Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19110
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Pedro Weiny Alves da-
dc.date.accessioned2021-01-03T15:33:58Z-
dc.date.available2019-07-19-
dc.date.available2021-01-03T15:33:58Z-
dc.date.issued2019-06-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19110-
dc.description.abstractIn a competitive world with limited financial resources, organizations are increasingly concerned with ensuring effectiveness and efficiency in the management processes they hold. Public administration currently evolves in its organizations through the adoption of the managerial model as a counterpoint to the bureaucratic management model, although the latter still has significant evidence in organizations, due to several factors. Knowing the organizational processes in depth and understanding their dynamics is a key factor in the implementation of an adequate and modern organizational culture. In this sense, the mapping and the proposals of improvement to the management processes have relevance in helping to reach these objectives, realizing transformations in the activities of the organizations. This work aims to identify, analyze and suggest possible points for improvement in the procurement process and services for waiver and unenforceability of bidding developed by the Administrative Board and other sectors of the Public Ministry of Paraíba. In order to achieve this objective, the work uses a perspective used by business process management, with theoretical support of ISO-TR 26122: 2008, expressing the design and redesign of the organizational process through the notation Business Process Modeling Notation (BPMN) and using the method of analysis of added value to the process when analyzing its activities.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Carlos Rolim (carlos_jrolim@hotmail.com) on 2020-12-29T02:10:54Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PedroWeinyAlvesDaSilva_Dissert.pdf: 1612116 bytes, checksum: b10557756ed390588dab9176998120cc (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-01-03T15:33:58Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PedroWeinyAlvesDaSilva_Dissert.pdf: 1612116 bytes, checksum: b10557756ed390588dab9176998120cc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-01-03T15:33:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PedroWeinyAlvesDaSilva_Dissert.pdf: 1612116 bytes, checksum: b10557756ed390588dab9176998120cc (MD5) Previous issue date: 2019-06-10en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão da informação e do conhecimentopt_BR
dc.subjectMapeamento de processospt_BR
dc.subjectAnálise de valor agregadopt_BR
dc.subjectBPMNpt_BR
dc.subjectInformation and knowledge managementpt_BR
dc.subjectProcess mappingpt_BR
dc.subjectValue added analysispt_BR
dc.titleAnálise e melhoria de processos: compras e serviços do Ministério Público da Paraíba por dispensa e inexigibilidade de licitaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Prestes, Emília Maria da Trindade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8104627122146105pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2353485413995830pt_BR
dc.description.resumoEm um mundo competitivo e com recursos financeiros limitados, as organizações cada vez mais se preocupam em garantir efetividade e eficiência aos processos de gestão que detêm. A administração pública atualmente evolui em suas organizações através da adoção do modelo gerencial em contraponto ao modelo burocrático de gestão, muito embora este último ainda tenha significativa evidência nas organizações, por diversos fatores. Conhecer a fundo os processos organizacionais e entender a sua dinâmica é fator primordial para a implantação de uma cultura organizacional adequada e moderna. Nesse sentido, o mapeamento e as propostas de melhoria aos processos de gestão têm relevância em auxiliar a alcançar tais objetivos, realizando transformações nas atividades das organizações. Este trabalho tem como objetivo identificar, analisar e sugerir possíveis pontos para melhoria no processo de compras e serviços por dispensa e inexigibilidade de licitação desenvolvido pela Diretoria Administrativa e demais setores do Ministério Público da Paraíba. Para atingir este objetivo, o trabalho utiliza-sede uma perspectiva empregada pela gestão de processos de negócios, com suporte teórico da ISO-TR 26122:2008, expressando o desenho e o redesenho do processo organizacional através da notação Business Process Modeling Notation (BPMN) e se valendo do método de análise de valor agregado ao processo quando da análise de suas atividades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentespt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PedroWeinyAlvesDaSilva_Dissert.pdf1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons