Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19247
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Natacha Oliveira de-
dc.date.accessioned2021-01-30T15:10:55Z-
dc.date.available2021-01-30-
dc.date.available2021-01-30T15:10:55Z-
dc.date.issued2020-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19247-
dc.description.abstractThe present work is bibliographic research of the state of the art type and brings considerations regarding the tendencies of teaching by investigation according to the publications of the second Encontro de Ensino de Ciências por Inverstigação held in 2020. Research Teaching, which is a teaching alternative based on epistemic practices that approach scientific culture to legitimize significant knowledge in the learning process. The corpus used was 80 papers that were previously screened for the first descriptions. Among the established criteria are the region and institution of origin; thematic focus; target Audience; main products and/or results; main terms used; domains of Duschl, among others that serve to produce a critical balance on academic production within the theme "Investigative Teaching in Biology". The results show that there is a strong regional trend, demonstrating the hegemony of the Southeast region; and focus on developing practices for basic education, which, is believed to be a positive factor for the development of Brazilian education, mainly because this initiative is mostly developed by public institutions. Among the domains, all of them were identified in almost all publications. The analyzed data demonstrate the importance of events in the dissemination of scientific knowledge for the development of teaching by research, mainly because it brings a framework of research at the national level since all regions participate in this type of event. Thus, an analysis made, stands out for its instructive character for future research in the area, describing and characterizing the framework of Teaching by Research, according to EnECI 2020.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2021-01-30T15:10:55Z No. of bitstreams: 1 NOS30012021.pdf: 897734 bytes, checksum: 874fb73a706915b304a827f1dbb61f64 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-01-30T15:10:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NOS30012021.pdf: 897734 bytes, checksum: 874fb73a706915b304a827f1dbb61f64 (MD5) Previous issue date: 2020-12-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectProdução acadêmicapt_BR
dc.subjectCaracterística do ensino por investigaçãopt_BR
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.titleTendências para o ensino de biologia por investigação: analisando as publicações do Segundo Encontro de Ensino de Ciências por Investigação (2° ENECI)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Marsílvio Gonçalves-
dc.description.resumoO presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo estado da arte e traz considerações a respeito das tendências do ensino por investigação segundo as publicações do segundo Encontro de Ensino de Ciências por Investigação realizado no ano de 2020. O Ensino por Investigação que é uma alternativa de ensino a partir de práticas epistêmicas que se aproxima da cultura científica para legitimar o conhecimento significativo no processo de aprendizagem. O corpus da utilizado foi de 80 trabalhos que passaram por uma triagem prévia para as primeiras descrições. Dentre os critérios estabelecidos estão a região e instituição de origem; foco temático; público-alvo; principais produtos e/ou resultados; principais termos utilizados; domínios de Duschl, entre outros que servem para produzir um balanço crítico sobre a produção acadêmica dentro da temática “Ensino Investigativo na Biologia”. Os resultados apontam que há forte tendência regional, demonstrando a hegemonia da região Sudeste; e foco no desenvolvimento de práticas para o ensino básico, o que, acredita-se ser um fator positivo para o desenvolvimento da educação brasileira, principalmente por esta iniciativa ser, majoritariamente, desenvolvidas por instituições de caráter Público. Dentre os domínios, todos eles foram identificados em quase todas as publicações. Os dados analisados demonstram a importância dos eventos na disseminação do conhecimento científico para o desenvolvimento do ensino por investigação, principalmente por trazer um quadro da pesquisa no âmbito nacional, visto que todas as regiões participam deste tipo de evento. Desta maneira, a análise feita, destaca-se por seu caráter instrutivo para futuras pesquisas na área, descrevendo e caracterizando o quadro do Ensino por Investigação, segundo o EnECI 2020.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NOS30012021.pdf876,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.