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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18812
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, GABRIELLA MEDEIROS-
dc.date.accessioned2020-12-20T12:20:22Z-
dc.date.available2020-12-20T12:20:22Z-
dc.date.issued2020-02-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18812-
dc.description.abstractStudies investigating the effects of games on visual processing has been increased; however, results were underreported. There is a need to understand the ways in which contrast sensitivity can be affected (or enhanced). The aim of this study was to investigate a relationship between action games and sensitivity to visual contrast (frequencies ranging from 0.2 to 19.8 cycles per degree) in experienced and non-experienced players. 60 volunteers participated in the study, 30 from the group of experienced players (GJE, M = 22,70; SD = 4,97 years) and 30 from the control group (CG, M = 21,86; SD = 3,47 years). Contrast sensitivity measurements for achromatic stimuli were performed using the Metropsis software (version 11). The results showed statistically significant differences between the groups only for a spatial frequency of 8.8 cycles per degree (cpg), with average effect [t(58) = 2.10, p <0.05, Cohen's = 0.51] In further analysis, it was found that there were statistically significant differences between players who played ≤ 20 hours and those who played > 20 hours per week for frequencies of 6.1 [t(28)= 2.76, p< 0.01, d de Cohen = 1,00], 8.8 [t(28)= 2.54, p< 0.05, d de Cohen = 0.93] and 19.8 [t(28)= 2.14, p< 0.05, d de Cohen = 0.78] cpg. Thus, the present study demonstrated that, although no significant differences were observed in all frequencies, it is important to mention the participant's weekly game time that slightly influenced the reduction in the amount of luminance used to identify a stimulus. However, it is necessary to carry out further studies to investigate which components of the action games produced with improved performance, combining different methods.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Falcão (renatactrad@cchla.ufpb.br) on 2020-12-20T12:20:22Z No. of bitstreams: 1 GABRIELLA MEDEIROS SILVA tcc.pdf: 878531 bytes, checksum: 0a7ae6149dd28bc928770b40ea587850 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-12-20T12:20:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GABRIELLA MEDEIROS SILVA tcc.pdf: 878531 bytes, checksum: 0a7ae6149dd28bc928770b40ea587850 (MD5) Previous issue date: 2020-02-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectSensibilidade ao contraste; Jogos de ação; Método psicofísico.pt_BR
dc.subject: Contrast sensitivity; Action games; Psychophysical method.pt_BR
dc.titleEFEITOS DOS JOGOS DE AÇÃO NA SENSIBILIDADE AO CONTRASTE EM ADULTOSpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Natanael Antonio dos-
dc.description.resumoEmbora o número de estudos sobre os efeitos dos jogos de ação em aspectos visuais tenha aumentado nas últimas décadas, a sensibilidade ao contraste ainda é um aspecto pouco explorado. Dessa maneira, o objetivo do presente estudo foi investigar a relação entre jogos de ação e sensibilidade ao contraste visual (frequências indo de 0.2 até 19.8 ciclos por grau) em jogadores experientes e não experientes. Participaram do estudo 60 voluntários, sendo 30 do grupo de jogadores experientes (GJE, M= 22,70; DP= 4,97 anos) e 30 do grupo controle (GC, M= 21,86; DP= 3,47 anos). As medidas de sensibilidade ao contraste para estímulos acromáticos foram realizadas através do software Metropsis (versão 11). Os resultados demonstraram diferenças estatisticamente significativas entre os grupos apenas para a frequência espacial de 8.8 ciclos por grau (cpg), com efeito médio [t(58)= 2.10, p< 0.05, d de Cohen = 0.51]. Em análise adicional, verificou-se que houve diferenças estatisticamente significativas entre os jogadores que jogavam ≤ 21 horas e os que jogavam > 21 horas por semana para as frequências de 6.1 [t(28)= 2.76, p< 0.01, d de Cohen = 1,00], 8.8 [t(28)= 2.54, p< 0.05, d de Cohen = 0.93] e 19.8 [t(28)= 2.14, p< 0.05, d de Cohen = 0.78] cpg. Assim, o presente estudo demonstrou que apesar de não terem sido observadas diferenças significativas entre todas as frequências, é importante mencionar que o tempo de jogo semanal do participante influenciou levemente na redução da quantidade de luminância necessária para identificar um estímulo. No entanto, é necessário que se realizem novos estudos para investigar quais os componentes dos jogos de ação produzem a melhora no desempenho, combinando metodologias diferentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
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