Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18970
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Melissa Maria Fontenele-
dc.date.accessioned2020-12-28T06:07:49Z-
dc.date.available2019-03-29-
dc.date.available2020-12-28T06:07:49Z-
dc.date.issued2018-08-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18970-
dc.description.abstractThis research analyzes the approximations and tensions between that which is real and that which is fiction in contemporary TV shows. Through the concept of real effect, formulated by Roland Barthes (2002), and the concept of style, formulated by David Bordwell (2008) and Jeremy G. Butler (2010), we attempt to perceive how protocols traditionally engendered as a representation of reality, especially those coming from the documentary genre, operate to produce a realistic impression. To do so, this analysis seeks to account four categories shared between the sitcom The Office (NBC: 2005-2013), in which the interview and camera are explored; and the Netflix drama, Narcos (2015-), noticeable for the use of voice over and file image. Moreover, we also highlight other contemporary series in which reality and fiction relate to establish association to the historical world.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jacqueline Rimá (jacqueline.rima@academico.ufpb.br) on 2020-12-23T15:28:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MelissaMariaFonteneleGomes_Dissert.pdf: 3959985 bytes, checksum: b907d99ae49503a11c37f1c8affc29da (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2020-12-28T06:07:49Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MelissaMariaFonteneleGomes_Dissert.pdf: 3959985 bytes, checksum: b907d99ae49503a11c37f1c8affc29da (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-12-28T06:07:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MelissaMariaFonteneleGomes_Dissert.pdf: 3959985 bytes, checksum: b907d99ae49503a11c37f1c8affc29da (MD5) Previous issue date: 2018-08-01en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectFicção seriada televisivapt_BR
dc.subjectDocumentáriopt_BR
dc.subjectEfeito de realpt_BR
dc.subjectThe officept_BR
dc.subjectNarcospt_BR
dc.subjectTelevision serial fictionpt_BR
dc.subjectDocumentarypt_BR
dc.subjectThe real effectpt_BR
dc.titleO efeito de real na tevê: marcas do documentário na ficção seriada contemporâneapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Marcel Vieira Barreto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0442686312707756pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7009208662593407pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa as aproximações e os tensionamentos entre o real e a ficção nas séries de televisão contemporâneas. Através da concepção de efeito de real, formulada por Roland Barthes (2002), e de estilo, a partir de David Bordwell (2008) e de Jeremy G. Butler (2010), procuramos perceber como códigos tradicionalmente engendrados enquanto representações da realidade, principalmente aqueles vindo do gênero documental, operam para produzir uma impressão de realidade. Para tanto, a análise busca dar conta de quatro categorias divididas entre a sitcom The Office (NBC: 2005-2013), no qual entrevista e câmera são exploradas; e o drama Narcos (Netflix: 2015-), marcado pelo uso da voz over e da imagem de arquivo. Ao longo do trajeto ainda destacamos outras séries contemporâneas em que o real e a ficção se relacionam ao estabelecer conexões com o mundo histórico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MelissaMariaFonteneleGomes_Dissert.pdf3,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons