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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18860
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Thiago da Silva-
dc.date.accessioned2020-12-27T10:46:10Z-
dc.date.available2019-05-25-
dc.date.available2020-12-27T10:46:10Z-
dc.date.issued2019-02-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18860-
dc.description.abstractThis research proposes to study the immersive journalism through the analysis of pieces elaborated by The New York Times and to promote a theoretical reflection on the practices of production of audiovisual products. The change in consumer behavior has revolutionized the form of journalistic production and how contemporary man consumes information. Based on the theoretical contribution of authors like McLuhan, Biocca, Craig, Murray, among others, we infer that these audiovisual pieces productions aided by the new technologies have undergone changes. And they extended to the new means of consumption as Virtual Reality (VR), through videos 360 degrees, using headsets, such as glasses of VR. The research is of a bibliographic character, with exploratory and explanatory character. It is also configured as a case study. The corpus is made up of reports from the Daily 360 series, produced by the American newspaper The New York Times. We will analyze how the 360º video can promote the immersion of the viewer in the news narrative, favoring an interactive environment in immersive journalism.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gracilene Figueiredo (gracilene.barbosa@biblioteca.ufpb.br) on 2020-12-15T13:28:21Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ThiagoDaSilvaAndrade_Dissert.pdf: 4190270 bytes, checksum: 5daf060a3d6589f197fbfea3647fbf61 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2020-12-27T10:46:10Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ThiagoDaSilvaAndrade_Dissert.pdf: 4190270 bytes, checksum: 5daf060a3d6589f197fbfea3647fbf61 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-12-27T10:46:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ThiagoDaSilvaAndrade_Dissert.pdf: 4190270 bytes, checksum: 5daf060a3d6589f197fbfea3647fbf61 (MD5) Previous issue date: 2019-02-28en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectJornalismo imersivopt_BR
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectVídeo 360ºpt_BR
dc.subjectJournalismpt_BR
dc.subjectImmersive journalismpt_BR
dc.subjectVirtual realitypt_BR
dc.titleO jornalismo imersivo no The New York Times: um estudo sobre a produção de notícias em 360 grauspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Bezerra, Ed Porto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0098763826166873pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6716695428251774pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe estudar o jornalismo imersivo por meio da análise de peças jornalísticas elaboradas pelo The New York Times e promover uma reflexão teórica sobre as práticas de produção de produtos audiovisuais. A mudança de comportamento do consumidor revolucionou a forma de produção jornalística e de como o homem contemporâneo consome informações. Embasado no aporte teórico de autores como McLuhan, Biocca, Craig, Murray, dentre outros, inferimos que essas peças audiovisuais auxiliadas pelas novas tecnologias sofreram mudanças. E se estenderam aos novos meios de consumo como Realidade Virtual (RV), por meio de vídeos 360 graus, com uso de headsets, a exemplo de óculos de RV. A pesquisa é de cunho bibliográfico, com caráter exploratório e explicativo. Também se configura como estudo de caso. O corpus é composto por reportagens da série Daily 360º, produzida pelo jornal americano The New York Times. Analisaremos como o vídeo em 360º pode promover a imersão do espectador na narrativa noticiosa, favorecendo uma ambiência interativa no jornalismo imersivo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

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