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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18990
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBlatt, Lucas-
dc.date.accessioned2020-12-29T12:23:41Z-
dc.date.available2019-06-10-
dc.date.available2020-12-29T12:23:41Z-
dc.date.issued2019-04-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18990-
dc.description.abstractThe computer has been considered an extremely attractive tool for musical education as well as for creating and manipulating sounds. Its accuracy, possibilities for new timbres and the potential for automation make it an attractive platform for experimentation in music making. But to a certain extent, we need to know to instruct it to perform and how to do it. Based on this, we need to learn how to program a computer. In the courses of programming languages, the difficulty that many students face while learning such subject, mostly because to master this skill as a whole, a great deal of abstraction and conceptual knowledge is necessary. The activities in the classroom and on the notebook or even on the desktop become uninteresting because they do not allow the student to visualize in the real world its output. In this way, a reference was made on programming teaching and meaningful learning, followed by the relationship between music and technology. From the action research, a teaching proposal was developed that was implemented with a group of music students, gathering the necessary information to verify the validity of the proposal, which aims to teach programming for musicians.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2020-12-29T12:23:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LucasBlatt_Dissert.pdf: 3963742 bytes, checksum: 045a6726fb6e3bf5a31a86b87705eb22 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-12-29T12:23:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LucasBlatt_Dissert.pdf: 3963742 bytes, checksum: 045a6726fb6e3bf5a31a86b87705eb22 (MD5) Previous issue date: 2019-04-29en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectProgramação de computadorespt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectFrescobaldipt_BR
dc.subjectComputer programmingpt_BR
dc.subjectSignificant learningpt_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.titleIntrodução a programação a partir de conhecimentos sobre músicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Alexandre Magno e Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5336146660627915pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5887551207366780pt_BR
dc.description.resumoO computador tem sido considerado uma ferramenta extremamente atraente para educação musical bem como para criar e manipular sons. Sua precisão, possibilidades de novos timbres e potencial para automação fantástica fazem dele uma plataforma atraente para experimentar e fazer música, mas apenas na medida em que podemos realmente dizer a um computador o que fazer e como fazê-lo. Para isso precisamos aprender como programar um computador. Com isso, o objetivo deste trabalho é introduzir práticas com o software livre Frescobaldi como ferramenta de apoio ao ensino de linguagem de programação para músicos através de uma metodologia baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa, que leve em consideração o conhecimento prévio de música que possa ser relacionado com computação. Desta forma, buscou-se um referencial sobre o ensino de programação e a aprendizagem significativa, seguido da relação da música com a tecnologia. A partir da pesquisa ação, elaborou-se uma proposta de ensino que foi implementada com um grupo de estudantes de música, coletandose as informações necessárias para verificar a validade da proposta, que tem como objetivo ensinar programação para músicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInformáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes

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