Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19314
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Efraim Leite de-
dc.date.accessioned2021-02-08T01:21:47Z-
dc.date.available2019-10-08-
dc.date.available2021-02-08T01:21:47Z-
dc.date.issued2019-07-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19314-
dc.description.abstractThis paper discusses the phenomenon of expansion/democratization of Brazilian higher education between 2003 and 2010. The objective is to understand the consequences of this phenomenon in the municipality of Santana de Mangueira-PB. This is an eminently qualitative research, with simultaneous use of quantitative resources. The precepts of the case study were applied to deepen the understanding of access to education in the researched region. Higher education is considered democratic, whose access opportunities are equal for all and the university population adequately portrays the diversity of society. An analysis of the current context of higher education, the reasons for democratizing it, its origins and elitist character, the university reform of 1968 and the consequences of public policies for democratization of access, mainly of the REUNI, of the PROUNI and the FIES. To answer the research problem, we discussed the educational data of the municipality of Santana de Mangueira-PB from the last two demographic censuses, 2000 and 2010. Although in an unfavorable context, marked by poverty, social inequality and low levels of schooling, democratisation policies have significantly increased access to higher education. In relation to people aged 25 years or over, the level of education of the population progressed from only 3 people with more than 15 years of study, in the year 2000, for expressive 101 people with complete superior, in 2010.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by João Henrique Costa (henrique@biblioteca.ufpb.br) on 2021-01-11T21:58:57Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EfraimLeiteDeLima_Dissert.pdf: 2120809 bytes, checksum: d364a21706571e5452da98708323f92c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-02-08T01:21:47Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EfraimLeiteDeLima_Dissert.pdf: 2120809 bytes, checksum: d364a21706571e5452da98708323f92c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-08T01:21:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EfraimLeiteDeLima_Dissert.pdf: 2120809 bytes, checksum: d364a21706571e5452da98708323f92c (MD5) Previous issue date: 2019-07-31en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.subjectIgualdade distributiva das oportunidadespt_BR
dc.subjectDemocratização do acesso ao ensino superiorpt_BR
dc.subjectRight to educationpt_BR
dc.subjectDistributive equality of opportunitiespt_BR
dc.subjectDemocratization of access to higher educationpt_BR
dc.titleDemocratização do ensino superior: o que nos diz o caso de Santana de Mangueira – PB?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Calaça, Suelidia Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9270682218307104pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6939282525703320pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho aborda o fenômeno da expansão/democratização do ensino superior brasileiro entre 2003 e 2010. Objetiva-se compreender quais os desdobramentos desse fenômeno no município de Santana de Mangueira – PB. Trata-se de uma pesquisa eminentemente qualitativa, com utilização simultânea de recursos quantitativos. Aplicou-se os preceitos do estudo de caso para aprofundar a compreensão do acesso à educação na região pesquisada. Considera-se democrático o ensino superior cujas oportunidades de acesso são iguais para todos e a população universitária retrata adequadamente a diversidade da sociedade. Fez-se uma análise do contexto atual do ensino superior, das razões para democratiza-lo, de suas origens e caráter elitista, da Reforma Universitária de 1968 e dos desdobramentos das políticas públicas de democratização do acesso, principalmente do REUNI, do PROUNI e do FIES. Para responder ao problema da pesquisa, discutiu-se os dados educacionais do município de Santana de Mangueira – PB a partir dos dois últimos Censos Demográficos, de 2000 e 2010. Embora num contexto desfavorável, marcado pela pobreza, pela desigualdade social e por baixos índices de escolaridade, as políticas de democratização ampliaram significativamente o acesso à educação superior. Em relação às pessoas com 25 anos ou mais de idade, o nível de instrução da população progrediu de apenas 3 pessoas com mais de 15 anos de estudos, no ano 2000, para expressivas 101 pessoas com superior completo, em 2010.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCidadania e Direitos Humanospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EfraimLeiteDeLima_Dissert.pdf2,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons