Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19394Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Mendes, Flaudemir Sávio Sousa | - |
| dc.date.accessioned | 2021-02-15T19:00:59Z | - |
| dc.date.available | 2019-07-26 | - |
| dc.date.available | 2021-02-15T19:00:59Z | - |
| dc.date.issued | 2019-02-22 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19394 | - |
| dc.description.abstract | Reading³ (Cube reading) is a poetic equation between literature and the visual arts. Another proposal to read my artistic creation process. It is the record of the vestiges of the establishment / poietic of a work, which I have come to call "Tupi writing". I segmented this dissertation into 3 parts: Reading, Reading² and Reading³. In the first part I expose theoretical crossings that were arising from the construction of the work, interlacing academic voices. In the other, I offer a look from within the work, documenting its “acontecência” (happening, events in life... events continuous process such as the poetic instant), exposing the course of creation, as traces of that force, notes, reflections and things still unnameable. In the last part, I look from the outside, and present my dissertation, as an x-ray of this writing and its unfolding, concentrating more drawings, manuscripts and applications of the created work. The dissertation is the establishment of this field: poetic / poietic, in which everything culminates, is amalgamated in the maturation of my creation process and the narrative of this work | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by GILVANEDJA SILVA (gilvanedja@biblioteca.ufpb.br) on 2021-01-17T04:35:36Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FlaudemirSávioSousaMendes_Dissert.pdf: 16011661 bytes, checksum: 135587ae9a0cfd29dbf991cc3c2b95fd (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-02-15T19:00:59Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FlaudemirSávioSousaMendes_Dissert.pdf: 16011661 bytes, checksum: 135587ae9a0cfd29dbf991cc3c2b95fd (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-02-15T19:00:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FlaudemirSávioSousaMendes_Dissert.pdf: 16011661 bytes, checksum: 135587ae9a0cfd29dbf991cc3c2b95fd (MD5) Previous issue date: 2019-02-22 | en |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Artes visuais | pt_BR |
| dc.subject | Literatura | pt_BR |
| dc.subject | Poiética | pt_BR |
| dc.subject | Processo artístico | pt_BR |
| dc.subject | Escrita tupi | pt_BR |
| dc.subject | Visual arts | pt_BR |
| dc.subject | Literature | pt_BR |
| dc.subject | Poietic | pt_BR |
| dc.subject | Artistic process | pt_BR |
| dc.subject | Tupi writing | pt_BR |
| dc.title | LEITURA³ | pt_BR |
| dc.title.alternative | Leitura ao cubo | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Almeida, José Augusto Costa de | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2881202050160159 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5701616964518283 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Leitura³ (Leitura ao cubo) consiste numa equação poética entre literatura e artes visuais. Uma outra proposta de se ler o meu processo de criação artístico. É o registro dos vestígios da instauração/poiética de uma obra, que passei a chamar de “escrita tupi”. Segmentei esta dissertação em 3 partes: Leitura, Leitura² e Leitura³. Na primeira parte exponho atravessamentos teóricos que foram surgindo a partir da construção da obra, entrelaçando vozes acadêmicas. Na outra, ofereço um olhar de dentro da obra, documentando a sua ‘acontecência’, expondo o percurso de criação, como vestígios dessa força, anotações, reflexões e coisas ainda inomináveis. Na última parte, olho de fora, e apresento meu fazer dissertativo, como um raio-x dessa escrita e seus desdobramentos, concentrando mais desenhos, manuscritos e aplicações da obra criada. A dissertação é a instauração desse campo: poético/poiético, em que tudo culmina, se amalgama no amadurecimento do meu processo de criação e da narrativa desse fazer | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Artes Visuais | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| FlaudemirSávioSousaMendes_Dissert.pdf | 15,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
