Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19354
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Daniel Marcus dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-10T12:05:06Z | - |
dc.date.available | 2021-02-10 | - |
dc.date.available | 2021-02-10T12:05:06Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-01 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19354 | - |
dc.description.abstract | The present work has as object of study the Rubik's cube (or magic cube) with emphasis on the benefits brought by its use in the school environment, thus exploring the use for teaching some mathematics subjects in Elementary School. In this work a brief history of the Rubik's Cube will be presented, as it emerged and became one of the most famous puzzles in the world. In order to provide support to students in solving the Rubik's cube, some videos were also made available with one of the methods for solving the magic cube, the “layer method”. The methods used in this research were bibliographic research, with a qualitative approach, of an exploratory type, in which information was sought in books, articles, dissertations, theses and on the Web, among others. We also use field research. However, the COVID-19 pandemic greatly affected field research. We base our work on the ideas of Gervázio (2017, p. 44 apud MICOTTI, 1999), Moya (2015) and Dijoli (2017). | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2021-02-10T12:05:06Z No. of bitstreams: 1 DMS10022021.pdf: 1800945 bytes, checksum: 5d5842b4c1949fd409352766c462c2ed (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-02-10T12:05:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DMS10022021.pdf: 1800945 bytes, checksum: 5d5842b4c1949fd409352766c462c2ed (MD5) Previous issue date: 2021-02-01 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Jogos e recreações matemáticas | pt_BR |
dc.subject | Cubo de Rubik | pt_BR |
dc.subject | Cubo mágico | pt_BR |
dc.title | Cubo de Rubik com ênfase no ambiente escolar | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Arancibia, Jacqueline Fabiola Rojas | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objeto de estudo o cubo de Rubik (ou cubo mágico) com ênfase nos benefícios trazidos pela sua utilização no ambiente escolar, assim explorar a utilização para o ensino de alguns assuntos de matemática no Ensino Fundamental. Neste trabalho será apresentado um breve histórico do Cubo de Rubik, como surgiu e se tornou um dos quebra-cabeças mais famosos do mundo. Com o intuito fornecer apoio aos alunos na resolução do cubo de Rubik, também foram disponibilizados alguns vídeos em com um dos métodos para resolução do cubo mágico, o “método das camadas”. Os métodos utilizados nessa pesquisa foram a pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, do tipo exploratória, em que foram buscadas informações em livros, artigos, dissertações, teses e na Web entre outros. Também utilizamos a pesquisa de campo. Entretanto, a pandemia da COVID-19 afetou bastante a pesquisa de campo. Fundamentamos nosso trabalho nas ideias de Gervázio (2017, p. 44 apud MICOTTI, 1999), Moya (2015) e Dijoli (2017). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (EAD coleção) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DMS10022021.pdf | 1,76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.