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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19195
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Rosicleide Henrique da-
dc.date.accessioned2021-01-11T03:44:29Z-
dc.date.available2019-10-24-
dc.date.available2021-01-11T03:44:29Z-
dc.date.issued2019-08-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19195-
dc.description.abstractThe present work entitled “Civil-Military Coup: Supporting Students, Women, and the Press” has as its central objective to understand how the speeches of students, women, and the press were produced in order to legitimize the 1964 Civil-Military Coup. since these speeches gained strength in Paraíba, especially from the episode called “Revolution of 64”. Bearing in mind that, mostly, the production about the dictatorial period in Paraíba focused on left-wing manifestations, our concern on writing about the acting of right-wing students is related with a military dictatorship narrative that allow us to think beyond the evidences provided by historiography about leftist nature narratives. Thus, bringing up other versions of these events is important in order to understand how conservative discourse gained strength in Paraíba through students, women and the press in order to understand how these manifestations were represented in newspapers and in the testimonies of those who experienced that period. Following this line of thought we are going to used methodologically the set of procedures of the Oral History, having as oral source the interviews with “right-wing” spectrum students and written sources, such as the newspapers (A União, O Norte, Correio da Paraíba e Diário da Borborema). We are also going to appropriate ourselves of the evidential paradigm presented by the Italian historian, Carlo Ginzburb, in order to understand the important “evidences” in the historical investigation process. The appropriation of the concepts required to the making of our study is related to the concepts of political culture based on Bernstein, Motta and Gomes, as well as the concept of representation embarked on ways of the cultural history from the historian Roger Chartier. In the discussion about memory, we account with the contribution of authors like Le Goff, Halbwachs, Bose and Pollak.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by ANA KARLA PEREIRA RODRIGUES (anakarla@biblioteca.ufpb.br) on 2021-01-11T01:17:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RosicleideHenriqueDaSilva_Tese.pdf: 2403970 bytes, checksum: 3f3b7abddf66e90a30edabc1f7d77204 (MD5)en
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dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMemória de estudantespt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectImprensapt_BR
dc.subjectGolpe civil-militarpt_BR
dc.subjectRevolução de 64pt_BR
dc.subjectParaíbapt_BR
dc.subjectStudent memorypt_BR
dc.subjectWomenpt_BR
dc.subjectPresspt_BR
dc.subjectCivil-military couppt_BR
dc.subjectRevolution of 64pt_BR
dc.titleGolpe civil-militar: apoio de estudantes, mulheres e imprensapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Machado, Charliton José dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2036729143677618pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6759976220569362pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho intitulado “Golpe civil-militar: apoio de estudantes, mulheres e Imprensa” tem como objetivo central compreender como os discursos dos estudantes, das mulheres e da imprensa foram produzidos no sentido de legitimar o golpe civil-militar de 1964, tendo em vista que esses discursos ganharam força na Paraíba, em especial, a partir do episódio denominado “Revolução de 64”. Tendo em vista que, majoritariamente, a produção acerca do período ditatorial na Paraíba voltou seu olhar sobre as manifestações de esquerda, nossa preocupação está relacionada a uma narrativa no contexto da Ditadura Militar que nos permita pensar para além do que a historiografia evidencia acerca das narrativas de cunho esquerdista. Assim, trazer à baila outras versões acerca desses acontecimentos se faz importante no sentido de entender como o discurso conservador ganhou força na Paraíba através dos estudantes, das mulheres e da imprensa no sentido de percebermos como essas manifestações foram representadas nos jornais e nos depoimentos dos que vivenciaram aquele período. Seguindo essa linha de pensamento é que utilizaremos metodologicamente o conjunto de procedimentos da História Oral, tomando como fonte oral as entrevistas com os estudantes de espectro “direita” e das fontes escritas, os jornais (A União, O Norte, Correio da Paraíba e Diário da Borborema). Também nos apropriaremos do paradigma indiciário apresentado pelo historiador italiano Carlo Ginzburg, no sentido de compreendermos os “indícios” importantes no processo da investigação histórica. A apropriação de conceitos necessários à construção do nosso estudo está relacionada aos conceitos de cultura política tendo como base os autores Bernstein, Motta e Gomes, como também o conceito de representação enveredado nos caminhos da história cultural a partir do historiador Roger Chartier. Na discussão sobre memória contamos com a contribuição de autores como Le Goff, Halbwachs, Bosi e Pollak.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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