Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19115
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Michelly Kalyne Silva-
dc.date.accessioned2021-01-03T18:23:45Z-
dc.date.available2019-07-08-
dc.date.available2021-01-03T18:23:45Z-
dc.date.issued2018-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19115-
dc.description.abstractL'objectif de cette thèse est de rechercher si les grotesques et les faux plongeurs sont des éléments percutants qui sédimentent ce discours érotisé dans les pages du journal Já Paraíba, à partir de l'analyse de vingt-cinq éditions imprimées. À titre de références théoriques, pour la discussion proposée par la sociologie de la vie quotidienne, les idées de Michel Mafesolli ont été utilisées; pour la communication sociale sensationnaliste, il a été adopté par Patrick Charaudeau et Roland Barthes; et enfin, à l’esthétique grotesque, Mikail Bakhtin, Muniz Sodré et Raquel Paiva. Ainsi, il a été observé que les grotesques et les personnes diversifiées contournent l'érotisme du corps féminin proposé par le journal Já Paraíba. La thèse contribue à la continuité des discussions et des études sur le sensationnalisme, tout en essayant d'attirer l'attention sur la position adoptée par les journaux populaires vendant le corps de la femme au point de l'éloigner de ses attributs biologiques, car les médias, sont traités comme des marchandises.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Anna Regina Ribeiro (anna@biblioteca.ufpb.br) on 2020-12-29T00:31:19Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MichellyKalyneSilvaGomes_Dissert.pdf: 4799870 bytes, checksum: 88cb3c1a723b3a288e2dc8c84e9f6fb3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-01-03T18:23:45Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MichellyKalyneSilvaGomes_Dissert.pdf: 4799870 bytes, checksum: 88cb3c1a723b3a288e2dc8c84e9f6fb3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-01-03T18:23:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MichellyKalyneSilvaGomes_Dissert.pdf: 4799870 bytes, checksum: 88cb3c1a723b3a288e2dc8c84e9f6fb3 (MD5) Previous issue date: 2018-12-14en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectCotidianopt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectFait diverspt_BR
dc.subjectMédiaspt_BR
dc.subjectQuotidienpt_BR
dc.subjectCorpspt_BR
dc.titleDo grotesco ao fait diver: elementos que contornam o discurso erotizado do corpo feminino no jornal Já Paraíbapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Golzio, Derval Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9836845299433357pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5701530840842210pt_BR
dc.description.resumoO objetivo dessa dissertação é investigar se o grotesco e os fait divers são elementos percussores que sedimenta esse discurso erotizado nas páginas do jornal Já Paraíba, a partir da análise de vinte e cinco edições impressas. Como referenciais teóricos, para a discussão proposta pela Sociologia do Cotidiano, foram utilizadas as ideias de Michel Mafesolli; para a Comunicação Social Sensacionalista, adotou-se Patrick Charaudeau e Roland Barthes; e por fim, para a Estética do Grotesco, Mikail Bakhtin, Muniz Sodré e Raquel Paiva. Assim, observou-se que o grotesco e fait divers contornam o erotismo do corpo feminino proposto pelo jornal Já Paraíba. A dissertação contribui para a continuidade das discussões e estudos sobre sensacionalismo, bem como, tenta chamar a atenção para o posicionamento adotado por jornais populares que esvaziam o corpo feminino, ao ponto de distanciá-lo dos seus atributos biológicos, uma vez que por meio da mídia, são tratados como mercadorias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MichellyKalyneSilvaGomes_Dissert.pdf4,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons