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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19345
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Anderson Rufino dos Santos-
dc.date.accessioned2021-02-09T19:18:31Z-
dc.date.available2019-10-14-
dc.date.available2021-02-09T19:18:31Z-
dc.date.issued2019-08-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19345-
dc.description.abstractThe present work describes the operation of a computational approach that, through the use of exact and heuristic methods, performs the construction of melodic fragments, which are represented, more speci cally, by guitar licks. This type of application is part of the eld of Algorithmic Composition, which is the creation of music with the aid of algorithms. For this purpose, a database of smaller melodic fragments entitled \sublicks" is used. These fragments are the most elemental portion of a guitar lick, which is the musical notes. Given this, a set of rules are established to score transitions between sublicks, so we can determine a cost matrix to assist in their concatenation, resulting in a complete lick. Such concatenation is performed by a mathematical model, which still takes into account certain inputs, such as the amount of musical notes and guitar techniques to be used in the construction of lick. Additionally, a probabilistic Markov Chain-based model was necessary to construct a di erent type of lick, called a turnaround lick, due to its peculiar characteristics. To validate a proposed tool, melodies resulting from it were subjected to human evaluation with a selected group of 60 people with di erent levels of musical knowledge. Overall, the results suggested that there was a good acceptance by the listeners, noting the pleasantness of listening to these melodies.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Anna Regina Ribeiro (anna@biblioteca.ufpb.br) on 2021-01-13T02:39:54Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AndersonRufinoDosSantosSilva_Dissert.pdf: 3678903 bytes, checksum: cdfb9fc47ea2168aa831ea2d091fe50c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-02-09T19:18:31Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AndersonRufinoDosSantosSilva_Dissert.pdf: 3678903 bytes, checksum: cdfb9fc47ea2168aa831ea2d091fe50c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-09T19:18:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AndersonRufinoDosSantosSilva_Dissert.pdf: 3678903 bytes, checksum: cdfb9fc47ea2168aa831ea2d091fe50c (MD5) Previous issue date: 2019-08-30en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectComposição algorítmicapt_BR
dc.subjectSolos de guitarrapt_BR
dc.subjectOtimizaçãopt_BR
dc.subjectCadeias de Markovpt_BR
dc.subjectAlgorithm compositionpt_BR
dc.subjectGuitar solospt_BR
dc.subjectOptimizationpt_BR
dc.subjectMarkov Chainspt_BR
dc.titleUma abordagem baseada em otimização para geração de licks guitarrapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Subramanian, Anand-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2752210156480636pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7021979153502704pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho descreve o funcionamento de uma abordagem computacional que, mediante o uso de métodos exatos e heurísticos, realiza a construção de fragmentos melódicos, os quais são representados, mais especificamente, através de licks de guitarra. Este tipo de aplicação integra-se no campo da Composição Algorítmica, que e a criação de música com o auxílio de algoritmos. Para tal feito, um banco de fragmentos melódicos menores intitulados sublicks e utilizado. Estes fragmentos equivalem a porção mais elementar de um lick de guitarra, que são as notas musicais. Diante disso, um conjunto de regras são estabelecidas para pontuar transições entre os sublicks, e assim, podemos determinar uma matriz de custo para auxilar na concatenação dos mesmos, resultando em um lick completo. Tal concatenação e realizada por um modelo matemático, que ainda leva em conta determinadas entradas, como por exemplo, quantidade de notas musicais e técnicas de guitarra a serem utilizadas na construção do lick. Adicionalmente, um modelo probabilístico baseado em Cadeias de Markov fez-se necessário na construção de um tipo diferente de lick, chamado de lick turnaround, devido as suas características peculiares. Para validar a ferramenta proposta, melodias resultantes da mesma foram submetidas a uma avaliação humana com um grupo seleto de 60 pessoas com diferentes n veis de conhecimento musical. De forma geral, os resultados sugerem que houve uma boa aceitação por parte dos ouvintes, constatando a agradabilidade de se ouvir estas melodias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInformáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Informática

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