Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1933
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Vanessa de Menêses-
dc.date.accessioned2017-09-04T18:04:06Z-
dc.date.available2017-05-30-
dc.date.available2017-09-04T18:04:06Z-
dc.date.issued2017-05-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1933-
dc.description.abstractThis work was based on the Prospect Theory (KAHNEMAN; TVERSKY, 1979), from the perspective of the heuristic of the herd effect, and its general objective was to investigate the relationship between the subprime crisis, news publishing and company size with The behavior of the 100 companies with the highest trading volumes listed in [B]3 Brazil Stock Exchange Counter, in the period from 2007 to 2016. In order to achieve this, it was used, as a methodology, initially, to identify the presence of the The cross-Sectional Absolute Deviation of Returns (CSAD) model, proposed by Chang, Cheng and Khorana (2004), was taken as a basis. The relationships among the variables were analyzed by regression of the panel data model with fixed effects and robust standard errors. In addition, the Variance Inflation Factor (VIF) and the tolerance value (1/VIF) were tested for multicollinearity; The Wooldridge autocorrelation; And those of White and Breusch Pagan heteroscedasticity. In general, the results found indicated a positive relationship between the herd behavior and the subprime crisis and the publication of good news, however, revealed a negative relation with the size of the company. For the variable Bad News the results did not show statistical significance (p-value> 0.26), so the hypothesis of a negative relationship between the herd effect and the bad news (H3) was rejected. Therefore, investors are influenced by the positive news about companies, and this tends to generate in them an investment behavior similar to that presented by the larger groups of investors, that is, the herd effect.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Silva (andredomingoss@outlook.com) on 2017-09-04T18:04:06Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) VMS04092017.pdf: 1754027 bytes, checksum: a50072cbaded1a0c0639bf1aae86fd10 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-04T18:04:06Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) VMS04092017.pdf: 1754027 bytes, checksum: a50072cbaded1a0c0639bf1aae86fd10 (MD5) Previous issue date: 2017-05-15en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectFinanças comportamentaispt_BR
dc.subjectHeurística do comportamento manadapt_BR
dc.subjectMercado financeiropt_BR
dc.subjectTeoria do prospectopt_BR
dc.titleFinanças comportamentais: análise dos fatores do efeito manada em empresas listadas na [B]3- Brasil Bolsa Balcãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lucena, Wenner Glaucio Lopes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760764Y1pt_BR
dc.contributor.referee1Girão, Luíz Felipe de Araújo Pontes-
dc.contributor.referee2Garcia, Inajá Allane Santos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8412050P6pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho baseou-se na Teoria do Prospecto (KAHNEMAN; TVERSKY, 1979), sob a ótica da heurística do efeito manada, e teve como objetivo geral investigar a relação entre a crise do subprime, a publicação de notícias e o tamanho da empresa com o comportamento manada nas 100 (cem) companhias com os maiores volumes de negociações listadas na [B]3- Brasil Bolsa Balcão, no período de 2007 a 2016. A fim de alcança-lo, foi utilizada, como metodologia, inicialmente, para a identificação da presença do efeito manada, tomou-se como base o modelo de Cross-Sectional Absolute Deviation of Returns (CSAD), proposto por Chang, Cheng e Khorana (2004). As relações entre as variáveis foram analisadas por meio da regressão do modelo de dados em painel com efeitos fixos e erros padrão robustos. Outrossim, realizou-se os testes de multicolinearidade do Fator de Inflação da Variância (VIF) e do valor de tolerância (1/VIF); o de autocorrelação de Wooldridge; e os de heterocedasticidade de White e de Breusch Pagan. De maneira geral, os resultados encontrados indicaram a existência de relação positiva entre o comportamento1 manada e a crise do subprime e a publicação de notícias boas, entretanto, revelou uma relação negativa com o tamanho da empresa. Para a variável Notícias Ruins os resultados não demonstraram significância estatística (p-valor > 0,26), por isso, a hipótese de existência de relação negativa entre o efeito manada e a publicação de notícias ruins (H3) foi rejeitada. Diante disso, entende-se que os investidores são influenciados pelas notícias positivas referentes as empresas, e isto tende a gerar neles um comportamento de investimento semelhante ao apresentado pelos grupos maiores de investidores, ou seja, o efeito manada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VMS04092017.pdf1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons