Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19356
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Wellington Oliveira de-
dc.date.accessioned2021-02-10T12:08:11Z-
dc.date.available2021-01-13-
dc.date.available2021-02-10T12:08:11Z-
dc.date.issued2017-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19356-
dc.description.abstractThe dissertation discusses the teaching performance of Pedro Américo de Figueiredo e Mello, artist of the second half of the XIX, in one of the official institutions the Empire, the Imperial Academy of Fine Arts. The Academy, together with the IHGB, Pedro II College, among other institutions, was part of a broad political project that emanated from the Court, responsible for the elaboration of a National Identity and the construction of the idea of a Nation. Beginning with the Pedreira Reform (1855), Porto Alegre as one of the idealizers, AIBA sought to consolidate itself as a major institution of the arts in the Empire, as well as to elaborate a Brazilian school. For this project, the institution sought a particular teaching profile, formed mainly by artists formed by it, endowed with a habitus, which for Bourdieu (1983) is a set of knowledges and dispositions that are incorporated by the subjects in a process of socialization. Pedro Americo, a recent graduate of the AIBA and former Emperor's pensioner in Europe, in 1864, fit this desired profile, for he was imbued with the ideals of the 1855 Reform project, endowing the capacity in continuity with his objectives: an artistic field. The study's scope extends from the contest of Pedro Américo to the Imperial Academy in 1864, to the time that the painter was absent from the institution in the 1880s. The research is based on a vast set of sources, formed by the laws and decrees of the imperial period, the Carioca newspaper Correio Mercantil, in the Discourses (1888) by Pedro Américo. And in the collection of AIBA, which is D. João VI Museum, in Rio de Janeiro, which has correspondences, official documents important for understanding the functioning of said institution.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Mesquita (larissa@biblioteca.ufpb.br) on 2021-01-13T18:12:03Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WellingtonOliveiraDeSousa_Dissert.pdf: 1870695 bytes, checksum: d48b3722b779518315e8c24a60237852 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-02-10T12:08:11Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WellingtonOliveiraDeSousa_Dissert.pdf: 1870695 bytes, checksum: d48b3722b779518315e8c24a60237852 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-10T12:08:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WellingtonOliveiraDeSousa_Dissert.pdf: 1870695 bytes, checksum: d48b3722b779518315e8c24a60237852 (MD5) Previous issue date: 2017-08-31en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCampo artísticopt_BR
dc.subjectProfissão docentept_BR
dc.subjectPedro Américopt_BR
dc.subjectHistória do Brasilpt_BR
dc.subjectArtistic fieldpt_BR
dc.subjectTeaching professionpt_BR
dc.subjectHistory of Brazilpt_BR
dc.titleA construção de um campo artístico: a atuação docente de Pedro Américo na Academia Imperial de Belas Artespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Bueno, João Batista Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6943428946275470pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4025754920307400pt_BR
dc.description.resumoA dissertação discute a atuação docente de Pedro Américo de Figueiredo e Mello, artista da segunda metade do século XIX, numa das instituições oficiais o Império, a Academia Imperial de Belas Artes. A Academia, conjuntamente com o IHGB, o Colégio Pedro II, entre outras instituições, fazia parte de um amplo projeto político que emanava da Corte, responsável pela elaboração de uma Identidade Nacional e a construção da ideia de Nação. A partir da Reforma Pedreira (1855), tendo Porto-Alegre como um dos idealizadores, AIBA buscou se consolidar como instituição maior das artes no Império, bem como elaborar uma escola brasileira. Para tal empreendimento, a instituição almejava um perfil docente particular, formado por artistas egressos, dotados de um habitus, que para Bourdieu (1983) é um conjunto de saberes e disposições que são incorporadas pelos sujeitos num processo de socialização. Pedro Américo, recém-formado pela AIBA e ex pensionista do Imperador na Europa, em 1864, se encaixava neste perfil almejado, pois estava imbuído dos ideais do projeto elaborado pela Reforma de 1855, dotando da capacidade em continuidade aos seus objetivos: a formação de um campo artístico. O recorte do estudo se estende do concurso de Pedro Américo para a Academia Imperial, em 1864, até o momento em que o referido pintor se ausenta da instituição na década de 1880. A pesquisa baseia-se em um vasto conjunto de fontes, formado pelas leis e decretos do período imperial, o jornal carioca Correio Mercantil, nos Discursos (1888) de Pedro Américo. E no o acervo da AIBA, que se encontra Museu D. João VI, no Rio de Janeiro, o qual possui correspondências, documentos oficiais importantes para a compreensão do funcionamento da referida instituição.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentHistóriapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WellingtonOliveiraDeSousa_Dissert.pdf1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons