Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19027
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Bragagnolo, Bibiana Maria | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-01T21:36:32Z | - |
dc.date.available | 2019-08-15 | - |
dc.date.available | 2021-01-01T21:36:32Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-07 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19027 | - |
dc.description.abstract | This research presents a proceeding of analysis of the sonority where the performance, in conjunction with the performative decisions regarding this parameter, constituting a basis to the understanding of the sonority in any musical piece. Based upon Guigue's methodology (2011), the analytical proposition developed presupposes an idea of the musical work as a morphological element (COSTA, 2016), that is susceptible to procedures of deterritorialization (DELEUZE; GUATTARI, 1995) and declassification (GARCÍA-GUTIERREZ, 2007). This analysis of the sonority was applied in three piano pieces: Contrastes e Ressonâncias, de Marisa Rezende, e Cartas Celestes Volume I de Almeida Prado. In this analysis, the author of this research acted as a pianist, in the study and recording of the pieces, and also as an analyst, referring to the role of the artistic researcher (COESSES et al., 2009) The analysis undertaken brought important reflexion about the determinant role of the performer as a shaper of the musical work, as also opened path to a different ontological understanding of the musical work, which may allow the exploration of new routes in musical research. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2020-12-30T23:16:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) BibianaMariaBragagnolo_Tese.pdf: 89703420 bytes, checksum: fbc2b81ac139afdb0e55e49a9725d182 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-01-01T21:36:32Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) BibianaMariaBragagnolo_Tese.pdf: 89703420 bytes, checksum: fbc2b81ac139afdb0e55e49a9725d182 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-01-01T21:36:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) BibianaMariaBragagnolo_Tese.pdf: 89703420 bytes, checksum: fbc2b81ac139afdb0e55e49a9725d182 (MD5) Previous issue date: 2019-06-07 | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Análise da sonoridade | pt_BR |
dc.subject | Piano | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa artística | pt_BR |
dc.subject | Performance | pt_BR |
dc.subject | Analysis of the sonority | pt_BR |
dc.subject | Artistic research | pt_BR |
dc.title | A inclusão da performance na análise musical: uma perspectiva a partir da construção da sonoridade em peças para piano | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Guigue, Didier Jean Georges | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2072946162282636 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6620836755250182 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa apresenta um processo de análise da sonoridade, onde a performance, em conjunção com as decisões performáticas a respeito deste parâmetro, constitui a base para o entendimento da sonoridade em dada obra musical. Baseado na metodologia de Guigue (2011), a proposição analítica desenvolvida pressupõe uma concepção de obra musical enquanto elemento morfológico (COSTA, 2016), que é passível de processos de desterritorialização (DELEUZE; GUATTARI, 1995) e desclassificação (GARCÍA-GUTIERREZ, 2007). Tal análise da sonoridade foi aplicada em três peças para piano: Contrastes e Ressonâncias, de Marisa Rezende, e Cartas Celestes Volume I de Almeida Prado. Nestas peças, a autora desta pesquisa atuou como pianista, no estudo e gravação das obras e também como analista, remetendo ao papel do pesquisador artista (COESSENS et al., 2009). As análises empreendidas trouxeram importantes reflexões sobre o papel determinante do performer enquanto agente conformador da obra musical, como também abriram margem para um entendimento ontológico diferenciado da obra, que pode possibilitar a exploração de novos caminhos na pesquisa em música. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Música | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BibianaMariaBragagnolo_Tese.pdf | 87,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons