Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19197
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaulo, Joeliton Francisco Sousa de-
dc.date.accessioned2021-01-11T03:49:33Z-
dc.date.available2021-01-10-
dc.date.available2021-01-11T03:49:33Z-
dc.date.issued2019-09-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19197-
dc.description.abstractThe theme of deaf education has been frequently debated in the field of Cultural Studies of Education, focusing on the process of schooling of these students in basic education. In this paper, we seek to analyze how the listening teachers had been conducting the education of deaf students in the early years of elementary school in the city of Pedras de Fogo-PB. The locus of investigation were 02 (two) regular schools of the municipal network, and participated in this research 02 (two) listening teachers. To carry out the investigation, a qualitative research with a methodological approach based on content analysis was used, using semi-structured interviews as the technique for data collection. In the data analysis three main categories were extracted: conceptions about deaf being, educational approach and bilingual education. The analysis revealed the unpreparedness of teachers to work with deaf students in the classroom, showing that they see their deaf students only for disability, based on a medical-therapeutic model, and do not use any educational approach in the classroom. The research highlights the current need to review teacher education, thinking strategies for an education that offers recognition of cultural, identity and linguistic aspects of deaf students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by ANA KARLA PEREIRA RODRIGUES (anakarla@biblioteca.ufpb.br) on 2021-01-10T22:56:01Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoelitonFranciscoSousaDePaulo_Dissert.pdf: 1387747 bytes, checksum: 5af06b76efff79dd46f07f5935d4dfaa (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-01-11T03:49:33Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoelitonFranciscoSousaDePaulo_Dissert.pdf: 1387747 bytes, checksum: 5af06b76efff79dd46f07f5935d4dfaa (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-01-11T03:49:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoelitonFranciscoSousaDePaulo_Dissert.pdf: 1387747 bytes, checksum: 5af06b76efff79dd46f07f5935d4dfaa (MD5) Previous issue date: 2019-09-03en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAtuação docentept_BR
dc.subjectEstudantes surdospt_BR
dc.subjectAbordagem escolarpt_BR
dc.subjectTeaching performancept_BR
dc.subjectDeaf studentspt_BR
dc.subjectSchool approachpt_BR
dc.titleAtuação docente com estudantes surdos nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Lucena, Ricardo de Figueiredo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2677667915869629pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5224080505498840pt_BR
dc.description.resumoO tema da educação de surdos tem sido frequentemente debatido no campo dos Estudos Culturais da Educação, tendo como foco o processo de escolarização destes estudantes na educação básica. Neste trabalho, buscamos analisar como os docentes ouvintes vinham conduzindo a escolarização de estudantes surdos nos anos iniciais do ensino fundamental no município de Pedras de Fogo-PB. O lócus de investigação foram 02 (duas) escolas regulares da rede municipal, e participaram desta pesquisa 02 (duas) professoras ouvintes. Para realização da investigação foi utilizada a pesquisa qualitativa com abordagem metodológica fundamentada na análise de conteúdo, tendo como técnica para coleta de dados a entrevista semiestruturada. Na análise dos dados foram extraídas três categorias principais: concepções sobre o ser surdo, abordagem educacional e educação bilíngue. A análise revelou o despreparo das docentes para atuar com os estudantes surdos em sala de aula, apresentando que as mesmas veem seus alunos surdos apenas pela deficiência, baseadas em um modelo médico-terapêutico, além de não utilizarem nenhuma abordagem educacional em sala de aula. A pesquisa evidencia a necessidade atual de se rever a formação docente, pensando estratégias para uma educação que ofereça o reconhecimento dos aspectos culturais, identitários e linguísticos dos estudantes surdos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoelitonFranciscoSousaDePaulo_Dissert.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons