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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19217
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorNóbrega, Rodrigo de Medeiros-
dc.date.accessioned2021-01-12T00:23:08Z-
dc.date.available2021-01-11-
dc.date.available2021-01-12T00:23:08Z-
dc.date.issued2020-12-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19217-
dc.description.abstractThroughout my Mathematics graduation in the Federal University of Paraíba (UFPB) some concerns and discussions came about in terms of the course's disciplines related to educational purposes. Furthermore, between thoughts and the will to change the waythatthesesubjects are seen, a primaryr esearch with exploratory purposes and ananalytical-reflexive orientation was set. The curriculum of the following institutions were studied by a documental procedure: the Federal University of Paraíba (UFPB) Campus (I) in João Pessoa, the Federal University of Paraíba (UFPB) Campus (IV) in Rio Tinto, the Federal University of Campina Grande (UFCG) Campina Grande Campus, the Federal Universityof Pernambuco (UFPB) Recife Campus and the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) Natal Campus. As part of the theory that based the research, we have authors such as Libâneo (1990); D’AMORE (2007); Galves (1996); Gasperi e Pacheco (2007); Tardif, Lessard e Lahaye (1991); Scalabrin e Molinari. (2013); Lorenzato (2006); Rêgo e Rêgo (2006); as well as Other researchers. Facing the complexit of our research object, we decided not to write a separate theoretical chapter, and, by doing so, the author's contributions come along with the data analysis and the results that are shownwiththeresearch. Thus, studyingthe 'Projetos Pedagógicos dos Cursos' (PPCs), the curriculum oftheuniversitiesstatedpreviously, wecanhighlightand organize its disciplines whilepointing out whereeachsubject stands in the curriculum, its syllabusandhoweachinstitution approaches it. In additiontothat, some ofthe disciplines mentioned in thiswork are notpartofalltheinstitutionsthathadtheir curriculum included in theresearch. So, based on all the theory that was discussed, and what has been considered on the positions of the disciplines in the UFPB Campus I curriculum, as 'Didática e Matemática para o Ensino Básico', we present some ideas for the UFPB Campus I curriculum, such as the insertion of the subject 'Laboratório de Ensino de Matemática (LEM)' which could be implemented as an adition to other disciplines to enhance the connection between theory and practice.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2021-01-12T00:23:08Z No. of bitstreams: 1 RMN11012021.pdf: 1435585 bytes, checksum: 852e0b158476a4eb74c99fa536a04e11 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-01-12T00:23:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RMN11012021.pdf: 1435585 bytes, checksum: 852e0b158476a4eb74c99fa536a04e11 (MD5) Previous issue date: 2020-12-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMatemática - Currículo e disciplinaspt_BR
dc.subjectInstituição de Ensino Superior Federalpt_BR
dc.subjectComponente curricularpt_BR
dc.titleAnálise comparativa entre as propostas pedagógicas das licenciaturas em matemática: um estudo documental sobre as instituições UFCG, UFPB, UFPE e UFRNpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Vinicius Varella-
dc.description.resumoAo longo da formação no curso de Licenciatura em Matemática presente na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) inquietações e discussões surgiram a respeito de como eram tratados os componentes relacionados a formação para exercer a docência em Matemática. Com isso, foi feita uma pesquisa básica de caráter exploratório com orientação analítico-reflexiva, tendo como procedimento uma pesquisa documental a respeito das propostas pedagógicas de Licenciatura em Matemática presentes nas seguintes instituições: Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Campus (I) João Pessoa, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Campus (IV) Rio Tinto, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Campus Campina Grande, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Campus Recife e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Campus Natal. Trouxemos para fundamentar teoricamente nossa pesquisa: Libâneo (1990); D’amore (2007); Galves (1996); Gasperi e Pacheco (2007); Tardif, Lessard e Lahaye (1991); Scalabrin e Molinari. (2013); Lorenzato (2006); Rêgo e Rêgo (2006); entre outros pesquisadores. Diante da complexidade do nosso objeto de pesquisa, optamos por não apresentar um capítulo teórico separadamente, trazendo os teóricos e suas contribuições em conjunto com as análises dos dados e da apresentação dos resultados da pesquisa. Estudando os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) das universidades citadas, conseguimos destacar e organizar os componentes curriculares, iniciando uma série de apontamentos a respeito da posição destes na grade curricular e suas ementas. Alguns dos componentes curriculares tratados aqui não se encontram em todas as Licenciaturas pesquisadas, nem têm algum componente equivalente. Com base em nossas análises e no referencial teórico adotado, fomentamos considerações a respeito da posição de componentes curriculares na grade curricular da UFPB campus I, como é o caso de Didática e Matemática para o Ensino Básico, apresentamos algumas propostas de inserção na grade curricular da UFPB campus I, tratando como exemplo do componente curricular Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) que poderia ser criado, assim como, poderia ser agregado a outros componentes curriculares como apoio a relação entre teoria e prática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
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