Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19204
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBatista, Rayssa Rafaella Leite-
dc.date.accessioned2021-01-11T05:00:40Z-
dc.date.available2019-10-29-
dc.date.available2021-01-11T05:00:40Z-
dc.date.issued2019-07-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19204-
dc.description.abstractMuch is said about being in favor of a good education, however, it is not always discussed what kind of education we are talking about. States, International Organizations, private companies and other actors have already used the idea of education as a solution to various problems, including generating development in its most diverse meanings. Among the debates on education concerning education and development, we can mention the ones that resulted in the 2030 Agenda, which includes the UN Sustainable Development Goals spread by the UN through many countries. In the state of Paraíba it was possible to identify the 2030 Agenda presence in some discourses, including about educational policies. We took, in this study, the case of Programa Escola Cidadã Integral which has shown some proximity to the 2030 Agenda and we delve into its analysis to understand how this relation happens and whether the conception of the role of education in this policy is compatible with that in 2030 Agenda. For as much as we verified that there is a big concern from both to generate an education that promotes the integral development of the human being, the ideas of environmental sustainability and of a critical comprehension of reality have little expression in them. These aspects may be a challenge for the Agenda to overcome in order to achieve its settled Goals for 2030.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cristhiane Guerra (cristhiane.guerra@academico.ufpb.br) on 2021-01-05T23:53:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RayssaRafaellaLeiteBatista_Dissert.pdf: 1856720 bytes, checksum: 6cb9e8aad3eb4f7a1bdf5ea8290a65b8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-01-11T05:00:40Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RayssaRafaellaLeiteBatista_Dissert.pdf: 1856720 bytes, checksum: 6cb9e8aad3eb4f7a1bdf5ea8290a65b8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-01-11T05:00:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RayssaRafaellaLeiteBatista_Dissert.pdf: 1856720 bytes, checksum: 6cb9e8aad3eb4f7a1bdf5ea8290a65b8 (MD5) Previous issue date: 2019-07-31en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAgenda 2030pt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subject2030 Agendapt_BR
dc.subjectSustainable developmentpt_BR
dc.titleA educação e o desenvolvimento sustentável em políticas públicas na Paraíba: as escolas cidadãs integraispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Pascoal Teófilo Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8913105744643795pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3628183260085497pt_BR
dc.description.resumoMuito se fala sobre estar a favor de uma educação de qualidade, no entanto, nem sempre se discute que tipo de educação é essa. Estados, Organizações Internacionais, empresas privadas e outros atores já se utilizaram da ideia da educação como solução para diversos problemas, inclusive para gerar desenvolvimento em seus mais diversos significados. Dentre os debates que tratam de educação e desenvolvimento podemos citar aqueles que resultaram na Agenda 2030, que inclui os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, disseminados pela ONU por diversos países. No estado da Paraíba foi possível identificar a presença da Agenda 2030 em alguns discursos inclusive em políticas educacionais. Tomamos nesse estudo o caso do Programa Escola Cidadã Integral que demonstrou ter certa proximidade inicial em relação à Agenda 2030 e nos aprofundamos em sua análise para compreender como se dá essa relação e se a concepção do papel da educação nessa política estadual é compatível com aquela presente na Agenda 2030. Enquanto verificamos que existe grande preocupação de ambas em gerar uma educação que promova o desenvolvimento integral do ser humano, as temáticas da sustentabilidade ambiental e de uma compreensão crítica da realidade encontram-se pouco expressivas. Essas características podem ser desafios que a Agenda deva superar para atingir os Objetivos que espera até 2030.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentGestão Públicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RayssaRafaellaLeiteBatista_Dissert.pdf1,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons