of a knowledge management plan in the Institute were made. Thus, the research consisted of a case study, of applied nature and exploratory approach, which had as subjects, the managers and public servants who work in strategic sectors for the knowledge in the rectory of the IFPB. The choice of the research population took into account the enablers indicated by the mentioned model: leadership; technology, people and processes. For the collection of data, an online questionnaire containing requirements related to the assessment of knowledge management and the instruments provided in the diagnostic and planning stages of the MGCAPB was applied. It was considered, for the data analysis, in addition to the methodological procedures, the parameters prescribed in the MGCAPB. Thus, considering the theoretical reference and the results of the research, it was concluded that the IFPB's rectory is at the beginning level of maturity in knowledge management - KM, where it begins to recognize the need to manage organizational knowledge. As results of the research, the following were presented: a business case, justifying the importance of KM to the rectory of the IFPB; a knowledge management plan and; a conceptual model of information and knowledge sharing system.
Palavras-chave: Gestão do Conhecimento
Diagnóstico
MGCAPB
IFPB
Knowledge Management
Diagnosis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18760
Data do documento: 27-Fev-2019
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

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