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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19245
Tipo: | TCC |
Título: | Ludicidade como estratégia de ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental |
Autor(es): | Santos, Ronne Richard Ferreira |
Primeiro Orientador: | Pereira, Marsílvio Gonçalves |
Resumo: | O Ensino de Ciências no Brasil foi incluído no currículo da educação básica tardiamente, sendo utilizado para o ensino profissionalizante, visando o desenvolvimento do país. Dessa forma, a necessidade do letramento científico é reconhecida, uma vez que, amplia a capacidade de atuação dos indivíduos no mundo, exercendo plenamente a cidadania. Hoje, os métodos predominantes no Ensino de Ciências são os conteudistas e tradicionais, distanciando o aluno do seu cotidiano, fazendo com que os estudantes percam o interesse pela disciplina. Entretanto, o uso de atividades lúdicas se torna uma estratégia que desenvolve a criatividade e o cognitivo do aluno, fazendo com que esse participe do processo de construção do conhecimento. O objetivo desse trabalho foi investigar, na prática docente, o uso da ludicidade como estratégia de Ensino de Ciências nos anos Finais do Ensino Fundamental. Tratando-se de uma pesquisa qualitativa, realizada no mês de novembro de 2020. O presente trabalho foi desenvolvido nas plataformas online Google Meet® e Google Formulários®. Para isso, foram aplicados questionários, feita uma entrevista semiestruturada e com um grupo de 17 professores do município de Cabedelo, desde que externarem o interesse em participar voluntariamente da pesquisa, assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Foram também coletados os planos de aula e planos de curso da formação acadêmica desses profissionais. A coleta de dados foi realizada após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde, passando pela Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977). O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de contribuir com a ressignificação da ludicidade nessa etapa da educação. O trabalho levou em consideração os aspectos éticos em pesquisa envolvendo seres humanos, preconizados pela Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde (BRASIL, 2012b), como também o que rege a Resolução 2/2002 do Conselho Federal de Biologia (CFBio, 2017), que trata do código de ética dos profissionais de Biologia. Os resultados mostraram que, segundo os educadores a ludicidade é importante no fazer docente, pois motiva o alunado, tornando o ensino mais significativo e menos exausto; aproximando a teoria da prática, entretanto, foi visto que, a atividade requer do professor uma maior dedicação ao selecionar o conteúdo, planejar e aplicar a atividade, tendo, grande parte desses docentes uma grande sobrecarga de trabalho. Os docentes consideraram importante o plano de aula para conduzir o aluno aos objetivos propostos, sendo necessário conhecer a realidade dos estudantes, enfrentar as possíveis dificuldades que apareçam ao longo da execução do planejamento, fazendo as possíveis alterações se necessário. Em relação as resistências no desenvolvimento de atividades lúdicas, foi registado, a falta de material, pouco engajamento dos alunos, tempo das aulas limitados, falta de apoio da equipe escolar, entre outros. Foi visto que, os educadores não relataram não apresentar formação inicial que abordasse a ludicidade, ou que foi abordado superficialmente, utilizando assim outras fontes de conhecimento, como a internet, formação continuada, livros, artigos, troca de experiências com outros docentes. Portanto, os professores de Ciências fazem uso da ludicidade como estratégia de ensino, mesmo se deparando com uma formação acadêmica ineficiente em relação as práticas pedagógicas e encontrando limitações nas condições de trabalho. |
Abstract: | Elementary science education in Brazil was included in the basic education curriculum late, and the country's development was used for vocational and technical education. Thus, the need for scientific literacy is recognized, since it expands the capacity of individuals to act in the world, fully exercising citizenship. Today, the predominant methods in Science Education are contentist and traditional, distancing students from their daily lives, leading students to lose interest in the school subjects and classes. However, the use of recreational activities becomes a strategy that develops the creativity and cognitive skills of students, making them participate in the knowledge construction process. The objective of this work was to investigate, in the teaching practice, the use of playfulness as a science teaching strategy in the final years of elementary school. This is a qualitative research, carried out in November 2020. This work was developed using the online platforms Google Meet® and Google Forms®. For this, questionnaires were applied and a semi-structured interview was conducted with a group of 17 teachers from the city of Cabedelo, as long as they expressed their interest in voluntarily participating in the research, signing the Free and Informed Consent Form. The lesson plans and course plans for the academic training of these professionals were also collected. Data were collected after the approval by the Research Ethics Committee of the Health Sciences Center, as suggested by the Content Analysis proposed by Bardin (1977). The present work was developed in order to contribute to the re-signification of playfulness in this stage of education. The work took into account the ethical aspects in research involving human beings, recommended by Resolution 466/12 of the National Health Council (BRASIL, 2012b), as well as the Resolution 2/2002 of the Federal Council of Biology (CFBio, 2017), which contains the code of ethics for biology professionals. The results showed that, according to educators, playfulness is important during the process of teaching, as well as motivates students, making teaching more meaningful and less exhausted; approximating the theory to the practice, however, it was seen that the activity requires a greater dedication of the teacher in selecting the content, planning and applying the activity, while the majority of the teachers have a huge workload. The teachers considered that the lesson plan is important to achieve the proposed aims, being necessary to know the reality of the students, to face the possible difficulties that appear during the execution of the planning, making the possible changes if necessary. Regarding resistance to the development of recreational activities, there was a lack of material, little student engagement, limited class time, lack of support from the school team, among others. It was seen that, the educators did not report not presenting initial training that addressed playfulness, neither that it was approached superficially, thus using other sources of knowledge, such as the internet, continuing education, books, articles, and exchange of experiences with other teachers. Therefore, science teachers use the playfulness as a teaching strategy, even facing inefficient academic training in relation to pedagogical practices and encountering limitations in precarious working conditions. |
Palavras-chave: | Ludicidade Ensino de ciências Professores - Ludicidade |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Biológicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19245 |
Data do documento: | 6-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
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