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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19213
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPatrício, France Zelo de Almeida-
dc.date.accessioned2021-01-11T22:09:40Z-
dc.date.available2021-01-11-
dc.date.available2021-01-11T22:09:40Z-
dc.date.issued2020-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19213-
dc.description.abstractThe present research work had as main theme the teaching of Mathematics for students with visual impairment and its main objective was to diagnose and analyze the difficulties faced by teachers in this process, in the regular school, considering the perspective of Inclusive Education. The study is a qualitative research, with field study, with the production and collection of data occurred through the application of a questionnaire; observation and records in a field diary, considering what revealed to be significant and guiding elements for the study. Four teachers from a public school in the city of João Pessoa, capital of Paraíba, participated in the study. They teach in the final four years of elementary school. The mathematics teachers who collaborated in our research stated that they did not have adequate knowledge to teach mathematics classes to visually impaired students, and did not have access to guidance aimed at working with these students either in initial training or in continuing education courses. They also stated that they did not have technical-pedagogical support that could contribute to the construction of an inclusive practice, despite the school having a Resource Room and a professional hired to coordinate it. The teachers highlighted the challenge they face in dealing with the demands of attending students with visual impairments and other types of disabilities, who are enrolled in the schools of the network, without them being properly prepared for a truly inclusive action.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2021-01-11T22:09:40Z No. of bitstreams: 1 FZAP11012021.pdf: 8494007 bytes, checksum: 1ac9c8bf622ea23a60f3aa610fe9bd00 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-01-11T22:09:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FZAP11012021.pdf: 8494007 bytes, checksum: 1ac9c8bf622ea23a60f3aa610fe9bd00 (MD5) Previous issue date: 2020-12-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectDeficiência visual - Matemáticapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleEducação inclusiva: um olhar reflexivo sobre o ensino de matemática para alunos com deficiência visualpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rêgo, Rogéria Gaudencio do-
dc.description.resumoO presente trabalho de pesquisa teve como tema central o ensino de Matemática para estudantes com deficiência visual e seu principal objetivo foi diagnosticar e analisar as dificuldades enfrentadas por professores nesse processo, na escola regular, considerando a perspectiva da Educação Inclusiva. O estudo é de natureza qualitativa, do tipo estudo de campo, tendo a produção e levantamento de dados ocorrido por meio da aplicação de um questionário; observação e registros em diário de campo, considerando o que se revelou como elementos significativos e norteadores para o estudo. Participaram do estudo quatro professores de uma escola pública da cidade de João Pessoa, capital da Paraíba. Eles lecionam nos quatro anos finais do Ensino Fundamental. Os professores de Matemática que colaboraram em nossa pesquisa afirmaram não ter conhecimento adequado para ministrar aulas de Matemática a estudantes com deficiência visual, não tendo acesso a orientações voltadas para o trabalho com esses estudantes nem na formação inicial nem em cursos de formação continuada. Também afirmaram não contar com apoio técnico-pedagógico que pudesse contribuir para a construção de uma prática inclusiva, apesar de a escola contar com Sala de Recurso e um profissional contratado para coordená-la. Os professores destacaram o desafio que enfrentam para lidar com demandas de atendimento a estudantes com deficiência visual e outros tipos de deficiência, que são matriculados nas escolas da rede, sem que elas estejam devidamente preparadas para uma ação verdadeiramente inclusiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

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