Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19362
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Andiara Maria Moreira-
dc.date.accessioned2021-02-10T18:47:53Z-
dc.date.available2021-02-10-
dc.date.available2021-02-10T18:47:53Z-
dc.date.issued2020-12-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19362-
dc.description.abstractThe aim of this work is to present the vocais caractheristics of the sung choro. In order to accomplish that, I decided to approach them by making a digression not only into time but also into the ancestrais rhythms that gave rise to it. As it was instrumental, a sung way was paved for given such condition. After taking this pratice to the radio and record companies, a material of big technical challenges, served as a tool for teaching and learning the sung genre. The mentioned recordings were quite useful for this research, dueto the type of analysis made, through listening to selected performances which are called aural analysis. The research also has a study of three cases, where through a semi-structured interview, I was able to collect extremely important data, which could be used to answer my research problem: How is the voice characterized in the sung choro? By seeking to investigate how the contact with given genre took place in the lives of these singers, the technical challenges that this repertoire brought to their study practices, either formal or informal, and how the sung choro reflected in their professional lives individually and in a collective way. To conclude, the present research observed that the voice in choro is characterized by the ability to perform the following aspects: respiratory control, diction, articulation, agility, precise tuning, vocal emission and a good auditory perception.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2021-02-10T18:47:53Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AMMS10022021.pdf: 9211735 bytes, checksum: 36cda28b8c2909d2735e6cff7df02c50 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-10T18:47:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AMMS10022021.pdf: 9211735 bytes, checksum: 36cda28b8c2909d2735e6cff7df02c50 (MD5) Previous issue date: 2020-12-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMúsica - Ensinopt_BR
dc.subjectVoz - Estudo do choropt_BR
dc.subjectChoro cantadopt_BR
dc.subjectVoz - Choro - Interpretaçãopt_BR
dc.subjectChoro - Cantoraspt_BR
dc.subjectChoro - Aprendizagem musicalpt_BR
dc.titleChoro cantado:características interpretativas da voz no gêneropt_BR
dc.title.alternativeSinging cry: interpretative characteristics of the voice in the genrept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Villar, Maria Gabriella Cavalcante-
dc.description.resumoEste trabalho tem a intenção de apresentar características vocais no choro cantado. Para isso faço uma breve digressão no tempo e nos ritmos ancestrais que deram origem ao choro, e como, de uma maneira de se fazer instrumental, abriu-se caminho para fazê-lo de forma cantada. Após tal prática ser levada às rádios e gravadoras, um material de grandes desafios técnicos serviu de ferramenta para o ensino e aprendizagem do gênero cantado. Gravações essas, que para a presente pesquisa, foram de grande valor por conta do tipo de análise feita, por meio da escuta de algumas performances selecionadas, a qual chamamos de análise aural baseada em (CANAUD, 2016, p. 63). A pesquisa também conta com um estudo de três casos, em que por meio de uma entrevista semiestruturada pude coletar dados de extrema importância, que buscassem responder ao meu problema de pesquisa: Como se caracteriza a voz no choro cantado? Buscando investigar como se deu o contato com o gênero na vida dessas cantoras, os desafios técnicos que tal repertório trouxe para as suas práticas de estudo, seja ele formal ou informal, e como o choro cantado refletiu em suas vidas profissionais de maneira individual e de maneira coletiva. Diante disso, a presente pesquisa observou que a voz no choro é caracterizada pela destreza na execução dos seguintes aspectos: controle respiratório, dicção, sustentação, articulação, agilidade, afinação precisa, emissão vocal e uma boa percepção auditiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação Musicalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesBARBOSA, Celso de Castro. Elis Regina: Um diamante verdadeiro. Disponível em <http:/lblogeuadorohistoria.blogspot.com/2012/01/elis-regina>. Acesso em 24 jan.2021. DIAS, Mauro. "Diamante Verdadeiro", novo disco de Bethânia, chega às lojas amanhã. Disponível em: <https:/lwww.folhadelondrina.com.br/folha-2/diamante-verdadeiro-novo-disco-de-bet hania-chega-as-lojas-amanha-225504.htm>. Acesso em 24 de jan. 2021. DINIZ, André. Almanaque do choro: a história do chorinho, o que ouvir, o que ler, onde curtir. Rio de Janeiro: Zahar, 2003; História do choro, 2016, 1 vídeo (3min18s). Publicado pelo canal TV Unesp. Disponível em:<https:/lwww.youtube.com/watch?v=j5oBik3AinY&t=4s>. Acesso em: 1O ago. 2020. JUNIOR, Lourival. O violão e seus idiomatismos junto à música vocal. Simpom. Anais do V Simpom, 2018, p.742-752. LACORTE, Simone. Processos de aprendizagem de músicos populares: um estudo exploratório. Revista da ABEM, n°17, [p.29- 38], set, 2007. LIMA, Maria de Barros. Aprendizagem musical no canto popular em contexto informal e formal: perspectiva dos cantores no distrito federal, 2010. MACHADO, R. A voz na canção popular brasileira: um estudo sobre a vanguarda paulista. Campinas, SP: [s.n], 2007. MATOS, Cláudia Neiva de, MEDEIROS, Fernanda Teixeira de, OLIVEIRA, Leonardo. Palavra Cantada: Estudos Transdisciplinares. Ed. Uerj - Rio de Janeiro, 2014. NAPOLITANO, Marcos. História & Música: história cultural da música popular. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. NETZ, S. Uma introdução à pesquisa qualitativa. I Uwe Flick; trad. 2 ed - Porto Alegre: Bookman, 2004. O que é Narcisismo. Disponível em:<https:/lwww.significados.com.br/narcisismo>. Acesso em 24 de jan. 2021. PETERS, Ana Paula. O choro vive numa roda. Campinas, 2017, p. 1-9. PICCOLO, Adriana. Canto popular brasileiro: a caminho da escola, 2003, 101 pág., TCC, UFRJ- Centro de letras e artes Instituto Villa-Lobos. PICCOLO, Adriana. Canto Popular brasileiro e a sistematização de seu ensino. ANPPOM- Décimo Quinto Congresso, 2005, p.408-414. PODESTÁ, Nathan Tejada de. O autodidatismo na formação musical:revisão de conceitos e investigação de processos não-escolares de aprendizagem e desenvolvimento musical. 2013. 312 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/284627>. Acesso em: 24 nov.2020. REZENDE, Daniela. A voz e o choro: aspectos técnicos vocais e o repertório de choro cantado como ferramenta de estudo no canto popular./Daniela Rezende. - Olinda: Livro rápido, 2016. SANDRONI, Carlos. Feitiço decente: transformações do samba no Rio de Janeiro (1917 -1933), 2. Ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2012. SILVA, Fernando de Barros e. Bethânia compõe ..mapas afetivos.. do país em. Diamante Verdadeiro. Disponível em: <https:/lwww1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1911199936.htm>. Acesso em: 07 dez.2020. SOUZA, Willian. Distinções de gênero e estilo nas práticas de choro. Simpom. Anais do IV Simpom, 2016, p. 776-786. VENEZIANO, P. Transformações do choro no século XXI: estruturas, performances e improvisação. São Paulo: P.Valente, 2014.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Música (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMMS10022021.pdf9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons