Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19029
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo Neto, Reginaldo Alves Lins de-
dc.date.accessioned2021-01-01T21:41:12Z-
dc.date.available2010-10-23-
dc.date.available2021-01-01T21:41:12Z-
dc.date.issued2019-06-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19029-
dc.description.abstractThe present work proposes an analysis of the right of assembly, understood as a secular right of communication between the "demos" and the "polis", being also a strong indicator of the democratic quality of a state, thus displaying a universalist claim. . For it operationalizes the creation of rights and conflict, essential to a democratic regime. The normative paradigm of analysis is centered on the right of assembly as a fundamental and political right, institutionalized by the 1988 Constitution. Thus, the work highlights the relationship of the right of assembly with popular demands, social movements and other acts. demonstration publics. In demonstrating this relationship and its troubles, the research warns about the criminalization of social movements and about the legal-normative limbo regarding the right to collect their guarantees and their limits. This normative absence (lack of regulation) added to the hermeneutic abstractions related to the wording of Art. 5, inc. XVI of the Federal Constitution of 88, has allowed state agents (law enforcers) to act with arbitrariness in the deal with this right. Methodologically in the present work was used the method of interdisciplinary research being shaped as a research of qualitative, bibliographical and exploratory nature by the method of dialysis. Thus the research aims to understand the construction of practical reality due to misunderstanding and lack of regulation (rules and guidelines) to the right of assembly, and how this reflects on the relationship of the state with social movements and acts of public manifestation.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Anna Regina Ribeiro (anna@biblioteca.ufpb.br) on 2020-12-30T21:00:14Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ReginaldoAlvesLinsDeAraújoNeto_Dissert.pdf: 1055365 bytes, checksum: a3fdf011437aa7c89698dbbc788c6d6f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-01-01T21:41:12Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ReginaldoAlvesLinsDeAraújoNeto_Dissert.pdf: 1055365 bytes, checksum: a3fdf011437aa7c89698dbbc788c6d6f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-01-01T21:41:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ReginaldoAlvesLinsDeAraújoNeto_Dissert.pdf: 1055365 bytes, checksum: a3fdf011437aa7c89698dbbc788c6d6f (MD5) Previous issue date: 2019-06-23en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDireito de reuniãopt_BR
dc.subjectDireito constitucionalpt_BR
dc.subjectDireitos Humanospt_BR
dc.subjectMovimentos Sociaispt_BR
dc.subjectRight of assemblypt_BR
dc.subjectConstitutional rightpt_BR
dc.subjectHuman rightspt_BR
dc.subjectSocial movementspt_BR
dc.titleO direito de reunião, a democracia e os movimentos sociais: a importância da sua adequada regulamentaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Peterke, Sven-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1324971371300072pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3402905470214672pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho se propõe a uma análise do direito de reunião, compreendido como um direito secular de comunicação entre a “demos” e a “polis”, sendo, também, um forte indicador da qualidade democrática de um Estado, ostentando assim uma pretensão universalista. Pois, operacionaliza a criação de direitos e o conflito, essencial a um regime democrático. O paradigma normativo de análise é centrado no direito de reunião como um direito fundamental e político, institucionalizado pela Constituição de 1988. Desse modo, o trabalho evidencia a relação do direito de reunião com as demandas populares, com os movimentos sociais e com os demais atos públicos de manifestação. Ao demonstrar essa relação e suas conturbações a pesquisa acautela sobre a criminalização dos movimentos sociais e sobre o limbo jurídico-normativo a respeito do direito de reunião de suas garantias e de seus limites. Essa ausência normativa (ausência de regulamentação) somada as abstrações hermenêuticas relativas à redação do Art. 5, inc. XVI da Constituição Federal de 88, tem propiciado que agentes do Estado (aplicadores da lei) atuem com arbitrariedades no trado com esse direito. Metodologicamente no presente trabalho foi utilizado o método de pesquisa interdisciplinar sendo moldado como uma pesquisa de natureza qualitativa, bibliográfica e exploratória pelo método da dialética. Assim a pesquisa visa entender a construção da realidade prática em razão da incompreensão e da falta de regulamentação (normas e diretrizes) ao direito de reunião, e como isso reflete na relação do Estado para com os movimentos sociais e atos de manifestação públicapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCidadania e Direitos Humanospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ReginaldoAlvesLinsDeAraújoNeto_Dissert.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons