Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19056
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRossi, Murilo Vogt-
dc.date.accessioned2021-01-02T04:39:04Z-
dc.date.available2019-08-08-
dc.date.available2021-01-02T04:39:04Z-
dc.date.issued2019-03-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19056-
dc.description.abstractThis work is inserted within a theoretical educational cartographic discussion which main purpose is to analyze the spatial concept as a social condition for teaching maps. For that purpose we adopted the conceptual premises of a renewed geographic science that is the result of an epistemological systematization within Geography. By perceiving that the space concept is not unequivocally presented in this renewed perspective, we searched within the Brazilian School Cartography for the development in the spatial formation of students, focusing essentially in the adopted methodologies an in the spatial geographic development. Concerning the choice of methodology, we elected a predominantly qualitative research approach from a bibliographical analysis of theses that somehow represent a transition or even a development of the spatial approach in the Brazilian School Cartography. From there we identified a noteworthy presence of Jean Piaget’s psychogenetics and of the theory of communication in the teaching and learning processes of an essentially cartesian/Euclidian Cartography, mainly in the basic education. On the other hand, we verified a criticism to this mathematical-logical trend in other studied theses with a conceptual presence marked by a post-Piagetian psychogenetics and new forms of approach to the map teaching from their visual and social-spatial representation, that is, based on a non cartesian/Euclidian trend. Therefore, with this work, we aim for an understanding that leads us to seek a systematization of cartographic knowledge aimed at teachers and researchers, aiming at improvements in the quality of education in the spatial geographical perspective.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2020-12-30T00:07:09Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MuriloVogtRossi_Tese.pdf: 3836902 bytes, checksum: ac1920eafdc03807924ab236b6b5c9f1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-01-02T04:39:04Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MuriloVogtRossi_Tese.pdf: 3836902 bytes, checksum: ac1920eafdc03807924ab236b6b5c9f1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-01-02T04:39:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MuriloVogtRossi_Tese.pdf: 3836902 bytes, checksum: ac1920eafdc03807924ab236b6b5c9f1 (MD5) Previous issue date: 2019-03-19en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCartografia escolarpt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectEspaço geográficopt_BR
dc.subjectCartografia teóricapt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectSchool cartographypt_BR
dc.subjectGeographypt_BR
dc.subjectGeographical space theoretical cartographypt_BR
dc.subjectGeography teachingpt_BR
dc.titleA cartografia escolar frente à ciência geográfica renovada: uma questão socioespacialpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Albuquerque, Maria Adailza Martins de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8301114224654184pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4694544045645099pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho, que se insere no âmbito de uma discussão cartográfica teórica e educacional, tem como propósito central analisar a espacialidade geográfica como um condicionante social no ensino de mapas. Para isso, utilizamos premissas conceituais de uma ciência geográfica renovada, fruto de uma sistematização epistemológica do espaço na Geografia. Percebendo que o conceito de espaço não se apresenta de uma forma unívoca nessa perspectiva de renovação, vasculhamos na Cartografia Escolar brasileira o desenvolvimento da formação espacial dos alunos, focando essencialmente nos aspectos teóricos-metodológicos utilizados, principalmente relacionados ao desenvolvimento espacial geográfico. No que se refere à escolha metodológica, optamos por uma pesquisa de abordagem predominantemente qualitativa, desenvolvida a partir de uma análise bibliográfica de teses que, de alguma forma, representam uma transição ou mesmo um desenvolvimento da abordagem espacial na Cartografia Escolar brasileira. Diante disso, percebemos uma presença marcante, de parte das teses analisadas, da psicogenética de Jean Piaget e da teoria da comunicação inseridas no ensino e aprendizado de uma Cartografia essencialmente cartesiana/euclidiana, principalmente na educação básica. Por outro lado, verificamos uma crítica a essa tendência lógico-matemática em outras teses estudadas, com uma presença conceitual marcada por uma psicogenética pós-piagetiana e de novas formas de encarar o ensino de mapas a partir de sua representação visual e socioespacial, ou seja, calcada numa tendência não cartesiana/euclidiana. Portanto almejamos, com este trabalho, uma compreensão que nos leve buscar uma sistematização do conhecimento cartográfico voltado para professores e pesquisadores, visando melhorias na qualidade da educação na perspectiva geográfica espacial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentGeografiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIASpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MuriloVogtRossi_Tese.pdf3,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons