Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19124| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Estudo da relação entre o acesso ao Portal de Periódicos da CAPES e a produção científica indexada nas bases Web of Science e Scopus das maiores universidades federais do Nordeste |
| Autor(es): | Silva, Alessandra Meira da |
| Primeiro Orientador: | Medeiros, Isac Almeida de |
| Resumo: | O presente estudo, de caráter exploratório e descritivo, tem por objeto as Políticas Públicas de Pós-graduação, com enfoque no Portal de Periódicos da CAPES implementado pelo Governo Federal, que visa o fomento à pesquisa, bem como a democratização do acesso e a divulgação da informação científica. Para isso, analisa e relação entre o acesso ao Portal e a produção científica indexada nas bases Web of Science (WoS) e Scopus, no período de 2013 a 2016, das Universidades Federais da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, por serem as cinco maiores universidades da região produtoras de artigos nas bases estudadas. De forma específica, busca mapear o acesso dessas IFES/NE, bem como caracterizar a produção científica, destacando a Universidade Federal da Paraíba nesse contexto. Para tal, aplica técnicas estatísticas com base em indicadores cientométricos, com uma abordagem quantitativa-qualitativa, utilizada para estabelecer considerações sobre o acesso ao Portal e a quantificação das produções científicas. Os procedimentos metodológicos são apresentados em fases: i) consulta ao instrumento de pesquisa; ii) construção teórica; iii) coleta de dados nas bases GEOCAPES; WoS e Scopus; iv) tratamento dos dados; e v) análise interpretativa da correlação entre os dados encontrados. Dessa forma, tendo em vista o referencial teórico e os resultados, conclui-se que não há relação entre acesso e produção científica na escala regional o que ocorre na análise nacional. Porém, quando é considerado o tempo necessário para a preparação e publicação do artigo, que ocorre em média dois anos após o acesso às bases, identifica-se que há relação entre acesso e produção científica também na escala regional. Isso implica, por exemplo, que o acesso realizado em 2013 às bases de dados, possivelmente, terá o seu impacto científico visualizado em 2015, quando novos artigos forem publicados e forem verificados os usos das citações dos periódicos. Os dados demonstram que o maior acesso ao longo do quadriênio foi no ano de 2014 e, em 2016, foi o de maior publicação. Além disso, constatou-se que a produção científica das IFES/NE está em franco crescimento. Por fim, são demonstradas alternativas para o fortalecimento e direcionamento do Portal como política pública de apoio à pesquisa científica na Pós-graduação. |
| Abstract: | This exploratory and descriptive study has as object the public postgraduate policies, focusing on the Portal of Periodicals of CAPES implemented by the Federal Government, which aims the promotion of research, as well as the democratization of access and dissemination of scientific information. It analyzes the relationship between access to the Portal and the indexed scientific production in the Web of Science (WoS) and Scopus databases, from 2013 to 2016, of the Federal Universities of Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco and Rio Grande do Norte, because they are the five largest universities in the northeast region producing articles in the bases studied. Specifically, it seeks to map the access of these universities, as well as to characterize the scientific production, highlighting the Federal University of Paraiba in this context. To this end, it applies statistical techniques based on cientificometric indicators, with a quantitativequalitative approach, used to establish considerations about access to the Portal and the raise of scientific production. The methodological procedures are presented in phases: i) look up in the research instrument; ii) theoretical construction; iii) data collection at GEOCAPES databases, WoS and Scopus; iv) data processing; and v) interpretative analysis of the correlation between the data found. Thus, in view of the theoretical reference and the results, it concludes that in the regional scale there is no relation between access and scientific production, which occurs on a national scale. However, when considering the time required for the preparation and publication of the article, which occurs on average two years after the access to the databases, it is identified that there is a relationship between access and scientific production also on the regional scale. This implies, for example, that the access to the databases in 2013 will possibly have its scientific impact visualized in 2015, when new articles are published and the uses of journal citations are checked. The data show that the greatest access during the quadrennium was in the year 2014 and, in 2016, it was the one of greatest publication. In addition, it was verified that the scientific production of the IFES / NE are in rapid growth. Finally, it demonstrates alternatives for strengthening and targeting the Portal as a public policy to support scientific research in Post-graduate studies. |
| Palavras-chave: | Políticas Públicas Pós-Graduação Portal de Periódicos da CAPES Comunicação Científica Public Policies Post-Graduation Portal of Periodicals of CAPES Scientific Communication |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Programa: | Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19124 |
| Data do documento: | 31-Mai-2019 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AlessandraMeiraDaSilva_Dissert.pdf | 4,95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
