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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19267
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Santos, Fernanda Mara Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-05T15:35:09Z | - |
dc.date.available | 2021-02-03 | - |
dc.date.available | 2021-02-05T15:35:09Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-06 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19267 | - |
dc.description.abstract | The present work is a reflection and analysis of the performance “Dona Maria do Doce” created by me and developed in a group by the members of Gira Contos Storytellers between the years 2012 to 2018. This initiative was developed throughout my academic trajectory and professional with the social movements of Blacks, traditional communities, formal and non-formal education environments in the state of Paraíba. Using bibliographic research to develop the arguments that guide the experiences reported in this work, I rely on the works and publications of black intellectuals who defend Afrocentric thinking as an epistemological approach. In order to contribute to the academic production about studies in the performing arts, I present this work as a result of an emancipatory creative process, transforming art and education taking into account my experiences as an artist, student / educator and black woman. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2021-02-05T15:35:09Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FMFS03022021.pdf: 3110889 bytes, checksum: 622ccb03442ef372ed2d30b1dbfc89b4 (MD5) | en |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Artes Cênicas | pt_BR |
dc.subject | Arte e Educação | pt_BR |
dc.subject | Contação de histórias - Cultura Africana | pt_BR |
dc.subject | Performance | pt_BR |
dc.subject | Afrocentricidade | pt_BR |
dc.title | Gira Contos: arte afrocentrada na performance Dona Maria do Doce | pt_BR |
dc.title.alternative | Gira Contos: afrocentric art in the performance Dona Maria do Doce | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Victor Hugo Neves de | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho é uma reflexão e análise da performance “Dona Maria do Doce” criada por mim e desenvolvida em grupo pelos integrantes do Gira Contos Contadores de Histórias entre os anos de 2012 até 2018. Tal iniciativa foi desenvolvida ao longo de minha trajetória acadêmica e profissional junto aos movimentos sociais de Negros (as), comunidades tradicionais, ambientes de educação formais e não formais no estado da Paraíba. Utillizando-me da pesquisa bibliográfica para desenvolver os argumentos que norteiam as experiências relatadas neste trabalho, apoio-me nas obras e publicações de intelectuais negras(os) que defendem o pensamento Afrocentrado enquanto abordagem epistemológica. No intuito de contribuir para a produção acadêmica acerca dos estudos em artes cênicas, apresento o referido trabalho como resultado de um processo criativo emancipatório, transformador em arte e educação levando em consideração minhas vivências enquanto artista, estudante/educadora e mulher negra. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Artes Cênicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.relation.references | ASANTE, Molefi Kete. Afrocentricidade: notas sobre uma posição disciplinar. In: NASCIMENTO, Elisa Larkin [org.]. Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora.Sankofa 4. São Paulo: Selo Negro. 2009, pág.93-110 BRASIL, MEC. Base Nacional Comum Curricular. Encontrado em <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site. pdf.>, Visualizado em: 14 de janeiro de 2020. BRASIL. MEC. SEPPIR. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana,Brasília: MEC/SEPPIR, 2004. BRASIL. MEC, SECAD. Educação antirracista: caminhos abertos pela Lei Federal nº.10.639/03. Brasília: MEC/SECAD, 2005. BORDIEU, Pierre. A Ilusão biográfica. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína [orgs]. Usos e abusos da História Oral. 8ª Ed. Fundação Getulio Vargas. 2006. pág. 183-191. CARNEIRO, Wynne Borges. Artevismo Negro a resistência dos sujeitos subalternos. 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dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Teatro (Licenciatura) |
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