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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18965
Tipo: Dissertação
Título: Gestão do conhecimento e comunidades de prática no serviço público: uma análise do departamento de assessoria jurídica do Ministério Público da Paraíba
Autor(es): Araújo, Kálida Jeica Fernandes de
Primeiro Orientador: Diniz, Adriana Valéria Santos
Resumo: As contínuas e céleres transformações sociais, catalisadas pelo acesso amplo à informação, vêm imprimindo comandos às organizações tanto públicas quanto privadas a prestarem serviços de forma cada mais qualificada, com olhar para a gestão do conhecimento e desenvolvimento de aprendizagens. Nesse cenário dinâmico e de contínuas mudanças, a gestão do conhecimento se lança como valioso recurso a ser utilizado pelas organizações, com evidência na atuação dos seus sujeitos e na sua capacidade de produção e disseminação do conhecimento. Dentro das diversas perspectivas para compreensão da aprendizagem organizacional, o presente estudo, a partir da abordagem socioprática, das teorias da gestão do conhecimento, bem como do processo de gestão do conhecimento e suas fases, segundo Kakabadse et al (2003), e nas contribuições de Wenger (1998) sobre as comunidades de prática, foram delimitados os objetivos da pesquisa, no sentido de evidenciar a importância das comunidades de prática na criação e disseminação do conhecimento, com análise de pontos de convergência no Departamento de Assessoria Técnica e Jurídica do Ministério Público Estadual da Paraíba, além de avaliar o processo de gestão do conhecimento no Departamento, com indicação de caminhos possíveis para sua melhoria e desenvolvimento de aprendizagens. Como estratégia metodológica e para o atendimento dos citados objetivos, por meio de uma abordagem qualitativa, buscou-se uma produção científica aplicável ao ambiente pesquisado, capaz de trazer contributos para o desenvolvimento de aprendizagens, bem como para o seu processo de Gestão do Conhecimento. A coleta de dados foi catalogada em duas etapas. Na primeira delas, foi utilizada a técnica de entrevista semiestruturada dirigida à identificação da importância das comunidades de prática e convergência de características no âmbito do DASTJ. Na segunda etapa, a técnica de coleta utilizada foi a de grupo focal, voltada à avaliação do Processo de Gestão do Conhecimento no referido Departamento. Ambas as etapas foram aplicadas a cinco assessores jurídicos com atuação em processos do Departamento de Assessoria Técnica e Jurídica do Ministério Público Estadual da Paraíba. Após a análise dos dados constatou-se a convergência das características das comunidades de práticas no âmbito do Departamento e dos elementos básicos da conectividade, eventos, liderança, membros, projetos de aprendizagem e artefatos. Ainda, identificou-se deficiência e desconexões no processo de gestão do conhecimento, principalmente quanto ao armazenamento dos conhecimentos produzidos no Departamento. Como caminhos possíveis de melhoria a esse processo, foi sugerida a implementação de rotinas de armazenamento, a institucionalização de núcleo de gestão do conhecimento, de interface com outros departamentos da Instituição, além da promoção de capacitação para incremento de conhecimentos externos ao DASTJ, na sua área específica de atribuição e também de áreas afins, para o melhor desenvolvimento de aprendizagens.
Abstract: The continuous and rapid social transformations, catalysed by the broad access to information, has been giving orders to both public and private organizations to provide services in a more qualified way, with a view to knowledge management and learning development. In this dynamic scenario of continuous changes, knowledge management is launched as a valuable resource to be used by organizations, with evidence in the performance of their subjects and in their capacity to produce and disseminate knowledge. According to Kakabadse et al (2003), the present study, based on the sociopathic approach, theories of knowledge management, as well as the process of knowledge management and its phases, and the contributions of Wenger (1998) on communities of practice, the objectives of the research were delimited, in order to highlight the importance of communities of practice in the creation and dissemination of knowledge, with analysis of points of convergence in the Department of Technical and Legal Advice of the Ministry State Public School of Paraíba, in addition to evaluating the process of knowledge management in the Department, indicating possible ways to improve and develop learning. As a methodological strategy and to meet these objectives, through a qualitative approach, we sought a scientific production applicable to the researched environment, capable of bringing contributions to the development of learning, as well as to its Knowledge Management process. The data collection was cataloged in two stages. In the first one, the semi-structured interview technique was used to identify the importance of communities of practice and convergence of characteristics within DASTJ. In the second stage, the collection technique used was the focus group, focused on the evaluation of the Knowledge Management Process in said Department. Both stages were applied to five legal advisors with proceedings in the Department of Technical and Legal Advice of the State Public Ministry of Paraíba. After analyzing the data, we verified the convergence of the characteristics of communities of practice within the Department and the basic elements of connectivity, events, leadership, members, learning projects and artifacts. Also, deficiencies and disconnections were identified in the knowledge management process, mainly regarding the storage of the knowledge produced in the Department. As possible ways to improve this process, it was suggested to implement storage routines, institutionalization of knowledge management core, interface with other departments of the Institution, and the promotion of training to increase knowledge external to DASTJ, in its specific area of attribution and also related areas, for the best development of learning.
Palavras-chave: Gestão do conhecimento
Aprendizagem
Comunidades de prática
Aprendizagem informal
Conhecimento tácito
Knowledge management
Learning
Communities of practice
Informal learning
Tacit knowledge
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18965
Data do documento: 14-Mar-2019
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

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