Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19249
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Josivan da Silva-
dc.date.accessioned2021-01-30T16:12:39Z-
dc.date.available2021-01-30-
dc.date.available2021-01-30T16:12:39Z-
dc.date.issued2020-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19249-
dc.description.abstractThe present work aimed to evaluate and reflect the teaching and learning processes of Mathematics in Elementary School II according to the pedagogical practices of contextualizing the contents in the students' daily lives aiming at the most significant learning. The realization of this work through bibliographic research provided a reflection on the teaching of Mathematics in Elementary School II and the learning of students according to the methodologies adopted by teachers. The construction of knowledge requires the adoption of teaching methodologies that provide the teaching of Mathematics so that students learn more easily the concepts and applications in their daily lives. In this bibliographic research work, we evaluate the use of mathematical educational games as resources that facilitate learning and that allow, through teaching actions for the innovation and contextualization of Mathematics, the label that “Mathematics is difficult to learn” is changed with the adoption of pedagogical practices innovative.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2021-01-30T16:12:39Z No. of bitstreams: 1 JSR30012021.pdf: 1320573 bytes, checksum: 0acc55d4d03df1c7ee4dcfa75600652c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-01-30T16:12:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JSR30012021.pdf: 1320573 bytes, checksum: 0acc55d4d03df1c7ee4dcfa75600652c (MD5) Previous issue date: 2020-12-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMetodologias de ensino em matemáticapt_BR
dc.subjectMétodos de estudo da educaçãopt_BR
dc.subjectAtividades lúdicaspt_BR
dc.subjectJogos educativos - Matemáticapt_BR
dc.titleEnsinar e aprender matemática no Ensino Fundamental IIpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Assis , José Gomes de-
dc.contributor.advisor-co1Costa Neto, Oswaldo Evaristo da-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo avaliar e refletir os processos de ensinar e aprender Matemática no Ensino Fundamental II segundo as práticas pedagógicas da contextualização dos conteúdos no cotidiano dos alunos objetivando a aprendizagem mais significativa. A realização deste trabalho por meio de pesquisas bibliográficas proporcionou uma reflexão do ensino da Matemática no Ensino Fundamental II e a aprendizagem dos alunos segundo as metodologias adotadas pelos professores. A construção do conhecimento exige a adoção de metodologias de ensino que proporcionem o ensino da Matemática de maneira que os alunos aprendam com mais facilidades os conceitos e aplicações no dia a dia. Neste trabalho de pesquisa bibliográfica avaliamos a utilização de jogos educativos matemáticos como recursos facilitadores da aprendizagem e que permitam através das ações docentes para a inovação e contextualização da Matemática, o rótulo de que “Matemática é difícil de aprender” deve ser um desafio a superar com adoção de práticas pedagógicas inovadoras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JSR30012021.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.