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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19268
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Romário da Silva-
dc.date.accessioned2021-02-05T17:19:37Z-
dc.date.available2021-01-29-
dc.date.available2021-02-05T17:19:37Z-
dc.date.issued2020-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19268-
dc.description.abstractO presente trabalho veio discutir as implicações que os jogos lúdicos promoveram nas habilidades dos alunos do ensino médio da Escola Cidadã Integral de Ensino Fundamental e Médio Augusto de Almeida do município de Pirpirituba, no Estado da Paraíba. Inicialmente realizamos um levantamento bibliográfico, acostado com os estudos de Mesquita Filho (2004), Gonsalves (2003), Lima (2009), Guará (2006), Costa (2001), Leite (2019), Silva (2016), D’ Ambrósio (2012), Pontes (2018), Kishimoto (2011), De Paulo (2017), Antunes (2011), dentre outros autores no sentido de embasarmos nossa pesquisa e, em seguida passamos a fazer intervenções na referida unidade de ensino. Por conta da pandemia da Covid19, a metodologia da pesquisa consistiu na coleta de dados através de bibliografias sobre o tema e aplicação de questionário online para dezenove docentes de escolas cidadãs integrais/técnicas da 2ª Gerência Regional de Educação da Paraíba. A interpretação e tratamento dos dados deu-se através de abordagem qualitativa, através de estatística descritiva simples com uso de gráficos e, qualitativa por meio da análise do discurso dos principais entrevistados. Os principais resultados das entrevistas foram os seguintes: A maioria dos professores aprova a proposta pedagógica do ensino médio integral implementado na Paraíba, de modo especial tem uma melhoria significativa nos índices avaliativos, por outro lado, questionam a falta de condições físicas e carga horária exaustiva. Em síntese, este trabalho tornase relevante por fazer uma abordagem sobre os jogos, os quais têm a função de colocar de forma prática quando bem planejados em conjunto do professor, conjuntamente com o suporte da coordenação pedagógica, há um estímulo ao desenvolvimento do raciocínio lógico e da concentração.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2021-02-05T17:19:37Z No. of bitstreams: 1 RSG29012021.pdf: 846700 bytes, checksum: c6241e3a4dee9ba90776f06049d32e19 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-05T17:19:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RSG29012021.pdf: 846700 bytes, checksum: c6241e3a4dee9ba90776f06049d32e19 (MD5) Previous issue date: 2020-12-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectJogos matemáticospt_BR
dc.subjectRaciocínio lógicopt_BR
dc.titleA influência dos jogos no aprimoramento das habilidades matemáticas em alunos do ensino médio: um estudo de caso nas Escolas Cidadãs Integrais da região do brejo paraibanopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Duarte Filho , Jorge Costa-
dc.contributor.advisor-co1Costa Neto, Oswaldo Evaristo da-
dc.description.resumoO presente trabalho veio discutir as implicações que os jogos lúdicos promoveram nas habilidades dos alunos do ensino médio da Escola Cidadã Integral de Ensino Fundamental e Médio Augusto de Almeida do município de Pirpirituba, no Estado da Paraíba. Inicialmente realizamos um levantamento bibliográfico, acostado com os estudos de Mesquita Filho (2004), Gonsalves (2003), Lima (2009), Guará (2006), Costa (2001), Leite (2019), Silva (2016), D’ Ambrósio (2012), Pontes (2018), Kishimoto (2011), De Paulo (2017), Antunes (2011), dentre outros autores no sentido de embasarmos nossa pesquisa e, em seguida passamos a fazer intervenções na referida unidade de ensino. Por conta da pandemia da Covid19, a metodologia da pesquisa consistiu na coleta de dados através de bibliografias sobre o tema e aplicação de questionário online para dezenove docentes de escolas cidadãs integrais/técnicas da 2ª Gerência Regional de Educação da Paraíba. A interpretação e tratamento dos dados deu-se através de abordagem qualitativa, através de estatística descritiva simples com uso de gráficos e, qualitativa por meio da análise do discurso dos principais entrevistados. Os principais resultados das entrevistas foram os seguintes: A maioria dos professores aprova a proposta pedagógica do ensino médio integral implementado na Paraíba, de modo especial tem uma melhoria significativa nos índices avaliativos, por outro lado, questionam a falta de condições físicas e carga horária exaustiva. Em síntese, este trabalho tornase relevante por fazer uma abordagem sobre os jogos, os quais têm a função de colocar de forma prática quando bem planejados em conjunto do professor, conjuntamente com o suporte da coordenação pedagógica, há um estímulo ao desenvolvimento do raciocínio lógico e da concentração.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

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