Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19216Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Melo, Larissa Amaro de | - |
| dc.date.accessioned | 2021-01-11T23:39:38Z | - |
| dc.date.available | 2021-01-11 | - |
| dc.date.available | 2021-01-11T23:39:38Z | - |
| dc.date.issued | 2020-11-25 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19216 | - |
| dc.description.abstract | School failure in the subject of Mathematics can be a consequence of many situations experienced by the student, and one way to solve this problem is to establish methodologies for students with learning difficulties. In view of such methodologies, the present study aimed to investigate the perception of students from an Integral School in the Municipality of João Pessoa - PB, about the activities of the Leveling project that are adopted in all integral high schools in the state. For the development of the report, we conducted a qualitative research of the exploratory type, in which a questionnaire was used with 7 (seven) questions of which 6 (six) were of the evaluation scale type and the last one was an open question to the suggestions of the students. The theoretical contribution of this work came from the discussions of Cruz (2014), Silva (2014), Santos (2016), Castro (2016), Alves (2018), Brzezinski (2002), Gomes (2010) and others who guide their work in the learning processes, cause of school failure and the implications of school reinforcement . In addition, the laws governing education in Brazil and in the state of Paraíba also helped to substantiate this study. According to the answers collected, the students consider it important and dedicate themselves to Leveling activities, however, they report that they would like to take more practical classes, use of technologies and deepen the contents worked in the didactic sequences. Analyzing the activities proposed in the material and the practice of teachers in the classroom, we realized that the school does not have the necessary materials to perform some activities. The students also expressed criticism regarding the structure of various activities, with many questions to be answered in two weekly classes and occupy a lot of time in the classes of the regular content planned for the school year. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2021-01-11T23:39:38Z No. of bitstreams: 1 LAM11012021.pdf: 2197527 bytes, checksum: 3b6631536e796ab8f19825d3172b0dc1 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-01-11T23:39:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LAM11012021.pdf: 2197527 bytes, checksum: 3b6631536e796ab8f19825d3172b0dc1 (MD5) Previous issue date: 2020-11-25 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
| dc.subject | Matemática básica | pt_BR |
| dc.title | Projeto de nivelamento de matemática básica no ensino médio: uma análise da percepção dos estudantes | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Rêgo, Rogéria Gaudencio do | - |
| dc.description.resumo | O fracasso escolar na disciplina de Matemática pode ser consequência de muitas situações vividas pelo discente, e uma forma para solucionar tal problema é estabelecer metodologias para os alunos com dificuldades de aprendizagem. Tendo em vista tais metodologias, o presente trabalho teve como objetivo investigar a percepção dos alunos de uma Escola Integral do Município de João Pessoa – PB, sobre as atividades do projeto de Nivelamento que são adotadas em todas as escolas integrais de Ensino Médio do estado. Para o desenvolvimento do trabalho realizamos uma pesquisa qualitativa do tipo exploratório, na qual foi utilizado um questionário com 7 (sete) questões das quais 6 (seis) eram do tipo escala de avaliação e a última era uma questão aberta às sugestões dos alunos. O aporte teórico deste trabalho sucedeu a partir das discussões de Cruz (2014), Silva (2014), Santos (2016), Castro (2016), Alves (2018), Brzezinski (2002), Gomes (2010) e outros que pautam seus trabalhos nos processos de aprendizagem, causa do fracasso escolar e as implicações do reforço escolar. Além disso, as leis que regem a educação no Brasil e no estado da Paraíba também auxiliaram na fundamentação deste estudo. De acordo com as respostas coletadas, os alunos consideram importante e se dedicam às atividades de Nivelamento, todavia, relatam que gostariam de realizar mais aulas práticas, utilização de tecnologias e aprofundar os conteúdos trabalhados nas sequencias didáticas. Analisando as atividades propostas no material e a prática de professores em sala de aula, constatamos que a escola não dispõe dos materiais necessários para a realização de algumas atividades. Os estudantes também manifestaram críticas em relação à estrutura de várias atividades, com muitas questões a serem respondidas em duas aulas semanais e que ocupam muito tempo das aulas do conteúdo regular previsto para o ano letivo. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Matemática | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Matemática | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LAM11012021.pdf | 2,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
