Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19027
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBragagnolo, Bibiana Maria-
dc.date.accessioned2021-01-01T21:36:32Z-
dc.date.available2019-08-15-
dc.date.available2021-01-01T21:36:32Z-
dc.date.issued2019-06-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19027-
dc.description.abstractThis research presents a proceeding of analysis of the sonority where the performance, in conjunction with the performative decisions regarding this parameter, constituting a basis to the understanding of the sonority in any musical piece. Based upon Guigue's methodology (2011), the analytical proposition developed presupposes an idea of the musical work as a morphological element (COSTA, 2016), that is susceptible to procedures of deterritorialization (DELEUZE; GUATTARI, 1995) and declassification (GARCÍA-GUTIERREZ, 2007). This analysis of the sonority was applied in three piano pieces: Contrastes e Ressonâncias, de Marisa Rezende, e Cartas Celestes Volume I de Almeida Prado. In this analysis, the author of this research acted as a pianist, in the study and recording of the pieces, and also as an analyst, referring to the role of the artistic researcher (COESSES et al., 2009) The analysis undertaken brought important reflexion about the determinant role of the performer as a shaper of the musical work, as also opened path to a different ontological understanding of the musical work, which may allow the exploration of new routes in musical research.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2020-12-30T23:16:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) BibianaMariaBragagnolo_Tese.pdf: 89703420 bytes, checksum: fbc2b81ac139afdb0e55e49a9725d182 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-01-01T21:36:32Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) BibianaMariaBragagnolo_Tese.pdf: 89703420 bytes, checksum: fbc2b81ac139afdb0e55e49a9725d182 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-01-01T21:36:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) BibianaMariaBragagnolo_Tese.pdf: 89703420 bytes, checksum: fbc2b81ac139afdb0e55e49a9725d182 (MD5) Previous issue date: 2019-06-07en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnálise da sonoridadept_BR
dc.subjectPianopt_BR
dc.subjectPesquisa artísticapt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectAnalysis of the sonoritypt_BR
dc.subjectArtistic researchpt_BR
dc.titleA inclusão da performance na análise musical: uma perspectiva a partir da construção da sonoridade em peças para pianopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Guigue, Didier Jean Georges-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2072946162282636pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6620836755250182pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta um processo de análise da sonoridade, onde a performance, em conjunção com as decisões performáticas a respeito deste parâmetro, constitui a base para o entendimento da sonoridade em dada obra musical. Baseado na metodologia de Guigue (2011), a proposição analítica desenvolvida pressupõe uma concepção de obra musical enquanto elemento morfológico (COSTA, 2016), que é passível de processos de desterritorialização (DELEUZE; GUATTARI, 1995) e desclassificação (GARCÍA-GUTIERREZ, 2007). Tal análise da sonoridade foi aplicada em três peças para piano: Contrastes e Ressonâncias, de Marisa Rezende, e Cartas Celestes Volume I de Almeida Prado. Nestas peças, a autora desta pesquisa atuou como pianista, no estudo e gravação das obras e também como analista, remetendo ao papel do pesquisador artista (COESSENS et al., 2009). As análises empreendidas trouxeram importantes reflexões sobre o papel determinante do performer enquanto agente conformador da obra musical, como também abriram margem para um entendimento ontológico diferenciado da obra, que pode possibilitar a exploração de novos caminhos na pesquisa em música.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMúsicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BibianaMariaBragagnolo_Tese.pdf87,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons