Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19215
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFernandes, Julys Pablo Atayde-
dc.date.accessioned2021-01-11T23:23:02Z-
dc.date.available2021-01-11-
dc.date.available2021-01-11T23:23:02Z-
dc.date.issued2020-11-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19215-
dc.description.abstractChemistry is an inherently experimental science, and practical classes are essential to completely understand it. Experimentation, besides giving a more concrete character to Chemistry, allows students to develop various skills, such as critical thinking, hypothesis elaboration, and decision making, while favoring social interactions. In this context, the use of electronic instruments can favor the development of these skills. In this work, an integrative review was carried out with the objective of investigating the scientific literature on electronic instrumentation with alternative materials for experimental chemistry classes in Brazil over the past 10 years. After a literature search and the application of inclusion and exclusion criteria, 18 articles were selected, whose analysis resulted in two categories: "Electronic instrumentation with alternative materials for experimental chemistry classes" and "Didactic strategies employed in experimental chemistry classes". The results of this study indicated that all the proposed instruments were designed with low-cost, alternative materials, favoring their use in school environments with few financial resources. Most of them were colorimeters and photometers having scanners and cell phones as main components, which were used to capture digital images. In addition, most of the practical classes with these instruments were carried out in Higher Education institutions, which, although they had some investigative aspects, were presented as linear sequences to guide students through the activities. Some studies focused on the design of instruments employing assistive technology for the visually impaired, most of them with the electronic prototyping platform Arduino. It was also possible to infer that the great majority of the selected studies did not incorporate the practical classes in a broader teaching methodology, for example a didactic sequence.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2021-01-11T23:23:02Z No. of bitstreams: 1 JPAF11012021.pdf: 485159 bytes, checksum: e0de2b6ba6ec32a74cd98bfc1bab4e61 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-01-11T23:23:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JPAF11012021.pdf: 485159 bytes, checksum: e0de2b6ba6ec32a74cd98bfc1bab4e61 (MD5) Previous issue date: 2020-11-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino de química - Análise de tendênciaspt_BR
dc.subjectInstrumentação dos laboratóriospt_BR
dc.subjectQuímica experimental e de pesquisapt_BR
dc.subjectExperimentação em químicapt_BR
dc.titleInstrumentação eletrônica com materiais alternativos para aulas experimentais de química: uma revisão integrativapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima Junior, Claudio Gabriel-
dc.description.resumoA Química é uma ciência inerentemente experimental e, para a sua completa compreensão, aulas práticas são essenciais. A experimentação, além de conferir um caráter mais concreto para a Química, permite que os alunos desenvolvam várias habilidades, como por exemplo o pensamento crítico, elaboração de hipóteses e tomada de decisões, ao mesmo tempo que favorece interações sociais. Nesse contexto, o uso de instrumentos eletrônicos pode favorecer o desenvolvimento dessas habilidades. Neste trabalho, realizou-se uma revisão integrativa com o objetivo de investigar a literatura científica sobre instrumentação eletrônica com materiais alternativos para aulas experimentais de Química no Brasil nos últimos 10 anos. Após uma busca bibliográfica e a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 18 artigos foram selecionados, cuja análise resultou em duas categorias: "Instrumentação eletrônica com materiais alternativos para aulas experimentais de Química" e "Estratégias didáticas empregadas em aulas experimentais de Química". Os resultados deste trabalho indicaram que todos os instrumentos propostos foram projetados com materiais alternativos de baixo custo, favorecendo seu uso em ambientes escolares com poucos recursos financeiros. A maioria deles foram colorímetros e fotômetros tendo como principais componentes scanners e telefones celulares para a obtenção de imagens digitais. Além disso, a maioria das aulas práticas com esses instrumentos foram ministradas no Ensino Superior, as quais, embora possuíssem alguns aspectos investigativos, foram apresentadas como sequências lineares para guiar os alunos ao longo das atividades. Alguns estudos se dedicaram ao projeto de instrumentos empregando tecnologia assistiva para deficientes visuais, a maioria deles com a plataforma de prototipagem eletrônica Arduino. Também foi possível inferir que a grande maioria dos estudos selecionados não incorporou as aulas práticas em uma metodologia didática mais abrangente, como por exemplo uma sequência didática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentQuímicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JPAF11012021.pdf473,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.