Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18829Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Nunes, Ana Maria | - |
| dc.date.accessioned | 2020-12-22T13:14:07Z | - |
| dc.date.available | 2019-06-27 | - |
| dc.date.available | 2020-12-22T13:14:07Z | - |
| dc.date.issued | 2019-03-08 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18829 | - |
| dc.description.abstract | This study analysis the organizational structure of different semiotic systems which constitute the spectacle intitled Donzela Guerreira, performed by the theatrical company Mundu Rodá. Thus, the main object of this research is the understanding of how different semiotic systems (inter)act in the refered play as well as to notice the resulting process of semiosis ocurred from these dialogical meetings. The methodological approach concerns the study of the different signs that constitute the spectacle as, for instance, the performance of the actors, the elements of the scenery, the sounds, the lighting, the costumes, the voice tone and the linguistic signs, among others. The analysis will be theoretically supported by scholars linked to the Tartu-Moscow Semiotic School as Lótman, Machado, Schnaiderman, Uspênski, Bakhtin and Jakobson. The fiel of the Theatre as a semiotic system was mainly supported by Pavis, Fischer-Lichte, Übersfeld and Guinsburg. In this way, this research intends to contribute to the understanding of the play Donzela Guerreira as an intercultural text, according to the semiotic point of view. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2020-12-22T13:14:07Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AnaMariaNunes_Tese.pdf: 2610499 bytes, checksum: e69f95f7051d3a64ed59a49893ab81a3 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-12-22T13:14:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AnaMariaNunes_Tese.pdf: 2610499 bytes, checksum: e69f95f7051d3a64ed59a49893ab81a3 (MD5) Previous issue date: 2019-03-08 | en |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Donzela Guerreira | pt_BR |
| dc.subject | Escola Semiótica de Tartu-Moscou | pt_BR |
| dc.subject | Signos teatrais | pt_BR |
| dc.subject | Sistemas modelizantes | pt_BR |
| dc.subject | Tartu-Moscow Semiotic School | pt_BR |
| dc.subject | Theatrical signs | pt_BR |
| dc.subject | Modeling systems | pt_BR |
| dc.title | Donzela Guerreira no trupé da Semiótica | pt_BR |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Elinês de Albuquerque Vasconcélos e | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4197345213934883 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5443907907738783 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este estudo analisa a estrutura organizacional dos diversos sistemas semióticos que constituem o espetáculo intitulado Donzela Guerreira, montado pela Cia. Mundu Rodá de Teatro. Assim, o objetivo principal desta pesquisa é a compreensão de como diferentes sistemas sígnicos atuam na peça referenciada, bem como perceber o processo resultante da semiose decorrente desses encontros dialógicos. A abordagem metodológica diz respeito ao estudo dos vários signos que constituem o espetáculo como, por exemplo, a atuação dos atores, os elementos do cenário, os sons, a iluminação, os figurinos, o tom de voz, os signos linguísticos, entre outros. A análise será teoricamente apoiada por estudiosos ligados à Escola Semiótica de Tartu-Moscou como Lótman, Machado, Schnaiderman, Uspênski, Bakhtin e Jakobson. Para compreender o teatro como um sistema semiótico, buscamos subsídios teóricos em Pavis, Fischer-Lichte, Übersfeld e Guinsburg. Desta forma, esta pesquisa buscou colaborar para a percepção da peça Donzela Guerreira como um texto intercultural, segundo o ponto de vista semiótico. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AnaMariaNunes_Tese.pdf | 2,55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
