Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18800
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Kaline Aragão-
dc.date.accessioned2020-12-17T02:32:09Z-
dc.date.available2019-05-21-
dc.date.available2020-12-17T02:32:09Z-
dc.date.issued2019-05-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18800-
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze the symbolic, what is hidden in the image and what its current meaning, from the perspective of the imaginary. Take a look at the symbolic present in the self-images, produced and distributed by ordinary women in instagram. The symbolic permeates society and is present in the diverse representations manifested by the media and publicity, encouraging women to standardize their bodies and their beauty. Therefore, the theme is explored from what is common in the selfies and raises questions about the ideal of beauty, eroticism, consumption, mercantilization of the body and life in the simulacrum. We use photography as a visual description, and the image as an object of interpretation. In the first moment, we present a theoretical reflection that contextualizes important points about the history of photography to the digital era and the evolution of social groups and digital media, culminating in an effervescent visual and technological culture. Soon after, we present the method and the paths that were traced: one on the search of the photographs that make up the female selfies on the Instagram, using #selfie; and the other on the theoretical searches to analyze the photographs by undertaking a visual reading with a sociocultural approach. The structure of image analysis has as main source the selfie as visual text, taking as basis the theoretical paths based on Kossoy, Barthes, Lipovetsky, Santaella, among other authors presented. Another criterion presented is the relation between body and beauty consumed in the universe of self-image: speech, life full of pleasures and the spectacle of great sensations. And finally, the analysis of the photographs, which presents as a result a new way of seeing the existence, from the digital.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gracilene Figueiredo (gracilene.barbosa@biblioteca.ufpb.br) on 2020-12-15T12:48:01Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KalineAragãoBarbosa_Dissert.pdf: 2896236 bytes, checksum: 5fbb3c34f0d37b1908a1c0c5ba906929 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2020-12-17T02:32:09Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KalineAragãoBarbosa_Dissert.pdf: 2896236 bytes, checksum: 5fbb3c34f0d37b1908a1c0c5ba906929 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-12-17T02:32:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KalineAragãoBarbosa_Dissert.pdf: 2896236 bytes, checksum: 5fbb3c34f0d37b1908a1c0c5ba906929 (MD5) Previous issue date: 2019-05-13en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectSelfiept_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectFemininopt_BR
dc.subjectMídia digitalpt_BR
dc.subjectFemalept_BR
dc.subjectConsumptionpt_BR
dc.subjectDigital mediapt_BR
dc.titleO imaginário social feminino e a prática fotográfica do selfie no instagrampt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Golzio, Derval Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9836845299433357pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1613900849615463pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo analisar o simbólico, o que está oculto na imagem e qual seu sentido na atualidade, sob a perspectiva do imaginário. Lança um olhar para o simbólico presente nas fotografias selfies, produzidas e distribuídas por mulheres comuns no instagram. O simbólico permeia a sociedade e está presente nas diversas representações manifestadas pela mídia e pela publicidade, incentivando mulheres a padronizar seus corpos e sua beleza. Portanto, o tema é explorado a partir do que é comum nas selfies e levanta questionamentos acerca do ideal da beleza, do erotismo, do consumo, da mercantilização do corpo e da vida no simulacro. Utilizamos a fotografia como descrição visual, e a imagem, como objeto de interpretação. No primeiro momento, apresentamos uma reflexão teórica, em que se contextualizam pontos importantes sobre a história da fotografia até a era do digital e a evolução dos grupos sociais e das mídias digitais, que culminam numa efervescente cultura visual e tecnológica. Logo em seguida, apresentamos o método e os caminhos que foram traçados: um sobre a busca das fotografias que compõem as selfies femininas no Instagram, utilizando a #selfie; e o outro sobre as buscas teóricas para analisar as fotografias empreendendo uma leitura visual com abordagem sociocultural. A estrutura de análise da imagem tem como principal fonte a selfie como texto visual, tomando como alicerce os caminhos teóricos fundamentados em Kossoy, Barthes, Lipovetsky, Santaella, entre outros autores apresentados. Outro critério apresentado é a relação entre corpo e beleza consumida no universo da autoimagem: o discurso, a vida cheia de prazeres e o espetáculo das grandes sensações. E por fim, a análise das fotografias, que apresenta como resultado uma nova maneira de enxergar a existência, a partir do digital.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KalineAragãoBarbosa_Dissert.pdf2,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons