Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18796
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSá, Caio Vinícius Pereira de-
dc.date.accessioned2020-12-17T01:52:07Z-
dc.date.available2019-05-28-
dc.date.available2020-12-17T01:52:07Z-
dc.date.issued2019-03-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18796-
dc.description.abstractThe present research deals with the process of inclusion of deaf individuals to the formal teaching of music, through the translation of sound information into tactile vibration. From the understanding of the tools and methodologies already used to support the teaching of music for deaf people, it was possible to develop a new tool containing some of the main successful characteristics in previous studies. A qualitative research was then carried out, based on experiments carried out with groups of deaf individuals and listeners, who used the built prototype, and generated information to support an analysis of the capacity of the tactile perception of rhythmic and melodic elements. The use of the tool was evaluated as positive for the cases addressed, suggesting that the translation of sound to tactile vibrations is possible and can be used for activities related to the formal teaching of musicpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Anna Regina Ribeiro (anna@biblioteca.ufpb.br) on 2020-12-15T01:10:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CaioViníciusPereiraDeSá_Dissert.pdf: 3248608 bytes, checksum: be259505e04c69776ed31017a0e465e6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2020-12-17T01:52:07Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CaioViníciusPereiraDeSá_Dissert.pdf: 3248608 bytes, checksum: be259505e04c69776ed31017a0e465e6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-12-17T01:52:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CaioViníciusPereiraDeSá_Dissert.pdf: 3248608 bytes, checksum: be259505e04c69776ed31017a0e465e6 (MD5) Previous issue date: 2019-03-28en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectMúsica para surdospt_BR
dc.subjectMusic educationpt_BR
dc.subjectAccessibilitypt_BR
dc.subjectMusic for the deafpt_BR
dc.titleAuris keyboard: ferramenta de auxílio ao treinamento de percepção musical para pessoas surdaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Batista, Carlos Eduardo Coelho Freire-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8415439327232902pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ferreira, Alexandre Magno e Silva-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5336146660627915pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0020603487082695pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa trata do processo inclusão de indivíduos surdos ao ensino formal de música, por meio da tradução da informação sonora em vibração tátil. A partir da compreensão das ferramentas e metodologias já utilizadas para dar suporte ao ensino de música para pessoas surdas, foi possível o desenvolvimento de uma nova ferramenta contendo algumas das principais características exitosas nos estudos anteriores. Realizou-se, então, uma pesquisa qualitativa, com base em experimentos realizados com grupos de indivíduos surdos e ouvintes, que utilizaram o protótipo construído, e geraram informações para sustentar uma análise da capacidade da percepção tátil de elementos rítmicos e melódicos. O uso da ferramenta foi avaliado como positivo para os casos abordados, o que sugere que a tradução do som para vibrações táteis é possível e pode ser utilizada para atividades relacionadas ao ensino formal de música.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInformáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CaioViníciusPereiraDeSá_Dissert.pdf3,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons