Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19361
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Sousa, Izabella Raiane Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-10T16:32:57Z | - |
dc.date.available | 2021-02-09 | - |
dc.date.available | 2021-02-10T16:32:57Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-13 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19361 | - |
dc.description.abstract | This work has as main focus to discuss about teaching accordion in the context of music education at a distance, online, trying to understand how this teaching process happens. In order to understand more about this subject, we have as a guiding question in the following research problem: How to develop the pedagogical practice of two teachers in virtual accordion classes? Thus, we obtained as a general objective: to understand as pedagogical practice of two accordion teachers in their virtual classes. The specific objectives were also: to discuss online music education concepts based on different authors, to analyze the methodologies used for teaching accordion in their virtual classes, to verify the resources and materials used for teaching and practicing accordion in virtual classes. In addition to identifying the main potentialities and difficulties found in this online teaching process. Two case studies were carried out, comprising the pedagogical practice of two accordion teachers. For this, we performed the bibliographic research, collected the data through semi structured specifications and documentary research, and then the data were transcribed and dissipated. From those carried out in this work, we understand that cyberspace has been a relevant environment for students, teachers and musicians, providing dialogues, and fostering an accordionistic area. According to the interviewees, as classes take place through digital platforms, videoconferences and sharing of videos and study materials, with a focus on developing the student's autonomy in their music making and working on popular regional repertoires, creating pedagogical rules mediated by digital information and communication. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2021-02-10T16:32:57Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IRFS09022021.pdf: 2339462 bytes, checksum: 17aa8d2ceacfef9166eacce25300c85d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-02-10T16:32:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IRFS09022021.pdf: 2339462 bytes, checksum: 17aa8d2ceacfef9166eacce25300c85d (MD5) Previous issue date: 2020-12-13 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Música - Ensino | pt_BR |
dc.subject | Acordeom - Ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação musical | pt_BR |
dc.subject | Acordeom - Ensino virtual | pt_BR |
dc.title | Ensino de acordeom online: dois estudos de caso | pt_BR |
dc.title.alternative | Online accordion teaching: two case studies | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Garcia, Marcos da Rosa | - |
dc.description.resumo | Esse trabalho tem como foco principal discutir acerca do ensino de acordeom no contexto da educação musical a distância, online, buscando compreender como acontece esse processo de ensino. Para entendermos mais sobre esse assunto, tivemos como questão norteadora o seguinte problema de pesquisa: Como se desenvolve a prática pedagógica de dois professores nas aulas virtuais de acordeom? Assim, tivemos como objetivo geral: compreender como ocorre a prática pedagógica de dois professores de acordeom em suas aulas virtuais. Ainda foram como objetivos específicos: discutir concepções de educação musical a distância online com base em diferentes autores, analisar as metodologias utilizadas para o ensino de sanfona em suas aulas virtuais, verificar os recursos e materiais utilizados para o ensino e prática de sanfona nas aulas virtuais, além de identificar as principais potencialidades e dificuldades encontradas nesse processo de ensino online. Foram realizados dois estudos de caso, compreendendo a prática pedagógica de dois professores de acordeom. Para isto, realizamos a pesquisa bibliográfica, coletamos os dados através de entrevistas semiestruturadas e pesquisa documental, e em seguida os dados foram transcritos e analisados. A partir das discussões realizadas neste trabalho, entendemos que o ciberespaço tem sido um ambiente relevante para alunos, professores e músicos, proporcionando diálogos, e fomentando a área acordeonística. De acordo com os entrevistados, as aulas acontecem através de plataformas digitais, videoconferências e compartilhamento de vídeos e materiais de estudos, com o foco em desenvolver a autonomia do aluno em seu fazer musical e trabalhar repertórios populares regionais, criando estratégias pedagógicas mediadas por tecnologias digitais de informação e comunicação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação Musical | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.relation.references | ARAÚJO, José Magnaldo de Moura; BELTRAME, Juciane Araldi. As representações sociais de professores quanto ao ensino de música mediado por tecnologias. Revista NUPEART, v.19, n. 19, p. 165-183, 2018. BONI, Valdete; QUARESMA, Sílvia Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em ciências sociais. Em Tese, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 68-80, jan. 2005. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/18027>. Acesso em: 30 jun. 2020. BRESLER, Liora. Pesquisa qualitativa em educação musical: contextos, características e possibilidades. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 16, 7-16, mar. 2007. FEITOSA, Jemima de Moura Carvalho. Ensino coletivo de teclado: um estudo realizado na escola de música da IEADERN. 2012. 52 f. Monografia (Graduação) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012. GOHN, Daniel Marcondes. Um panorama da educação musical a distância. In: XVII Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM)., 2008, São Paulo. HORNBOSTEL, Erich Maria von; SACHIS, Curt. Systematik der Musikinstrumente: ein Versuch. In: Zeitschrift für Ethnologie, Ed. 46, 4-5: pp. 553-590. Berlin, 1914. MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Trabalho de campo: contexto de observação, interação e descoberta In: Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 27. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 61 - 77. PAIVA, Cláudio N. de, Uma experiência de ensino do acordeon na Escola de Música da UFRN. Monografia (Graduação em Música). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. PROFESSOR 1 (nome fictício). Entrevista concedida a Izabella Raiane Ferreira de Sousa via Google Meet. Arquivo de áudio e vídeo digital [mp4], duração 01:18:46, João Pessoa/PB, 28 set. 2020. PROFESSOR 2 (nome fictício). Entrevista concedida a Izabella Raiane Ferreira de Sousa via Google Meet. Arquivo de áudio e vídeo digital [mp4], duração 35:27:00, João Pessoa/PB, 29 set. 2020. RECUERO, Raquel. A conversação em rede: comunicação mediada pelo computador e redes sociais na internet. Porto Alegre, RS: Sulina, 2012. 238 p. Coleção Cibercultura. RIBEIRO, Giann Mendes. Educação musical a distância online: desafios contemporâneos. Revista da ABEM, Associação Brasileira de Educação Musical, Londrina, v. 21, n. 30, p. 35-48, jan.jun 2013. SÁ-SILVA, Jackson Ronie; ALMEIDA, Cristóvão Domingos de; GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História e Ciências Sociais, São Leopoldo, ano. I, v.I, jul. 2009. SESC. Departamento Nacional. Sotaque do fole. Rio de Janeiro, 2011. SILVA, André Luiz da. O universo da cultura nordestina nas letras musicais de Elino Julião. Revista Temática, João Pessoa, ano 7, n. 2, fevereiro, 2011 (p. 1-12). Disponível em <https://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/article/view/30350/16046>. Acesso em: 02out. 2020. WEISS, Douglas Rodrigo Bonfante; LOURO, Ana Lúcia de Marques e. A formação e atuação de professores de acordeom na interface de culturas populares e acadêmicas. Revista da ABEM, Associação Brasileira de Educação Musical, Londrina, v. 19, n. 26, p. 132-144, jul.dez 2011. WESTERMANN, Bruno. Sobre o ensino de instrumentos musicais a distância e a autonomia do aluno. In: I SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUANDOS EM MÚSICA, 1., 2010, Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro: SIMPOM, 2010. 148-156. YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2015. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICAL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Música (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IRFS09022021.pdf | 2,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons