Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19374
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Nicolle Sales da-
dc.date.accessioned2021-02-15T14:13:12Z-
dc.date.available2019-09-25-
dc.date.available2021-02-15T14:13:12Z-
dc.date.issued2019-09-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19374-
dc.description.abstractThe aims of this work is to analyze how a higher education institution (HEI) – Federal University of Paraiba (UFPB) - behaves on mechanisms of Public Governance by the light of the managerial public administration model based on Normative Instruction - IN MP / CGU No. 01/2016 as an investigation criterion of the governance model used by IFES. The theoretical framework is based on the concepts and paths of the Brazilian public administration in its process of identity construction and in the concepts of Public Governance, emphasizing its path through higher education. This research is characterized as a qualitative approach, collecting data through documentary and bibliographical study and field research, in the form of a case study. Interviews with managers involved in the governance process was also conducted to collect data. The analysis of the data have followed the guidelines of Content Analysis formulated by Laurence Bardin (1977). The results are presented by mapping the current stage of governance at UFPB and four categories of analysis emerging from the normative reference devices, IN MP / CGU No. 01/2016, reporting that in general UFPB demonstrates certain progress in the long term of establishing a public governance structure, but its system still does not atented the elements required by the normative as parameters of study in its several aspects, mainly lacking a formal structure, normatization, formalization, rule setting , as well as top management's encouragement for incorporating a governance culture. At the end, future actions were presented to improve Governance at the Federal University of Paraíba.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by João Henrique Costa (henrique@biblioteca.ufpb.br) on 2021-01-13T21:29:10Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) NicolleSalesDaCosta_Dissert.pdf: 2343911 bytes, checksum: a8b961760712f00da27911cba53a779e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-02-15T14:13:12Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) NicolleSalesDaCosta_Dissert.pdf: 2343911 bytes, checksum: a8b961760712f00da27911cba53a779e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-15T14:13:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) NicolleSalesDaCosta_Dissert.pdf: 2343911 bytes, checksum: a8b961760712f00da27911cba53a779e (MD5) Previous issue date: 2019-09-19en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGovernança públicapt_BR
dc.subjectAdministração gerencialpt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectPublic governancept_BR
dc.subjectManagementpt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.titleAdministração pública e governança: uma análise da Universidade Federal da Paraíba à luz da Instrução Normativa MP/CGU 01/2016pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Farias, Maria da Salete Barboza de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1756002185521454pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1415243088629458pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo analisar o comportamento de uma instituição federal de ensino superior (IFES) – a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em relação aos mecanismos de Governança Pública, no contexto da administração, à luz da Instrução Normativa (IN) Conjunta MP/CGU nº 01/2016 como critério de investigação do modelo de governança utilizado pela IFES. O referencial teórico está fundamentado nos conceitos e caminhos percorridos pela administração pública brasileira em seu processo de construção de identidade e nos conceitos de controle e Governança Pública, enfatizando seu percurso pela educação superior. Esta pesquisa se insere na abordagem qualitativa de natureza documental e aplicada. Para coleta de dados foram realizadas entrevistas com gestores envolvidos no processo de governança e analisados documentos referentes à temática a serem detalhados ao longo da pesquisa. A análise dos dados seguiu as orientações da Análise de Conteúdo formulada por Laurence Bardin (1977). Os resultados são apresentados através do mapeamento do estágio atual na UFPB em termos de governança e em quatro categorias de análise emergentes dos próprios dispositivos da IN Conjunta MP/CGU nº 01/2016. A análise de dados indicou que, de forma geral, UFPB demonstra certo progresso ao longo processo de instituição de uma estrutura de governança pública, contudo sua sistemática ainda não satisfaz os elementos exigidos pela normativa utilizada como parâmetro de estudo em suas diversas vertentes, carecendo principalmente de adequada estruturação, normatização, formalização, definição de responsabilidades, além de estímulo da alta administração para a incorporação de uma cultura de governança. Ao final, foram propostas ações futuras para aprimoramento da Governança no âmbito da Universidade Federal da Paraíba.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NicolleSalesDaCosta_Dissert.pdf2,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons