Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19377
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVieira, Maysa Morais da Silva-
dc.date.accessioned2021-02-15T14:41:26Z-
dc.date.available2018-12-27-
dc.date.available2021-02-15T14:41:26Z-
dc.date.issued2018-02-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19377-
dc.description.abstractRESUMÉ Le présent recherche aborde une étude des marques de la tradition e de la modernité littéraires dans la poésie du Mozambique, via les poèmes des livres Sangue Negro (2001) et Imaginar o poetizado (2006), respectivement de Noémia de Sousa et Sónia Sultuane. Dans ce recherche, nous proposons une analyse des aspects de la poésie de Noémia de Sousa qui se caractérise comme une représentante de la tradition poétique et du Projet Politique et Identitaire de la mozambicanité, et la production littéraire de Sónia Sultuane, auteur qui vit et écrit dans un contexte socio-politique diférent duquel a vécu Noémia de Sousa, et qui nous présente une tendance moderne de la littérature mozambicaine. Nous identifierons, les positions ocupées par les femmes mozambicaines, en cherchant à comprendre la place sociale d’où parlent les voix féminines, en attirant notre atention sur les possibles similitudes et différences des oeuvres de ces deux ecrivaines. Pour cela, nous utiliserons les référenciels théoriques qui abordent la théorie de l’analyse poétique, des études culturelles, de la littérature africaine d’auteur féminin et critique féministe.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by João Henrique Costa (henrique@biblioteca.ufpb.br) on 2021-01-13T21:43:58Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MaysaMoraisDaSilvaVieira_Dissert.pdf: 995522 bytes, checksum: 3ecdf47fe1d6f4d2b4681101ee7f0a0a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-02-15T14:41:26Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MaysaMoraisDaSilvaVieira_Dissert.pdf: 995522 bytes, checksum: 3ecdf47fe1d6f4d2b4681101ee7f0a0a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-15T14:41:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MaysaMoraisDaSilvaVieira_Dissert.pdf: 995522 bytes, checksum: 3ecdf47fe1d6f4d2b4681101ee7f0a0a (MD5) Previous issue date: 2018-02-26en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteratura moçambicanapt_BR
dc.subjectAutoria femininapt_BR
dc.subjectNoémia de Sousapt_BR
dc.subjectSónia Sultuanept_BR
dc.subjectLittérature mozambicainept_BR
dc.subjectAuteur fémininpt_BR
dc.titleOs percursos estéticos e ideológicos em Noémia de Sousa e Sónia Sultuane: uma análise do eu feminino na poesia moçambicanapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Freitas, Sávio Roberto Fonseca de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6320246955492429pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2031924594035900pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa versa sobre um estudo das marcas da tradição e da modernidade literárias na poesia de Moçambique, por meio dos poemas dos livros Sangue Negro (2001) e Imaginar o poetizado (2006), de Noémia de Sousa e Sónia Sultuane, respectivamente. Neste estudo, propomos uma análise dos aspectos da poesia de Noémia de Sousa que a caracteriza como representante da tradição poética e do Projeto Político e Identitário da moçambicanidade, e a produção literária de Sónia Sultuane, autora que vive e escreve em um contexto político-social diferente daquele vivenciado por Noémia de Sousa, e que nos apresenta um viés moderno da literatura de Moçambique. Identificaremos, ainda, as posições ocupadas pela mulher moçambicana, buscando entender o lugar social do qual as vozes femininas falam, atentandonos às possíveis similitudes e diferenças das obras poéticas dessas duas escritoras. Para isso, serão utilizados os referenciais teóricos que dão conta da teoria de análise poética, dos estudos culturais, da literatura africana de autoria feminina e da crítica feminista.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MaysaMoraisDaSilvaVieira_Dissert.pdf972,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons