Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18796
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Sá, Caio Vinícius Pereira de | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-17T01:52:07Z | - |
dc.date.available | 2019-05-28 | - |
dc.date.available | 2020-12-17T01:52:07Z | - |
dc.date.issued | 2019-03-28 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18796 | - |
dc.description.abstract | The present research deals with the process of inclusion of deaf individuals to the formal teaching of music, through the translation of sound information into tactile vibration. From the understanding of the tools and methodologies already used to support the teaching of music for deaf people, it was possible to develop a new tool containing some of the main successful characteristics in previous studies. A qualitative research was then carried out, based on experiments carried out with groups of deaf individuals and listeners, who used the built prototype, and generated information to support an analysis of the capacity of the tactile perception of rhythmic and melodic elements. The use of the tool was evaluated as positive for the cases addressed, suggesting that the translation of sound to tactile vibrations is possible and can be used for activities related to the formal teaching of music | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Anna Regina Ribeiro (anna@biblioteca.ufpb.br) on 2020-12-15T01:10:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CaioViníciusPereiraDeSá_Dissert.pdf: 3248608 bytes, checksum: be259505e04c69776ed31017a0e465e6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2020-12-17T01:52:07Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CaioViníciusPereiraDeSá_Dissert.pdf: 3248608 bytes, checksum: be259505e04c69776ed31017a0e465e6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-12-17T01:52:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CaioViníciusPereiraDeSá_Dissert.pdf: 3248608 bytes, checksum: be259505e04c69776ed31017a0e465e6 (MD5) Previous issue date: 2019-03-28 | en |
dc.description.sponsorship | Nenhuma | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação musical | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Música para surdos | pt_BR |
dc.subject | Music education | pt_BR |
dc.subject | Accessibility | pt_BR |
dc.subject | Music for the deaf | pt_BR |
dc.title | Auris keyboard: ferramenta de auxílio ao treinamento de percepção musical para pessoas surdas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Batista, Carlos Eduardo Coelho Freire | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8415439327232902 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Ferreira, Alexandre Magno e Silva | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5336146660627915 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0020603487082695 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa trata do processo inclusão de indivíduos surdos ao ensino formal de música, por meio da tradução da informação sonora em vibração tátil. A partir da compreensão das ferramentas e metodologias já utilizadas para dar suporte ao ensino de música para pessoas surdas, foi possível o desenvolvimento de uma nova ferramenta contendo algumas das principais características exitosas nos estudos anteriores. Realizou-se, então, uma pesquisa qualitativa, com base em experimentos realizados com grupos de indivíduos surdos e ouvintes, que utilizaram o protótipo construído, e geraram informações para sustentar uma análise da capacidade da percepção tátil de elementos rítmicos e melódicos. O uso da ferramenta foi avaliado como positivo para os casos abordados, o que sugere que a tradução do som para vibrações táteis é possível e pode ser utilizada para atividades relacionadas ao ensino formal de música. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Informática | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CaioViníciusPereiraDeSá_Dissert.pdf | 3,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons