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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19062| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Revista Vida: o habitus católico e o tempo do homem |
| Autor(es): | Oliveira, Pablo Matheus Andrade Trajano de |
| Primeiro Orientador: | Cavalcanti, Carlos André Macêdo |
| Primeiro Coorientador: | Marques, Luiz Carlos Luz |
| Resumo: | Este trabalho de dissertação analisa e discute questões referentes à presença e atuação de jovens líderes universitários ligados à Igreja Católica, instituição do campo religioso, em atividades culturais e políticas da sociedade civil brasileira, nos anos 30/40 do século XX. Tendo como fonte principal os números da Revista VIDA, que foi a expressão desses universitários nos anos 30, em tal perspectiva analisamos as vertentes brasileiras, em âmbito cristão, das chamadas Escola do Medo (fascismo, integralismo) e de sua oposta, a Escola do Diálogo (humanismo integral), relacionando-as com as mudanças sociais que a Igreja Católica enfrentou neste período e como isto influenciou o campo religioso brasileiro. O trabalho é dedicado aos 38 números desta publicação de jovens universitários da Ação Universitária Católica (AUC), ligados ao Centro Dom Vital, no Rio de Janeiro, que foi veiculada entre abril de 1934 e outubro de 1937, quando foi interrompida pela decretação do Estado Novo. Durante estes anos a revista refletiu o posicionamento e os questionamentos de um grupo de jovens intelectuais católicos frente às grandes mudanças sociais e religiosas da época. O estudo da Revista VIDA nos permite colher, como contraponto, o pensamento de um grupo que, nas décadas sucessivas, marcaria o pensamento católico progressista no Brasil. Bem como, a participação dos intelectuais na vida nacional respaldava-se na crença de que eles eram uma elite capaz de ―salvar‖ o país. A proposta da Revista VIDA, enquanto meio de comunicação, era de tornar-se um ponto de encontro dos pensamentos ousados de universitários para uma época na qual os intelectuais trouxeram para si a responsabilidade de comandar várias instancias do Estado Nacional. Selecionamos um conjunto de artigos em que a contraposição entre os discursos tributários das escolas ―do medo‖ e ―do diálogo‖, a busca de participação eclesial e protagonismo político, melhor transpareçam. Sobre estes, então, se fizemos uma análise com os instrumentos da História Social. Utilizamos como referencial teórico os conceitos de campo e habitus de Pierre Bourdieu, que são ambos, conceitos que tentam explicar os mecanismos de socialização e de atuação do indivíduo na sociedade, identificando padrões de comportamento e de reprodução social. Para a consecução dos objetivos, foram trilhados os caminhos da pesquisa bibliográfico-documental e o da pesquisa documental. |
| Abstract: | This dissertation analyzes and discusses questions related to the presence and performance of young university leaders linked to the Catholic Church, institution of the religious field, in cultural and political activities of Brazilian civil society, in the years 30/40 of the twentieth century. In this perspective, we analyze the Brazilian aspects of the so-called Schools of Fear (Fascism, Integralism) and its opposite, the School of Dialogue (integral humanism), relating them to the social changes that the Catholic Church faced in this period and how this influenced the Brazilian religious field. The work is dedicated to the 38 issues of this publication of university students of the Catholic University Action (AUC), linked to the Dom Vital Center in Rio de Janeiro, which was published between April 1934 and October 1937, when it was interrupted by the decree of the State New. During these years the magazine reflected the positioning and the questionings of a group of young Catholic intellectuals in face of the great social and religious changes of the time. The study of Magazine VIDA allows us to take as a counterpoint the thought of a group that, in successive decades, would mark progressive Catholic thinking in Brazil. As well as, the participation of the intellectuals in the national life was supported in the belief that they were an elite able to ―save‖ the country. The proposal of Magazine VIDA, as a means of communication, was to become a meeting point of the daring thoughts of university students to a time in which the intellectuals brought to themselves the responsibility to command several instances of the National State. We select a set of articles in which the contrast between the tributary discourses of the schools of "fear" and "of the dialogue", the search for ecclesial participation and political protagonism, will be better understood. On these, then, we have made an analysis with the instruments of Social History. We use Pierre Bourdieu's field concepts and habitus as theoretical reference, both of which are concepts that attempt to explain the mechanisms of socialization and action of the individual in society, identifying patterns of behavior and social reproduction. In order to achieve the objectives, the paths of bibliographic-documentary research and of documentary research were traced. |
| Palavras-chave: | Fascismo Integralismo Humanismo integral Progressista Sistema simbólico Fascism Integralism Integral humanism Progressive Symbolic system |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciência das Religiões |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19062 |
| Data do documento: | 28-Jun-2019 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
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